Rádios AM e FM no Maranhão

Membro conhecido
Sep
4,744
5,977
Se meus cálculos estiverem certos, todas as rádios em Imperatriz (menos as comunitárias) alcançam até 60 km, excerto a Massa FM Imperatriz (já captei a rádio em uns dos morros do Povoado Três Lagos, Lago da Pedra, em 2023) em Araguatins (distante aproximada 70-75 km de distância de Imperatriz). Se a Massa FM Imperatriz (ex-Mirante AM 830 kHz e migrante AM-FM) alcança a cidade Araguatins (TO), provavelmente alcança outras cidades circuladas em laranja.

Membro conhecido
Sep
498
297
Nº 7.109 - Processo nº 53500.040486/2024-20. Outorga Autorização de Uso de Radiofrequência à RADIO E TV DIFUSORA DO MARANHAO LTDA, CNPJ 06.275.598/0001-08, executante do Serviço de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada, na localidade de São Luís/MA.

Membro conhecido
Sep
4,744
5,977
Ué... não entendi... Esta emissora está no ar desde 1979 na FM 94.3 MHz!

Membro conhecido
Sep
4,744
5,977
Ué... não entendi... Esta emissora está no ar desde 1979 na FM 94.3 MHz!
O processo é da 93,1.
Nem lembrava que tinha a migrante Rádio Difusora AM que agora é a Difusora News (ex-Nova FM).​

Membro conhecido
Sep
4,744
5,977
Decidi escutar hoje as emissoras de rádio hoje (19 de julho) na capital e eis o resultado:

AM
Nenhuma emissora no ar (até mesmo a Mirante News)
AM 630 kHz Maracu AM (sofre interferências)

FM (todas as rádios na Grande São Luís dá pra ouvirem, menos uma)
100.9 Rádio Esperança FM 100.9 MHz [fora do ar]
Coroatá: 91.1 Rádio Rio Jordão (Rede Verdes Campos Sat) [sinal fraco e dá pra ouvir!!!]
Pinheiro: 105.9 Rádio Cultura FM Pinheiro [sinal fraco e dá pra ouvir ultimamente!!!]

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Decidi escutar hoje as emissoras de rádio hoje (19 de julho) na capital e eis o resultado:

AM
Nenhuma emissora no ar (até mesmo a Mirante News)
AM 630 kHz Maracu AM (sofre interferências)
Será que a Mirante News não já desligou em definitivo o transmissor da AM 600?

Olha, a propagação dessa rádio de Coroatá tá boa, porque ela é classe C pelo que lembro e tá chegando a mais de 170 km de distância!

Membro conhecido
Sep
4,744
5,977

Olha, a propagação dessa rádio de Coroatá tá boa, porque ela é classe C pelo que lembro e tá chegando a mais de 170 km de distância!
Esqueci acrescentar outra rádio:
A FM 101.7 está no ar com sinal fraco [sem identificação]

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
101.7 é a frequência que está autorizada para a implantação da Rádio Câmara. Não sei, no entanto, se pode ser algum teste dela.

Membro conhecido
Sep
4,744
5,977
101.7 é a frequência que está autorizada para a implantação da Rádio Câmara. Não sei, no entanto, se pode ser algum teste dela.
Sim, é verdade.
Esta frequência está no ar em dias alternados desde 2020 ou antes e nunca se identificou pelo nome, se limitando apenas em tocar músicas variadas.​

Membro conhecido
Sep
4,744
5,977
18 de Julho de 2024

Membro conhecido
Sep
4,744
5,977
Eu não sei quem é que está enviando quantidade de rádios captados em Santa Inês na Tudo Rádio aqui, pois eu garanto que essa cidade não tenha tanta rádio que eu capto em Alto Alegre do Maranhão. Os absurdos são claramente visíveis:
1. a FM Cidade (Pedreiras) ter sinal forte, já que em Alto Alegre do Maranhão e São Mateus do Maranhão, ambas têm sinal parcial (cai e volta) é o famoso "sinal com sombras", enquanto na região Matões do Norte e Miranda do Norte já apresentam sinal muito péssimo.
2. a Rádio Educadora (São Luís) ter sinal se depois de Santa Rita mal consegue ser captada (aliás, a rádio está em teste por ser migrante AM-FM).
3. a Rádio Alegria FM (Santa Rita) ter sinal enquanto na capital São Luís (mais perto da cidade do que Santa Inês) o sinal é péssimo e ausente em algumas áreas.
4. a 106,5 FM (Bacabal) não está no ar há uns 3 ou 4 anos, então essa rádio não é captada nessa cidade, pois operava em baixa potência e portanto, era captada apenas em Bacabal.
Digo isso porque eu viajo muito na BR-135 e pego muitas rádios FMs e é estranho que não ter sido incluída alguma rádio AM em Santa Inês, pois se eu divulgar os nomes das rádios, é provavelmente vão mandar para atualização sem dar crédito a mim. O site é conhecido por se recusar atualizar e incluir as emissoras nas cidades (é o que muitos usuários reclamam, inclui eu mesmo, que mandei e nem atualizaram, sem dizer o motivo).​

Membro conhecido
Sep
4,744
5,977
Vou postar emissoras que capto no interior do Maranhão.

Membro conhecido
Sep
4,744
5,977
[...]
A Mirante News deve ter desligado o sinal AM provavelmente em 25 de maio que era então Mirante AM, após um mês de teste após ser colocada ao ar (25 de abril). Em um mês, que era duas rádios com as programações diferentes, passaram a terem sinais simultâneo. Infelizmente não tenho a data exata do fim do sinal da AM, pois no início de junho já estava fora do ar, quando eu verifiquei. O histórico das postagens estão nas páginas 15 e 16.​

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Entendi, valeu!

Passei hoje em Lago da Pedra e vejam as fotos da Altos FM 90.5 Mhz (ex-Santa Maura).View attachment 22066View attachment 22067
Essa rádio, pelo visto, só instalou o equipamento que gera o RDS, mas não configurou pra botar o nome da emissora kkkk

Membro conhecido
Sep
4,744
5,977
Mais uma rádio migrante AM-FM no Maranhão hoje: Rádio Jornal FM 91.1 FM em Coelho Neto, afiliada à Rede Verdes Campos, em caráter experimental.
Era sintonizada na AM 770 kHz por 36 anos ou menos (entrou no ar provavelmente em 1988) pois estava fora do ar. Agora cobrindo diversas cidades no MA e no Piauí.
Fonte: anunciada pela Rádio Rio Jordão FM de Coroatá (MA) que retransmite a Rede Verdes Campos que é também sintonizada na mesma frequência (FM 91.1 MHz), escutada por mim na BR-135 perto do Alto Alegre do Maranhão.
Já mandei recado pro pessoal da Line-UP.​

Membro conhecido
Sep
4,744
5,977
FC FM 96.5 MHz (Codó, MA), captada em Alto Alegre do Maranhão, no km 399 da BR-316, na entrada da cidade, perto do retorno das BRs 135 e 316 hoje de manhã.​

Última edição:
Membro conhecido
Sep
4,744
5,977
Mais novidade da Rádio Jornal FM em Coelho Neto: a emissora está fora do ar, de acordo com os ouvintes da Verdes Campos que mandam recados. O apresentador do programa "No Terreiro da Fazenda" confirma que a emissora está fora do ar para apenas troca de equipamentos, pois estavam em testes.​