TV 3.0 4K/8K Terrestre no Brasil

• Thread starter Thread starter lucassodre
  • Start date Start date
  • Featured

Destaques do momento

Indiscutivelmente, tudo é uma questão pessoal. Eu pago R$ 10,00 a mais no prime só para não ter comercial. Quase não vejo tv aberta terrestre, mas espero ansioso o dia em que chegar na minha cidade. Gosto de tecnologia, me formei em Análise de sistemas em 96, tambem fiz um pouco de eletronica.
Podemos ter umas 40 opiniões diferentes aqui sobre a tv 3.0, mas com certeza ninguém fez tanto investimento em tecnologia apenas no achismo.
Existe muita pesquisa por traz de tudo isto. É lógico que muita coisa vaiu mudar ao longo dos anos, erro e tentativa faz parte do negocio.

Independente de ser novo ou idoso, sempre teremos aqueles que gostam, os estusisastas, os neutros e aqueles não gostam.

O fato de ver um produto na tv e poder clicar para saber mais é bastante interessante, e pode levar muitas empresas a querer colocar seus produtos em novelas,jornalismo, realty e etc.
Aliás, isto ja acontece em mostrar os logos de produtos em novelas e etc.
Cabera ao anunciante ver se o retorno vale a pena ou nao.

A Globo poderia disponibilizar o sinal 4k dela no Globoplay para quem não é das capitais com tv 3.0 disponível.

Entre o sinal 4k do Sportv e o da Casé TV pelo You tube, fico com o segundo. O HDR deixa a imagem mais escura e opaca.

Última edição:
A Globo poderia disponibilizar o sinal 4k dela no Globoplay para quem não é das capitais com tv 3.0 disponível.

Entre o sinal 4k do Sportv e o da Casé TV pelo You tube, fico com o segundo. O HDR deixa a imagem mais escura e opaca.
Colocar o sinal no globoplay nao vai resolver o hdr escuro sendo que o sinal da tv 3.0 tambem tem hdr.

A cor opaca e escura é inerente a limitação das tvs 4k de entrada com o formato HDR HLG que o sportv usa. O HDR10 da globo dtv+ ate ajudaria tvs de entrada por conta dos metadados mas nao vai resolver essa limitação de hardware da tv.

Um caminho mais plausivel é cogitar trocar pra uma tv intermediaria (mini led) com hdr melhor nos próximos anos

Última edição:

Entre o sinal 4k do Sportv e o da Casé TV pelo You tube, fico com o segundo. O HDR mais escura e opaca.
Acho q tecnicamente da p fazer isso, programação principal em 4k, mantendo os intervalos comerciais e jornais locais, preservando os direitos das filiadas/afiliadas, até como mais um modelo de negócio a ser oferecido no GloboPlay com muita interatividade p alavancar as vendas e bancar o acesso sem assinatura, somente o cadastro.
Por outro lado: talvez não faça sentido pq tudo q a Globo tem em 4k já está no catálogo para ser visto qdo quiser e os eventos ao vivo como esportes e shows já estarao disponíveis em 4k no SporTV e Multishow, não sendo necessário ofertar um canal 4k linear.
Achei um entusiasta mais q eu sobre o 4k, O narrador do SporTV, Luis Carlos Jr. repete o tempo todo a "imagem de cinema " ou já faz parte do marketing da Globo p a chegada da DTV+ ?!?!?

Última edição:
Colocar o sinal no globoplay nao vai resolver o hdr escuro sendo que o sinal da tv 3.0 tambem tem hdr.

A cor opaca e escura é inerente a limitação das tvs 4k de entrada com o formato HDR HLG que o sportv usa. O HDR10 da globo dtv+ ate ajudaria tvs de entrada por conta dos metadados mas nao vai resolver essa limitação de hardware da tv.

Um caminho mais plausivel é cogitar trocar pra uma tv intermediaria (mini led) com hdr melhor nos próximos anos
Tenho uma oled c5 e também estou achando a imagem do sportv 4k bem lavada, meio escura e cores opaca, achei inferior a imagem da caze 4k no YouTube mesmo sem hdr. Fico na dúvida se isso é ajuste da globo já que no campeonato brasileiro a imagem estava bem melhor.

