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Clube Claro-NET HD

Membro conhecido
Sep
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Essa é a coisa que acho mais absurda: clientes tem que colocar num fórum - de terceiros - quais os problemas e citar o que poderia ser a causa de tais ocorrências, pra quiçá alguém envolvido com a empresa veja isso. Eles tem setor de reclamações e suporte pra quê? Ontem mesmo passei por uma situação com o suporte da Vivo em que, mesmo mastigando tudo, a atendente parecia não saber exatamente o que eu estava relatando como problema.

O problema é vender um produto e não conhecer nem 1% sobre ele. Isso acontece com qualquer coisa. Infelizmente é assim em todo lugar, um exemplo claro é ir em alguma loja q vende celular e perguntar alguma coisa específica, ou talvez, sobre um notebook.

A pessoa vai te olhar com aquela cara de navio e pensando "o q esse louco tá falando?" 🥴
 
Membro conhecido
Jun
679
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O problema é vender um produto e não conhecer nem 1% sobre ele. Isso acontece com qualquer coisa. Infelizmente é assim em todo lugar, um exemplo claro é ir em alguma loja q vende celular e perguntar alguma coisa específica, ou talvez, sobre um notebook.

A pessoa vai te olhar com aquela cara de navio e pensando "o q esse louco tá falando?" 🥴
Hmmm... não é bem por aí. Uma loja do estilo MagaLu, Americanas, Casas Bahia, etc, vendem diversos produtos de diversos segmentos.

O pessoal das operadoras vendem apenas 3 serviços em geral: internet, TV e fone (móvel ou fixo). Três meses numa empresa deveria fazer qualquer pessoa saber de tudo - desde que ela tenha interesse. Se eu, como consumidor do serviço, consigo vir aqui e descrever onde encontrar, procurar, e resolver certas coisas, eles que trabalham lá também deveriam saber fazer o mesmo e ainda melhor. Saber que certos problemas existem e como consertá-los é obrigação deles, principalmente quando o cliente está apontando onde está exatamente o problema. Não pedimos pra eles como configurar nossa TV, ou como baixar os apps nelas... pedimos que eles deixem a plataforma deles entregando o que é devido.
 
Membro conhecido
Sep
902
754
Hmmm... não é bem por aí. Uma loja do estilo MagaLu, Americanas, Casas Bahia, etc, vendem diversos produtos de diversos segmentos.

O pessoal das operadoras vendem apenas 3 serviços em geral: internet, TV e fone (móvel ou fixo). Três meses numa empresa deveria fazer qualquer pessoa saber de tudo - desde que ela tenha interesse. Se eu, como consumidor do serviço, consigo vir aqui e descrever onde encontrar, procurar, e resolver certas coisas, eles que trabalham lá também deveriam saber fazer o mesmo e ainda melhor. Saber que certos problemas existem e como consertá-los é obrigação deles, principalmente quando o cliente está apontando onde está exatamente o problema. Não pedimos pra eles como configurar nossa TV, ou como baixar os apps nelas... pedimos que eles deixem a plataforma deles entregando o que é devido.

Pode testar, em qualquer loja dessas q vc citou. Já fui comprar coisas assim e a pessoa não sabia nem o q tava falando. É o mesmo nas operadoras.

Infelizmente as pessoas não se interessam nem pelo mínimo do q tão fazendo
 
Membro conhecido
Jun
679
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Pode testar, em qualquer loja dessas q vc citou. Já fui comprar coisas assim e a pessoa não sabia nem o q tava falando. É o mesmo nas operadoras.

Infelizmente as pessoas não se interessam nem pelo mínimo do q tão fazendo
O contraponto que eu fiz é que um vendedor/a desses grandes magazines atuam com uma gama enorme de produtos, portanto é compreensível eles não saberem de todos os detalhes.

Agora atendentes de operadoras trabalham sempre com os mesmos - poucos - produtos. Eles deveriam saber sobre a operação de cada produto de memória. Tem atendente que não sabe o que é Vivo Play no decodificador.
 
Membro ativo
Dec
175
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Isso que eles divulgam/divulgavam um email pra problemas tecnicos nos changelogs e em minha experiência nunca, jamais deram retorno nenhum do que enviei por ali.

