Rádios AM e FM no Maranhão

Membro conhecido
Sep
4,935
6,404
Essa rádio FM 101.3 voltou ao ar por volta das 18 horas, com a Rádio França Internacional (RFI) até dar problemas no som por volta das 18h50min... pelo que ouvi... o som quando o computador Windows é ligado e depois barulho de microfonia e depois a tentativa de retransmitir a RFI. No entanto, às 18h55min, passou a tocar músicas em português africano (angolana ou moçambicana?) que cheguei a gravar por 10 minutos (parei) e continua a transmitir.​
Mais uma da rádio misteriosa FM 101.3: na madrugada entre os dias 8 e 9 de outubro percebi que retransmite outra rádio, desta vez a da Cabo Verde, junto com músicas estranhas (junto com brasileiras e estrangeiras), cujo nome não consegui entender pois falava o nome e depois o slogam "[não identificado] 24 horas no ar!" e o intervalo comercial a cada 30 minutos sobre exportação para os produtos aos Estados Unidos.
Parei de ouvir às 2 horas da madrugada, pois já estava ficando sem entender as músicas tocadas localmente (acredito que seja crioulo cabo-verdiano). No entanto, às 4 horas voltei a escutar a frequência e a rádio estava fora do ar. Já de manhã às 10 horas, já estava no ar, retransmitindo novamente a RFI, mas depois desliguei a rádio. Às 14 horas, voltei a ligar o rádio e a frequência estava fora do ar (o mesmo feito às 16 horas).​
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
4,935
6,404
[...] Parei de ouvir às 2 horas da madrugada, pois já estava ficando sem entender as músicas tocadas localmente (acredito que seja crioulo cabo-verdiano). [...].​
Uma coisa pra quem leu e estranhou o uso da palavra "crioulo" (principalmente a geração nascida depois de 2000 e os que vão chegar daqui alguns anos e lê futuramente): a palavra não tem algo negativo quando se refere qualquer dos dialetos ou variantes africanas (língua da população nativa ou autóctone) resultantes do contato com a língua do colonizador europeu.
Nas antigas colônias portuguesas na África (Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique), o termo "crioulo" denomina os filhos de casamentos inter-raciais ou, por extensão, as culturas nascidas do encontro entre o mundo europeu (português) e o africano (o termo não tem conotação ofensiva nessas regiões).
Exemplos não faltam: no Maranhão há uma dança que se chama Tambor de Crioula e o idioma mais falado no Haiti é o Crioulo Haitiano (mistura do francês com espanhol, inglês e dialetos africanos) apesar do francês ser oficial e usada na administração.​
 
Membro conhecido
Sep
4,935
6,404
Já estou no interior novamente (desde 15 de outubro).
No entanto, no dia da saída, todas as rádios em São Luís e região estão no ar.
 
Membro conhecido
Sep
4,935
6,404
Voltei ontem (29 de setembro) pra capital!
Tem uma coisa que eu não mencionei nesta viagem de volta:
Quando passava entre o entroncamento (em Itapecuru-Mirim) e o limite dos municípios Itapecuru-Mirim e Santa Rita, para tentar sintonizar a Rádio Educadora do Maranhão FM 88.3 MHz, captei rádio desconhecida que fica na FM 88.5. Como estava tocando música e estava com sinal fraco (provavelmente interferência entre si por serem muito pertos), não tinha como identificar a emissora e achava que fosse uma emissora pirata e decidi sintonizar em outra rádio.
Decidi então que quando chegar na capital, verificar se realmente existia esta rádio legalmente ou pirata. Na chegada, verifiquei que a FM 88.5 era a Nova FM de Vargem Grande, que fica a 60-70 km onde sintonizei, o que descarta uma rádio pirata. Com isso, se tornou a terceira rádio que sintonizo pelo lado leste que até então, só sintonizava apenas os municípios do Rosário (a Rosário FM 106.3) e do Itapecuru-Mirim (a 90 FM 90.3), ambos próximos à capital. Pra saber se era realmente a Nova FM, tive que esperar a nova viagem.
No dia da volta ao interior (15 de outubro), chegando no mesmo local que eu sintonizei, na mesma 88.5 (perto da 88.3) eu sintonizei a rádio e estava tocando música e ao terminar, se identificava como "Nova FM 88.5 MHz, Vargem Grande" seguindo propagandas da cidade Vargem Grande, inclusive o locutor falando os ouvintes nas cidades próximas à Vargem Grande: Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Pirapemas, Cantanhede, os povoados de São Benedito do Rio Preto e Chapadinha.
Acompanhei a FM 88.5 (Nova FM) no mesmo local da recepção, passando Miranda do Norte (já com sinal fraco) e Matões do Norte (com sinal pouco bom) e ao sul já começava a ter sinal fraco, enquanto a FM 88.3 (Educadora) já estava com sinal muito fraco e desaparecendo, enquanto já verificava outras rádios locais e captáveis, como as rádios Cidade de Vitória (FM 89.9, Vitória do Mearim), 90 FM (90.3, Itapecuru-Mirim), Rio Jordão (91.1, Coroatá), Alegria FM (91.5, Santa Rita), Vitória FM (103.9, Vitória do Mearim) e a Mirante News (104.1). Não verifiquei a Rádio Maracu AM, pois na anterior (29 de setembro), a única rádio AM na região já tinha sinal.​
 