É de se pensar. Usar um recurso que torna a imagem pior para a maioria das tvs do mercado... Fica a dica para as demais emissoras não usarem HDR. Pelo menos da forma que a Globo tá usando.

Quanto a imagem escura com HDR, eu notei que no app da Claro tv+ a imagem do sporttv 4K era escura, mas no sportv 4K do receptor(cabo coaxial) a imagem era excelente e bem clara.

Acho totalemente sem sentindo utilizar HDR em transmissões esportivas...

O HDR serve para equilibrar a luz, as sombras e as cores de uma imagem (High Dynamic Range ou Alto Alcance Dinâmico em português). Em cenas muito claras, ele vai fazer esse balanceamento e naturalmente deixar a imagem mais escura, para a imagem não ficar tão "estourada" e ser possivel visualizar uma imagem mais natural e com mais detalhes. O mesmo acontece com cenas muito escura, ele fará também esse balanceamento para deixar a cena mais natural, não tão escura, sendo possível ver os detalhes da cena.
Sem falar, do fator, que realmente só TVs mais topo de linha, conseguem entregar uma boa experiencia de HDR, pois são as únicas que chegam à especificação de brilho necessário, para entregar um bom HDR... TVs de entrada e intermediárias tem um ganho na qualidade de imagem com HDR, mas fica longe do HDR no seu mais alto grau suportado.

E aí, voltando para a minha afirmação inicial:
"Acho totalemente sem sentindo utilizar HDR em transmissões esportivas"
Transmissões esportivas precisam ser extremamente claras e iluminadas, a final de contas, você quer ver todos os lances, todas as situações, todas as jogadas... Então precisa ser tudo muito claro, iluminado. É por isso que estádios e arenas são bastante iluminados; tanto para quem está no local, os expectadores nas arquibancadas, verem todos os lances; e também para os atletas em campo, para eles terem uma boa visão e realizar suas jogadas; mas também para quem está asstindo via transmissões, os telespectadores, assistirem via TV com clareza de imagem.
Então, não faz muito sentido você utilizar uma tecnologia que equilibra luz, sombras e cores. E que naturalmente irá escurecer cenas/ambientes muito claro, com muita luz.
Em filmes e séries, é totalmente plausível, até porque, diretores, cineastas e etc; todos envolvidos na parte tecnica dos filmes ou séries, já filmam e produzem pensando em cada cena, na iluminação da cena e na utilização de HDR e Dolby Vision.
Mas em uma transmissão esportiva, não há esse cuidado cinematográfico. O Obejetivo é que o estádio/arena esteja bem iluminado, para quem está lá e também via transmissão, possam assistir de forma clara os lances.
Então, HDR em transmissão esportiva é sem sentido, mais atrapalha que ajuda...

Os canais da EBC voltaram na DTV +. Estavam fora do ar desde o dia 9. Já a Rede Legislativa está fora ainda… aparece o sinal, mas fica em 0% de qualidade.

No receptor da Aquário ainda temos os problemas de não entrar alguns canais da TV 2.5.

Acho q tecnicamente da p fazer isso, programação principal em 4k, mantendo os intervalos comerciais e jornais locais, preservando os direitos das filiadas/afiliadas, até como mais um modelo de negócio a ser oferecido no GloboPlay com muita interatividade p alavancar as vendas e bancar o acesso sem assinatura, somente o cadastro.
Por outro lado: talvez não faça sentido pq tudo q a Globo tem em 4k já está no catálogo para ser visto qdo quiser e os eventos ao vivo como esportes e shows já estarao disponíveis em 4k no SporTV e Multishow, não sendo necessário ofertar um canal 4k linear.
Achei um entusiasta mais q eu sobre o 4k, O narrador do SporTV, Luis Carlos Jr. repete o tempo todo a "imagem de cinema " ou já faz parte do marketing da Globo p a chegada da DTV+ ?!?!?
Ele já faz esse marketing desde 2023. Ja chamo esse narrador de Luis 4Karlos Jr

Acho totalemente sem sentindo utilizar HDR em transmissões esportivas...