Já aprendi que o lance é ou você de fato conhece alguém que lida diretamente com o produto e contata ele ou não perca mais seu tempo com isso.
problema que pra resolver qualquer situação mais técnica nessas empresas grandes é a estrutura interna... Team de App, team de box, autorização pra liberar alguma coisa, etc. O baile segue...
 
Membro conhecido
Aug
494
438
Palmeiras x Internacional com impressionantes 1 minuto e 1 segundo (ou 61 segundos) de diferença entre a Globo TV digital terrestre e o PFC na Claro APP.

Dúvida: Isso é delay ou podemos dizer que o Claro APP está passando o jogo em VT?
 
Membro conhecido
Sep
391
341
Palmeiras x Internacional com impressionantes 1 minuto e 1 segundo (ou 61 segundos) de diferença entre a Globo TV digital terrestre e o PFC na Claro APP.

Dúvida: Isso é delay ou podemos dizer que o Claro APP está passando o jogo em VT?
Normal
 
Membro conhecido
Sep
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1,443
Palmeiras x Internacional com impressionantes 1 minuto e 1 segundo (ou 61 segundos) de diferença entre a Globo TV digital terrestre e o PFC na Claro APP.

Dúvida: Isso é delay ou podemos dizer que o Claro APP está passando o jogo em VT?
Primeiro tem o delay causado pelo encoding lá no ION da Globo pra subir o Premiere pro satelite, depois tem a latência do satélite, desce no headend em SP (aparentemente os streams do ex-Now são feitos lá porque fora as Globos locais todos carregam SPO no ID), tem o encode em multiplas qualidades que adiciona mais isso (parece que o intevalo de quadros chave sao de 2 segundos, então não é nada menor que isso), criptografia que deve comer mais alguns nanosegundos e aí vem a publicação no servidor. Aí entram as variadas latências no caminho até o cliente pela internet pública que é extremamente variável.

Chegando finalmente no player do cliente tem acima de tudo o buffer (em DASH vai ser no minimo 2 segundos, segundo o manifesto na imagem abaixo especifica. provalmente em aparelhos Apple que usam HLS/Fairplay vai ser um pouco mais que isso), aí ele vai ter que receber o cabeçalho moov com o PSSH e enviar pro servidor de DRM da Claro pra ele responder com a autorização. Só que como a Claro tá fazendo isso errado o moov nao tem o PSSH correto e vai obrigar o player a carregar um segmento tambem com PSSH e refazer esse processo perdendo tempo inutilmente. Agora ele receber a resposta correta e começa a descriptografar e exibir o vídeo, que pode adicionar alguns outros segundos no delay dependendo das características do aparelho e quantos quadros-chave ele precisa pra iniciar o trabalho

Screen Shot 2022-07-24 at 5.28.14 PM.png
 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
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Primeiro tem o delay causado pelo encoding lá no ION da Globo pra subir o Premiere pro satelite, depois tem a latência do satélite, desce no headend em SP (aparentemente os streams do ex-Now são feitos lá porque fora as Globos locais todos carregam SPO no ID), tem o encode em multiplas qualidades que adiciona mais isso (parece que o intevalo de quadros chave sao de 2 segundos, então não é nada menor que isso), criptografia que deve comer mais alguns nanosegundos e aí vem a publicação no servidor. Aí entram as variadas latências no caminho até o cliente pela internet pública que é extremamente variável.

Chegando finalmente no player do cliente tem acima de tudo o buffer (em DASH vai ser no minimo 2 segundos, segundo o manifesto na imagem abaixo especifica. provalmente em aparelhos Apple que usam HLS/Fairplay vai ser um pouco mais que isso), aí ele vai ter que receber o cabeçalho moov com o PSSH e enviar pro servidor de DRM da Claro pra ele responder com a autorização. Só que como a Claro tá fazendo isso errado o moov nao tem o PSSH correto e vai obrigar o player a carregar um segmento tambem com PSSH e refazer esse processo perdendo tempo inutilmente. Agora ele receber a resposta correta e começa a descriptografar e exibir o vídeo, que pode adicionar alguns outros segundos no delay dependendo das características do aparelho e quantos quadros-chave ele precisa pra iniciar o trabalho

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Acho engraçado quando quem entende dessas coisas tenta explicar pra um leigo como as coisas funcionam e acaba complicando mais ainda (isso não é uma crítica).
 
