TV 3.0 4K/8K Terrestre no Brasil

  • Thread starter Thread starter lucassodre
  • Start date Start date
  • Featured

Destaques do momento

Na Copa do 7x1 (2014), o 4K estava sendo amplamente divulgado nos estádios, tinha até hashtag, e mesmo assim todo mundo estava vendo era mesmo em HD.

12 anos mais tarde quem promove o 4K, no Brasil, de forma bem mais sossegada, é apenas o SporTV. E pense: agora que faria sentido as marcas promoverem o formato. No entanto, não fazem... e por que? Porque no mercado, quando vc vai comprar uma TV, a maioria já é 4K. Qual seriam as lições então? Bem, uma delas é que não adianta promover um formato cuja disponibilidade é tão restrita que encontrar tal benefício se torna tarefa de detetive. Penso que uma hora as fabricantes vão ter que empurrar o 8K, mas as lições já foram ensinadas: 1. não adianta promover algo que não se tem como desfrutar, 2. se quiser vender tal novidade, encontre uma forma de deixar a tecnologia anterior minguada.
Perfeito o seu comentário.
Eu comprei uma tv 8K e quase nunca desfrutei dela, 99% do uso foi o próprio upscaling vindos do full HD e 4K. Que com a inteligencia artificial existe uma melhora na imagem. E hoje 6 anos depois ainda há falta de conteúdo 8K .

Eu vejo que somente agora começaram a surgir mais canais terrestres 4K em outros países Espanha tem A TVE 4K , na Françe tem o France 2 4K , entre outros como Polonia, Coreia so Sul, Holanda e etc . Parece que mesmo o padrao japones suportar o 8K há vários anos , nem la esta parece estar tão difundido , pois senão haveriam mais marcas de tv 8K a venda , e nao apenas 1 fabricante e este mesmo assim quase desistindo.
Talvez precisem lançar o 16K la para desovar no resto do mundo o 8K. Brincadeiras a parte Rsrsrsr
 
Você está enganado. A Globo fez centros exibidores 4K no Rio e em SP. As 3 novelas do horário nobre são exibidas em 4K nativo e HDR.

Bom, é claro que tem controles mestre 4K no Rio, Brasília e SP. Se não não seria possível colocar os sinais DTV+ no ar. É como nos tempos do SD pra HD em que cada emissora passou a ter dois mestres até o fim da transição para feed único.

Sobre ter conteúdos 4K vindos da pós produção... Vamos esclarecer. Quando entrou no ar nos 100 anos em abril do ano passado no RJO fizeram um enorme esforço e muitas "manobras" com a ajuda da Videodata pra colocar algumas coisas 4K nativas no ar. De lá pra cá algumas vezes alguns produtos foram em 4K nativo. Na maior parte do tempo tem sido 1080P com upscalling (só ver os logs da automação, quem tem acesso), mas os 4K tão bem mais frequentes no ar. É um processo.
 
Bom, é claro que tem controles mestre 4K no Rio, Brasília e SP. Se não não seria possível colocar os sinais DTV+ no ar. É como nos tempos do SD pra HD em que cada emissora passou a ter dois mestres até o fim da transição para feed único.

Sobre ter conteúdos 4K vindos da pós produção... Vamos esclarecer. Quando entrou no ar nos 100 anos em abril do ano passado no RJO fizeram um enorme esforço e muitas "manobras" com a ajuda da Videodata pra colocar algumas coisas 4K nativas no ar. De lá pra cá algumas vezes alguns produtos foram em 4K nativo. Na maior parte do tempo tem sido 1080P com upscalling (só ver os logs da automação, quem tem acesso), mas os 4K tão bem mais frequentes no ar. É um processo.
Estamos falando das transmissões de hoje, não de 1 ano atrás... a realidade já é outra.
 
e sem contar que as marcas de televisores meio que desistiram do 8k nesse momento, acho que vai demorar uns anos para 8k voltar e acho bom já que primeiro tem que melhorar o que temos para depois se pensar no que não temos

O 8K nao faz muito sentido no cenario atual, a maioria das pessoas nao percebem claramente a diferença para o 4K (tem que se posicionar extremamente proximo ao televisor, ou entao a tela precisa ser gigante, no minimo 60 polegadas e mesmo assim assistindo de pertinho). E o motivo principal: exige uma quantidade excessiva de banda para transmitir essa resolucao, isso custa dinheiro e gera desafios tecnicos que nao compensam.
.
 