Membro conhecido
Sep
4,935
6,404
Comunicado da Rádio Mirante News FM sobre a manutenção que está sendo realizada em seu transmissor. Nossa programação está disponível no aplicativo e site. Agradecemos a compreensão dos nossos ouvintes e anunciantes e garantimos que a situação será resolvida.
Nenhuma descrição de foto disponível.
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
4,935
6,404
Problemas com Mirante 104.1
A Mirante News informa que devido a problemas técnicos, nossa área de cobertura estará temporariamente reduzida. Estamos trabalhando para resolver assim que possível e normalizar a transmissão em todas as áreas.
Você também pode acompanhar a programação pelo YouTube e app da Mirante News!
Agradecemos a compreensão!
#mirantenews
Pode ser uma imagem de texto
 
Membro conhecido
Sep
4,935
6,404
View attachment 23488

Teriam informações sobre esta frequencia 93.7 mhz para Imperatriz/MA?
Por enquanto nenhuma, pois pelo que eu sei, a Difusora News FM pretende expandir seu sinal da capital São Luís pro interior do Maranhão após realizar migração AM-FM com o nome Nova FM em 2018, já que na noite chegava em muitos locais do Maranhão quando era sintonizada na AM 680 kHz com nome Rádio Difusora AM até 2018. O mesmo vale para as rádios Difusora FM (94.3), Mirante FM (96.1), Massa FM São Luís (98.5), Cidade FM (99.1) e a Esperança FM (100.9).​
 
Membro conhecido
Sep
4,935
6,404

Cobertura da Rádio Nova FM 88.5 MHz (Vargem Grande)
[Observação: a rádio interfere e é interferida pela Rádio Educadora do Maranhão na 88.3]

A verde é onde captei na BR-135 em 15 de outubro e 3 de novembro de 2024 com sinal parcial.
A vermelha é onde a rádio alcança comprovadamente (de acordo com ouvintes)
A azul são cidades não comprovadas e não verificadas ao sul (BR-135).
Captura de tela 2024-11-04 180438.png
 
Membro conhecido
Sep
4,148
4,172
Rádio Difusora Anuncia Novos Comunicadores E Nova Programação Em Imperatriz
 
Membro conhecido
Sep
4,935
6,404
Engraçado que em nenhum momento não mencionam o nome da rádio e nem a frequência, além das cópias semelhantes à notícia (já é segundo caso em meses):
 
Membro conhecido
Sep
4,148
4,172
Stênio Kavazaki é contratado pela Rádio Difusora News FM de São Luís-MA.
 
Membro conhecido
Sep
722
756
Engraçado que em nenhum momento não mencionam o nome da rádio e nem a frequência, além das cópias semelhantes à notícia (já é segundo caso em meses):
Esse perfil do Instagram cita os nomes das emissoras do Espírito santo:
 
Membro conhecido
Sep
4,935
6,404
Ontem (13 de novembro), descobri mais outra rádio na FM 103.3 MHz: é a Rádio Mix de Goiás (não sei se é retransmissão ou propagação). A emissora esteve no ar na tarde e noite.
Por outro lado, a FM 101.3 voltou ao ar sem emitir algum som, primeira vez a volta do ar desde que voltei do interior, pois a última vez que ouvi foi justamente no dia da viagem (15 de outubro).​
 
Top