Membro conhecido
Aug
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Normal? Normal porque é característica de transmissão pela internet que as operadoras estão nos enfiando garganta abaixo e estamos aceitando passivamente. Eu vou espernear até a morte contra TV via internet.
Primeiro tem o delay causado pelo encoding lá no ION da Globo pra subir o Premiere pro satelite, depois tem a latência do satélite, desce no headend em SP (aparentemente os streams do ex-Now são feitos lá porque fora as Globos locais todos carregam SPO no ID), tem o encode em multiplas qualidades que adiciona mais isso (parece que o intevalo de quadros chave sao de 2 segundos, então não é nada menor que isso), criptografia que deve comer mais alguns nanosegundos e aí vem a publicação no servidor. Aí entram as variadas latências no caminho até o cliente pela internet pública que é extremamente variável.

Chegando finalmente no player do cliente tem acima de tudo o buffer (em DASH vai ser no minimo 2 segundos, segundo o manifesto na imagem abaixo especifica. provalmente em aparelhos Apple que usam HLS/Fairplay vai ser um pouco mais que isso), aí ele vai ter que receber o cabeçalho moov com o PSSH e enviar pro servidor de DRM da Claro pra ele responder com a autorização. Só que como a Claro tá fazendo isso errado o moov nao tem o PSSH correto e vai obrigar o player a carregar um segmento tambem com PSSH e refazer esse processo perdendo tempo inutilmente. Agora ele receber a resposta correta e começa a descriptografar e exibir o vídeo, que pode adicionar alguns outros segundos no delay dependendo das características do aparelho e quantos quadros-chave ele precisa pra iniciar o trabalho

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Meus Deus!!!! Entendo que são vários caminhos. Mas eles precisam encurtar isso de alguma maneira. A tecnologia não está evoluindo tanto? Se querem que a internet substitua a TV, eles TEM OBRIGATORIAMENTE que se virar e resolver isso. Não é problema nosso (consumidor). É problema deles (vendedores / operadoras / programadoras / etc). Para assistir um produto de nicho, como futebol europeu, beleza, sem problemas. Agora imagina num jogo entre Flamengo x Corinthians pela Libertadores, ou num jogo do Brasil em uma Copa do Mundo!!
 
Membro conhecido
Aug
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Acho engraçado quando quem entende dessas coisas tenta explicar pra um leigo como as coisas funcionam e acaba complicando mais ainda (isso não é uma crítica).

Tenho ciência que esse atraso se dá por conta dos caminhos que a imagem transita conforme o Micael citou. Porém considero inaceitável como consumidor. Detalhe que ao vivo é de graça (TV aberta) e com delay (que eu ironizei como VT) de 61 segundos é pago.
 
Membro conhecido
Sep
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Acho engraçado quando quem entende dessas coisas tenta explicar pra um leigo como as coisas funcionam e acaba complicando mais ainda (isso não é uma crítica).
No caso em parte é o efeito cômico da quantidade de encrenca envolvida, algumas nem tão necessárias
 
Membro conhecido
Aug
494
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Pessoal, o que acham dessa TV para o Claro APP e Serviços de Streaming como Star+, HBO Max, Globoplay e Paramount Plus?

2022 Smart TV LG 42'' 4K OLED42C2 120Hz G-Sync FreeSync 4x HDMI 2.1 Inteligência Artificial ThinQ Google Alexa​




PS: Postei essa mensagem no Clube da Claro APP, mas peço licença para perguntar aqui também porque este tópico é frequentado por uma quantidade maior de usuários do fórum.
 
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Membro conhecido
Sep
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Normal? Normal porque é característica de transmissão pela internet que as operadoras estão nos enfiando garganta abaixo e estamos aceitando passivamente. Eu vou espernear até a morte contra TV via internet.
A solução para isso seria a Tv aberta ou canal por assinatura via cabo aplicar um delay para se aproximar da transmissão via internet, mas até existir uma quantidade de pessoas que deixam de assinar o streaming por esse motivo, os canais não farão isso.
 
Membro conhecido
Aug
494
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A solução para isso seria a Tv aberta ou canal por assinatura via cabo aplicar um delay para se aproximar da transmissão via internet, mas até existir uma quantidade de pessoas que deixam de assinar o streaming por esse motivo, os canais não farão isso.

Jamais as TVs abertas fariam isso. Até porque se fizessem, estariam abrindo mão de um dos seus principais trunfos na batalha contra o streaming.
 