Na Copa do 7x1 (2014), o 4K estava sendo amplamente divulgado nos estádios, tinha até hashtag, e mesmo assim todo mundo estava vendo era mesmo em HD.

Sim, todo mundo viu a Copa em 2014 HD porque, aqui no Brasil, apenas 1 jogo da Copa 2014 foi transmitido em 4K, em um teste isolado da operadora NET Claro em parceria com o SporTV. Era um jogo das oitavas de final (Colômbia e Uruguai). Para assistir, tinha que ter decoder 4K da NET (raro na epoca) e assinar o plano mais caro da operadora.
.
 
Quem vai carregar a DTV+ vai ser a Globo... Já vi umas declarações da Daniela Beyruti (SBT) que deu a entender que ela não está muito empolgada com a TV 3.0, que esse não é o caminho... Vai faltar bolso para muita gente.


Essa falta de entusiasmo com a TV 3.0 é uma tendencia em todo o mundo... A Globo, ao contrario, está enxergando a tecnologia como a última "tabua de salvacao da tv aberta linear" diante da competicao com o streaming e a internet. Eu torço para que a Globo quebre a cara e o streaming prevaleça, como ja prevalece nos EUA.
.
 
Essa falta de entusiasmo com a TV 3.0 é uma tendencia em todo o mundo... A Globo, ao contrario, está enxergando a tecnologia como a última "tabua de salvacao da tv aberta linear" diante da competicao com o streaming e a internet. Eu torço para que a Globo quebre a cara e o streaming prevaleça, como ja prevalece nos EUA.

Juca, só para esclarecer: nada contra a empresa Globo em si, mas sim contra esse modelo ultrapassado de televisao linear, onde voce nao pode escolher o programa que quer assistir e é obrigado a assistir ao que a emissora quer, no exato momento que a emissora quer.

E tudo a favor do modelo de tv por demanda.

A TV 3.0 incorporou parte daquilo que ja é realidade no streaming ha anos, porem mantém o modelo linear. Eu torço contra é esse modelo linear.

Se no Reino Unido a BBC ate ja marcou data para o encerramento das transmissoes de tv pelo ar (o plano é que, para assistir à BBC, vai ter que usar streaming pela internet), por que o Brasil insiste nesse modelo?

"Ah, mas se voce nao quer, é so nao assistir"... Bom, isso é verdade apenas em parte. Meu grande medo é que nosso desg*verno decida, mais uma vez, obrigar por decreto que os fabricantes embutam o carissimo receptor DTV+ em todos os televisores, isso sim (algo que nao existe nem nos EUA, por la atualmente grandes marcas como LG e Samsung sequer vendem televisores com o decoder ATSC 3.0 embutido). Se for obrigado, todo mundo vai pagar o pato com o aumento dos preços, mesmo nao querendo assistir tv aberta...

O ideal é existir um compromisso formal do sistema DTV+ permanecer totalmente opcional para todos (consumidores e empresas), dessa forma investe dinheiro nisso apenas quem quiser.
.
 
Última edição:
A TV aberta está tão ultrapassada que segue sendo o meio mais assistido no Brasil. Rsrsrs

Mesmo com a populacao tendo um baixissimo poder aquisitivo, a gente sempre repete os EUA alguns anos mais tarde em termos de tecnologia e consumo. La, a "audiencia" do streaming ja é maior do que a da tv aberta e paga somadas. A possivel tendencia é que isso se repita por aqui.

As verbas de publicidade, quando nada, ja sao maiores no Brasil para o meio internet do que para o meio "televisao".
.
 
Essa falta de entusiasmo com a TV 3.0 é uma tendencia em todo o mundo... A Globo, ao contrario, está enxergando a tecnologia como a última "tabua de salvacao da tv aberta linear" diante da competicao com o streaming e a internet. Eu torço para que a Globo quebre a cara e o streaming prevaleça, como ja prevalece nos EUA.
.
Eu mesmo nem ligo pra essa porcaria, realmente só a Globe ta fazendo isso com esperança e segundas intensões de resto é balela.
 