O HDR serve para equilibrar a luz, as sombras e as cores de uma imagem (High Dynamic Range ou Alto Alcance Dinâmico em português). Em cenas muito claras, ele vai fazer esse balanceamento e naturalmente deixar a imagem mais escura, para a imagem não ficar tão "estourada" e ser possivel visualizar uma imagem mais natural e com mais detalhes. O mesmo acontece com cenas muito escura, ele fará também esse balanceamento para deixar a cena mais natural, não tão escura, sendo possível ver os detalhes da cena.
Sem falar, do fator, que realmente só TVs mais topo de linha, conseguem entregar uma boa experiencia de HDR, pois são as únicas que chegam à especificação de brilho necessário, para entregar um bom HDR... TVs de entrada e intermediárias tem um ganho na qualidade de imagem com HDR, mas fica longe do HDR no seu mais alto grau suportado.

E aí, voltando para a minha afirmação inicial:
"Acho totalemente sem sentindo utilizar HDR em transmissões esportivas"
Transmissões esportivas precisam ser extremamente claras e iluminadas, a final de contas, você quer ver todos os lances, todas as situações, todas as jogadas... Então precisa ser tudo muito claro, iluminado. É por isso que estádios e arenas são bastante iluminados; tanto para quem está no local, os expectadores nas arquibancadas, verem todos os lances; e também para os atletas em campo, para eles terem uma boa visão e realizar suas jogadas; mas também para quem está asstindo via transmissões, os telespectadores, assistirem via TV com clareza de imagem.
Então, não faz muito sentido você utilizar uma tecnologia que equilibra luz, sombras e cores. E que naturalmente irá escurecer cenas/ambientes muito claro, com muita luz.
É a tendencia no mundo inteiro. La na Europa inclusive ja estao fazendo downgrade do 4K para 1080p mantendo o HDR porque visualmente 4K com baixo bitrate vs 1080p com alto bitrate com upscale dá resultados próximos (segundo eles).

E HDR é um recurso premium. Se fosse assim abole tambem o Atmos que ouvindo do alto falante da TV vai ter um audio mais abafado e baixo. Só tem realmente a experiência em Atmos num home theater.

É de se pensar. Usar um recurso que torna a imagem pior para a maioria das tvs do mercado... Fica a dica para as demais emissoras não usarem HDR. Pelo menos da forma que a Globo tá usando.
Voce tambem pode comprar um firetv 4K, colocar na tv e desabilitar o HDR.

Culpar a emissora pela inercia das fabricantes de tv em nao melhorar os paineis de entrada pra ter uma experiencia minimamente aceitável em HDR.

Ja vi até tv FULL HD com suporte a HDR, mas naquela implementação porca igual nas tvs 4K de entrada.

É igual em games colocarem raytracing em placa final 50 que nao faz sentido algum

As fabricantes deveriam voltar a fazer modelos de entrada 4K sem HDR igual era ate 2016. Se a pessoa quisesse experimentar o HDR que fosse pra linha intermediária. Mas é proposital oferecer uma experiencia frustrante pra fazer vc gastar dinheiro numa linha mais premium. Capitalismo in a nutshell

Última edição:
Tenho uma oled c5 e também estou achando a imagem do sportv 4k bem lavada, meio escura e cores opaca, achei inferior a imagem da caze 4k no YouTube mesmo sem hdr. Fico na dúvida se isso é ajuste da globo já que no campeonato brasileiro a imagem estava bem melhor.
Isto vai acontecer quando voce exibe um material SDR dentro da transmissão HDR. É igual anos atras colocar um material 4x3 numa tela 16x9 resulta em barra preta lateral. É chato mas nao tem muito o que fazer. Talvez no maximo aplicar um lut de conversão sdr - hdr.

O sportv/globo terá que mudar todo workflow pra HDR um dia. Mas na hora do evento principal as cores voltam e é onde realmente importa. Ou assista o pré/pós no canal HD que a TV volta pra SDR e só na hora do jogo sintoniza o 4K.

1000195294.jpg

Última edição:
É a tendencia no mundo inteiro. La na Europa inclusive ja estao fazendo downgrade do 4K para 1080p mantendo o HDR porque visualmente 4K com baixo bitrate vs 1080p com alto bitrate com upscale dá resultados próximos (segundo eles).