Membro conhecido
Sep
391
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Jamais as TVs abertas fariam isso. Até porque se fizessem, estariam abrindo mão de um dos seus principais trunfos na batalha contra o streaming.
Jamais não. O futuro do que resta de Tv é via internet. Se a demanda for maior e isso for um incômodo para muitos, eles não vão priorizar o que estiver em desuso.

É claro que a Tv aberta tradicional, via uhf, durará muitos anos no Brasil, principalmente pela desigualdade financeira alarmante, consequentemente, a desigualdade de acesso. No entanto, eu creio que em algum momento a internet prevalecerá, mesmo nessas condições. Vamos demorar muito mais que boa parte do mundo, mas vai acontecer.
 
Membro conhecido
Jun
679
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Jamais não. O futuro do que resta de Tv é via internet. Se a demanda for maior e isso for um incômodo para muitos, eles não vão priorizar o que estiver em desuso.

É claro que a Tv aberta tradicional, via uhf, durará muitos anos no Brasil, principalmente pela desigualdade financeira alarmante, consequentemente, a desigualdade de acesso. No entanto, eu creio que em algum momento a internet prevalecerá, mesmo nessas condições. Vamos demorar muito mais que boa parte do mundo, mas vai acontecer.
É ruim hein? Com a TV 3.0 eventualmente chegando, e num país onde internet de alta velocidade é ficção em algumas regiões, você acha mesmo que o futuro é tudo apenas pela internet? Mesmo nos EUA, tem muitas zonas rurais onde não chega internet que não seja a discada. Olha o drama. E o sinal de TVs lá dos EUA que chegam aqui no Brasil para TV a cabo vem por satélite... então vão arrancar as antenas daqui que captam esses sinais e deixar tudo por servidores online que tem latência horrível? Então nunca mais veremos um evento internacional ao vivo em tempo real?

Obviamente o que realmente dita uma tendência no mercado mais do que qualquer empresa é a massa composta pelo público. Se a massa adotar tal coisa, aí sim ela pega. Se a Claro apenas decidir que nunca mais oferecerá nada além do Box, fique tranquilo que a concorrência virá à tona pra dizer: opa, olha temos aqui algo melhor. O vácuo no mercado sempre é detectado pela concorrênica.

E brasileiro adora viver a ilusão do "premium", a ilusão do VIP. Tem gente que nem entende essa coisa de definição mas vai seguir contratando serviços a cabo só pra "gargantear" que tem acesso à melhor qualidade, assim como tem gente comprando OLED 4K e nem biblioteca disponível com conteúdo no formato tem pra assistir, e chega a cometer o "crime" de plugar um DVD nessas TVs. E temos as pessoas que sabem que economizar 20 reais em algo inferior não vale a pena.
 
Membro conhecido
Sep
391
341
É ruim hein? Com a TV 3.0 eventualmente chegando, e num país onde internet de alta velocidade é ficção em algumas regiões, você acha mesmo que o futuro é tudo apenas pela internet? Mesmo nos EUA, tem muitas zonas rurais onde não chega internet que não seja a discada. Olha o drama. E o sinal de TVs lá dos EUA que chegam aqui no Brasil para TV a cabo vem por satélite... então vão arrancar as antenas daqui que captam esses sinais e deixar tudo por servidores online que tem latência horrível? Então nunca mais veremos um evento internacional ao vivo em tempo real?

Obviamente o que realmente dita uma tendência no mercado mais do que qualquer empresa é a massa composta pelo público. Se a massa adotar tal coisa, aí sim ela pega. Se a Claro apenas decidir que nunca mais oferecerá nada além do Box, fique tranquilo que a concorrência virá à tona pra dizer: opa, olha temos aqui algo melhor. O vácuo no mercado sempre é detectado pela concorrênica.

E brasileiro adora viver a ilusão do "premium", a ilusão do VIP. Tem gente que nem entende essa coisa de definição mas vai seguir contratando serviços a cabo só pra "gargantear" que tem acesso à melhor qualidade, assim como tem gente comprando OLED 4K e nem biblioteca disponível com conteúdo no formato tem pra assistir, e chega a cometer o "crime" de plugar um DVD nessas TVs. E temos as pessoas que sabem que economizar 20 reais em algo inferior não vale a pena.
Não disse que a Tv aberta vai acabar, disse que em algum momento ela prevalecerá, predominar. Ou seja, continuará existindo ainda que a internet seja maioria ou pelo menos tenha uma participação significante.
 
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