E por que raios não podem passar o sinal de TV pela Fibra junto com o sinal de internet? Isso que está me deixando irritado! Por que obrigar as pessoas a ver tv via internet a contra gosto?
O que você tem que levar em consideração é que tecnologia muda, muda muito e relativamente rápido, e a gente pode estar discutindo aqui sobre esse futuro sombrio de TV via internet, com imagem ultra compactada e delay, e de repente aparece uma coisa que faz tudo o precisamos de uma forma mais simples e na velocidade da luz.
De qualquer maneira, sempre, sempre haverá no mercado uma fatia de clientes que vai exigir algo de qualidade maior. Já falei isso anteriormente, e sigo insistindo nisso. Alguém vai ter que atender essa fatia, e eu acho que a Claro, mesmo sendo a gigante com maior base de assinantes no Brasil, não pode ter a pretensão de dizer qual a tecnologia que as pessoas vão ter que usar pra verem TV de agora em diante. Muita gente aqui está dizendo que ela apostou tudo no Box. Sigo endossando que não vejo evidências disso, afinal de contas ela segue com o HFC em pé onde ele existe, e já cabeia fibra em outras áreas. Essa fibra potencialmente pode distribuir sinal de TV no futuro. E tem gente que já viajou na maionese de que não terá cabeamento pois o 5G substituiria os cabos (pura balela), e já teve gente jurando que a Claro vai simplesmente abandonar cabeamento por completo. Como seria possível se ela tem que levar internet pras pessoas de alguma forma?
Porém se as pessoas demonstrarem que delay não é problema, pode ser que outras empresas sigam essa onda. Acho difícil: ouvi de uma fonte interna da Vivo hoje que a empresa fez novos investimentos nesse setor de fibra e TV. Não pode me dar mais detalhes, mas disse para eu ficar atento.
E também, nenhuma empresa dita regras de um mercado inteiro sozinha. Tem sempre outras empresas que podem fazer frente oferecendo produto e serviço melhor. Objetivamente falando, se dessem pra eu fazer a propaganda de um serviço que é melhor que o da concorrência, mesmo tal serviço sendo um pouco mais caro, eu atacaria a proposta alheia e demonstraria o valor do que tenho que vender. A primeira coisa que as concorrentes da Claro tem que fazer é destruir o Claro Box: é só mencionar o delay e o falso HD. Nada destrói tanto um serviço de concorrência quanto joga-lo no chão e falar, em linguagem simples e econômica (lê-se poucas palavras), que aquilo é uma bela merda. É mais ou menos como o quando a Tim vendeu pro país inteiro a ideia de que tecnologia celular GSM, ou seja chip, era melhor e impossível de ser clonado - um problema que assolava o mercado brasileiro de celular na época. Pronto, em São Paulo todo mundo só queria GSM e na ocasião só a Tim tinha. O problema é que a Tim não tinha condições de atender todos. Se tivesse, teria reinado plena por mais de década. Basta uma Vivo tirar sarro do Claro Box, e pronto... a Claro terá problemas de vender seu serviço. Salvo as devidas proporções, foi assim que a Claro perdeu toda a base de clientes na praça onde vivo, pois a maioria das pessoas, enfezadas na época com os poucos benesses oferecidos pelos planos, viram ainda mais vantagem quando a Vivo ofereceu serviço com preços competitivos e com fibra ainda por cima por aqui. A Vivo veio falando de futuro, de tecnologia de ponta. A Claro tentou dar 5 megas a mais na velocidade das pessoas na vizinhança. Não colou. Vários vendedores ainda me relatam que a Claro vive desespero por aqui.
No entanto tenho ressalvas:
- ja disse e repito: a TV paga está morrendo... porque nunca soube ser justa e nem se reinventar. É um fenômeno mundial. A qualidade no Brasil caiu demais. Só para exemplo: tem canais que simplesmente não oferecem legendas. É audio original ou dublagem. Lembrando: isso é apenas um dos muitos problemas com a gerência do serviço de TV paga.
- por outro lado acho válido existirem serviços como o Box - muitas pessoas, como nosso colega
@amaurism, sempre quiseram poder usufruir de um serviço de TV paga, mas suas cidades simplesmente não recebem, e talvez nunca receberão, cabeamento apropriado. Essas streaming boxes estão dando chances a esse público. Só é uma pena que a única opção parece ser a mais reles e insatisfatória possível. No entanto as pessoas que são parte desse público merecem aplausos por primeiramente optar por adquirir programação paga de forma idônea, e depois porque somam junto ao grupo de pessoas que mostram pras empresas que existe sim um caminho pra continuar comercializando algo que gostamos: TV paga. Por isso que eu acho super cretino quando vejo gente vindo aqui tirar sarro do serviço, falar mal, e estender a crítica ao produto a ponto de parecer uma crítica pessoal a quem assina o serviço, como se a escolha fosse uma falha de caráter ou falta de inteligência. Muito sem noção esse comportamento.