E HDR é um recurso premium. Se fosse assim abole tambem o Atmos que ouvindo do alto falante da TV vai ter um audio mais abafado e baixo. Só tem realmente a experiência em Atmos num home theater.
E mesmo com um Home Theather, as caixas tem de estar devidamente posicionadas, pois ja vi gente com sistema 7.1 e todas as 8 caixas colocadas na frente , nenhuma dos lados e nem atras. rsrsrs. Alem disto o Atmos ou DTS:X voce precisara de caixas no teto , elevadas ou que projetem o som para cima.

E mesmo com um Home Theather, as caixas tem de estar devidamente posicionadas, pois ja vi gente com sistema 7.1 e todas as 8 caixas colocadas na frente , nenhuma dos lados e nem atras. rsrsrs. Alem disto o Atmos ou DTS:X voce precisara de caixas no teto , elevadas ou que projetem o som para cima.
Exato. O meu tem caixas traseiras mas mesmo assim em experiência em atmos, consigo notar que levanta o som mas é sutilmente melhor. Ja num receiver com caixa no teto seria muito melhor mas nao tenho espaço pra isso num comodo 3x3 sem isolamento acústico e nem por isso fico defendendo não usar a tecnologia porque >>EU<< nao tenho condições seja financeira ou de espaço pra aproveitar o melhor da tecnologia

E a dica que dei pra outro amigo sobre comprar um stick e desabilitar o HDR funciona bem na maioria dos streamings que tem o preset 4K SDR mas no globoplay no sportv cairá pra 1080p porque (ai sim vale critica a Globo) nao tem preset 4K SDR na transmissão. Só 4K HDR 30fps com atmos ou 4K HDR 60fps sem Atmos a depender da TV.

Até a F1tv tem o preset 4K SDR nas transmissões ao vivo.

1000196785.jpg

1000196786.jpg

Exato. O meu tem caixas traseiras mas mesmo assim em experiência em atmos, consigo notar que levanta o som mas é sutilmente melhor. Ja num receiver com caixa no teto seria muito melhor mas nao tenho espaço pra isso num comodo 3x3 sem isolamento acústico e nem por isso fico defendendo não usar a tecnologia porque >>EU<< nao tenho condições seja financeira ou de espaço pra aproveitar o melhor da tecnologia
E o meu caso, não posso ter um home aqui, moro em ap. dai uso fones, mas fica limitado ao 5.1 . Não mencionei que nao se deve usar a tecnologia quem nao tem espaço adequado, apenas mostrei que vi gente com todas as caixas na frente. E o perguntar porque, ele não sabia que tem posicao correta das caixas e na sala tinha bastante espaço para isto.
Qualquer soundbar vai ter uma qualidade melhor que que a grande maioris das tv's.

E a dica que dei pra outro amigo sobre comprar um stick e desabilitar o HDR funciona bem na maioria dos streamings que tem o preset 4K SDR mas no globoplay no sportv cairá pra 1080p porque (ai sim vale critica a Globo) nao tem preset 4K SDR na transmissão. Só 4K HDR 30fps com atmos ou 4K HDR 60fps sem Atmos a depender da TV.

Até a F1tv tem o preset 4K SDR nas transmissões ao vivo.

View attachment 36789
View attachment 36790
Aí, sim. Olha a diferença absurda. Tem que ter o preset 4k SDR.

Muitas opiniões e preposições sobre o HDR. Tem neguim até defendendo o abandono do 4k em proveito do 1080p HDR como faz a UEFA nos jogos europeus.
Felizmente a FIFA e o Comitê Olímpico não abrem mão de no mínimo 4k.
Dependendo da tomada, a imagem fica lindamente artificial, cor demais, contraste demais, tudo over, então p mim nao serve, quero o mais natural possível, principalmente o tom da pele.
Para isso exige configuracao pessoal p cada fonte, se a caixinha for externa (Roku, Vivensis Smart, NVIDIA Shield Tv, Apple Tv, ...) ou aplicativos nativos embarcados nas diferentes marcas de tvs. Haja paciência e muito conhecimento de calibragens.
Hj p mim nesse Espanha Bélgica o SporTV 4k está c imagem bem escura, tive q fazer alterações na imagem da tv.
Em tempo: houve uma reportagem no UOL q haveria algumas transmissões ao vivo em 8k nessa Copa. Algum jogo da semi e final?

Última edição:
Back