Que descolamento de realidade, gente. A TV aberta no Brasil ainda é muito forte e provavelmente ainda vai ser por décadas. Quando a TV surgiu, disseram que o rádio ia acabar, mas a TV já passou por inúmeras transformações e o rádio segue aí vivíssimo. O que vai acontecer é que teremos cada vez mais opções. E que bom.

Sobre a transição de tecnologia, quem não quiser, é só não ver... porque com o tempo, isso vai acontecer naturalmente, já que no futuro, as TVs devem passar a vir com os novos conversores embarcados.
 
Que descolamento de realidade, gente. A TV aberta no Brasil ainda é muito forte e provavelmente ainda vai ser por décadas. Quando a TV surgiu, disseram que o rádio ia acabar, mas a TV já passou por inúmeras transformações e o rádio segue aí vivíssimo.

Nao confunda perder relevancia (e audiencia) com "acabar"... Ninguem falou em acabar. O radio mesmo é o exemplo: nao acabou, mas hoje é apenas uma sombra do que ja foi no passado, e mesmo assim boa parte hoje em dia é via streaming.

Na verdade a aposta para a tv é em transformacao: a midia "tv" de certa forma permanece, porem a forma de transmissao é que tem tudo para mudar.


Sobre a transição de tecnologia, quem não quiser, é só não ver... porque com o tempo, isso vai acontecer naturalmente, já que no futuro, as TVs devem passar a vir com os novos conversores embarcados.

Mas esse é exatamente o problema... Ate aqui, no mundo inteiro a TV 3.0 tem sido um fracasso, despertando pouco interesse. É assim na Europa (que discute sequer adotar e pular logo direto para o streaming), é assim nos EUA, onde as emissoras nao investem muito e os grandes fabricantes sequer colocam o sintonizador em seus aparelhos para nao encarecê-los...

Aí, aqui no Brasil, a gente fica sob a ameaça do g*verno inventar Decreto tornando obrigatorio o uso do sintonizador e encarecer os televisores de todo mundo... Enquanto tudo permanecer opcional (compra quem quer), tudo bem...
.
 
Se no Reino Unido a BBC ate ja marcou data para o encerramento das transmissoes de tv pelo ar (o plano é que, para assistir à BBC, vai ter que usar streaming pela internet), por que o Brasil insiste nesse modelo?
Onde vc leu isso?
Fiz uma busca e só fala da desativação da rádio BBC em ondas longas (faixa inexistente nas Américas). Também achei isto aqui:
There is no announcement of a date to switch off digital terrestrial television. The government considers 2034 or 2044 as future milestones for television distribution.
 
@Rubens amigo, se é mencionada uma situação do Reino Unido, falando que lá vão acabar com a TV terrestre, e essa situação é comparada com uma realidade totalmente diferente que é a nossa… Isso não é falar em “fim da TV”? Bom, continua sendo devaneio.

A TV 3.0 pode até não empolgar como o streaming, mas a ideia de não ter uma cobrança mensal, já que nem todo mundo tem internet em casa ainda (e de qualidade então, nem se fala), continua sendo uma opção relevante.

Além disso, quem adere não fica refém de operadora (mesmo de internet, já que ainda existe o fantasma de uma eventual cobrança de franquia). Mas de toda forma, a 3.0 já é esse híbrido de TV e internet, só que sem se limitar. Não esqueçam que as nossas realidades são totalmente diferentes das dos coleguinhas e nem todo mundo tem internet boa em casa.
 
Onde vc leu isso?
Fiz uma busca e só fala da desativação da rádio BBC em ondas longas (faixa inexistente nas Américas).

Isso ja tem bastante tempo, entao eu tive que fazer uma rapida pesquisa no Google e de cara apareceu essa materia:



.
Também achei isto aqui:
There is no announcement of a date to switch off digital terrestrial television. The government considers 2034 or 2044 as future milestones for television distribution.

Nao tem nada a ver com governo, é uma decisao da BBC, que nao afeta as demais redes de tv britanicas.
.
 
Back
Top