Rádio AM/FM Na Paraíba

Membro conhecido
Oct
1,659
2,429
Será que a Consolação do Vale vai pedir à ANATEL que aumente a potência da 92,3 FM para a Grande João Pessoa, por conta da Deus É Amor estar nos 107,7 FM?
`Poderia!

Eles podem pedir aumento de potência ou mudar de classe b1 = 3kw para A4 = 5 kw e direcionar a antena pra João pessoa
Isso mesmo!

Por mim, que a Rede Master também fizesse algo similar (aumento de potência), pra garantir sinal limpo aqui em João Pessoa.

Membro conhecido
Oct
1,659
2,429
E também acredito que o pessoal da Consolação tenha que mudar a polarização de antena pra vertical ou horizontal apontando pra João pessoa
Sim, sem dúvida. Talvez tivesse até como botar a antena numa torre mais próxima da capital, por exemplo, nas torres de celular da BR-230, km 58, na zona rural de Santa Rita.

Por ser uma área próxima à fronteira com a zona rural de Rio Tinto, acredito que daria boa cobertura em Mamanguape e parte da região.

Membro conhecido
Oct
1,659
2,429
9 de Abril de 2024
[é antigo porém atual]
Não se aplica aqui na Paraíba, porque há décadas não existe mais nenhuma emissora operando em ondas curtas ou tropicais.

Nos anos 80 (creio que sobretudo em décadas anteriores), porém, algumas rádios paraibanas transmitiam em ondas tropicais, a exemplo da Tabajara aqui em João Pessoa, da Borborema em Campina Grande, e da Progresso em Sousa.

Membro conhecido
Oct
1,659
2,429
Quase 8 anos depois da primeira migração AM-FM na Paraíba, o processo começa a andar em Cajazeiras.

Autorizada a migração da Rádio Alto Piranhas AM 650, para FM 107.5.

Das AMs ativas, restam receber as outorgas de FM, apenas: a Oeste, também de Cajazeiras, e a Sanhauá, daqui de João Pessoa, uma vez que a Difusora, também em Cajazeiras, não pretende migrar (até onde lembro).

A Sanhauá, inclusive, faz algumas semanas que tá com o sinal só na portadora (mas a programação segue normal no Portal S1 e nos aplicativos).

Ainda estão fora do ar as rádios AM: Jornal de Sousa, Maringá AM de Pombal, Sociedade de Soledade, Cidade de Esperança e Correio AM de João Pessoa, sendo que destas, apenas a Correio já tem a outorga de FM, estando já licenciada pra operar em 104.9.

Última edição:
Membro conhecido
Oct
1,659
2,429
Desde anteontem que recebi informações de que a Rádio Cidade Esperança (AM 1310) estaria de volta ao ar, depois de mais de 3 anos, desta vez transmitindo a programação da Rede Fé (que de 2013 a 2023 transmitiu em FM 102.7, na região de Campina).

Contudo, peço aos colegas que moram em Esperança e cidades próximas, para que se manifestem, confirmando ou desmentindo esta informação. Segundo a fonte, a emissora estaria, na verdade, operando em 1320.

Não há transmissão da Cidade via internet, não há nenhum registro de gravação com essa programação nesta frequência, e até agora não ouvi nenhuma menção durante a programação da Rede Fé, seja com vinhetas, seja com locução ao vivo (a verificar ao longo deste fim de semana, e da próxima semana).

Outra questão, ainda sobre a Rede Fé, é que por volta das 6h da manhã de ontem, a Rádio Sanhauá (AM 1280) estaria retransmitindo a mesma programação, porém, no meio da manhã já estava a programação de costume da Sanhauá, que seguiu durante o dia todo, inclusive até mais de meia-noite de ontem pra hoje, antes de eu dormir. A retransmissão da Rede Fé, ou foi um erro, ou foi um teste.

E a Sanhauá ainda segue só na portadora, anteontem a transmissão chegou a ser normalizada, com um áudio muito grave, mas ontem já voltou a ficar só com o transmissor ligado. Ainda pretendo checar em outros horários, neste fim de semana e na próxima semana, via streaming, pra confirmar ou desmentir.

Membro conhecido
Sep
4,719
5,904
Quase 8 anos depois da primeira migração AM-FM na Paraíba, o processo começa a andar em Cajazeiras.

Autorizada a migração da Rádio Alto Piranhas AM 650, para FM 107.5.

Das AMs ativas, restam receber as outorgas de FM, apenas: a Oeste, também de Cajazeiras, e a Sanhauá, daqui de João Pessoa, uma vez que a Difusora, também em Cajazeiras, não pretende migrar (até onde lembro).

A Sanhauá, inclusive, faz algumas semanas que tá com o sinal só na portadora (mas a programação segue normal no Portal S1 e nos aplicativos).

Ainda estão fora do ar as rádios AM: Jornal de Sousa, Maringá AM de Pombal, Sociedade de Soledade, Cidade de Esperança e Correio AM de João Pessoa, sendo que destas, apenas a Correio já tem a outorga de FM, estando já licenciada pra operar em 104.9.
Por diversas vezes à noite, eu tentei sintonizar alguma emissora entre 630 e 670 em Alto Alegre do Maranhão. Entre elas estava a Rádio Alto Piranhas AM 650 kHz. Já as poucas emissoras entre esta faixa que eu sintonizava:
1. Na 630 é da Rádio Maracu AM (Viana, MA), que quando sai do ar às 22 horas, a Rádio Difusora de Amapá (Macapá, AP) aparece na mesma frequência.
2. Na 670 é a Rádio Cultura Aracaju, afiliada à Rádio Aparecida (Aracaju, SE).

Curiosidade na AM 650 kHz: na América do Norte (Estados Unidos e Canadá) é ocupada pela Rádio WSM, estação de rádio comercial localizada em Nashville, Tennessee (Estados Unidos). Transmite um formato de música country e é conhecida como a casa do Grand Ole Opry, o programa de rádio mais antigo do mundo. A Rádio tem 50kW de potência e chega longe à noite.​

Membro conhecido
Oct
682
1,221
Desde anteontem que recebi informações de que a Rádio Cidade Esperança (AM 1310) estaria de volta ao ar, depois de mais de 3 anos, desta vez transmitindo a programação da Rede Fé (que de 2013 a 2023 transmitiu em FM 102.7, na região de Campina).

Contudo, peço aos colegas que moram em Esperança e cidades próximas, para que se manifestem, confirmando ou desmentindo esta informação. Segundo a fonte, a emissora estaria, na verdade, operando em 1320.

Não há transmissão da Cidade via internet, não há nenhum registro de gravação com essa programação nesta frequência, e até agora não ouvi nenhuma menção durante a programação da Rede Fé, seja com vinhetas, seja com locução ao vivo (a verificar ao longo deste fim de semana, e da próxima semana).
@joeverton Como eu não tenho mais rádios que sintonizam AM em casa, não tenho como conferir. No entanto, entrei em contato com a Rede Fé pelo WhatsApp, e eles me confirmaram que estão transmitindo na frequência 1310 AM, da antiga Rádio Cidade Esperança.

Membro conhecido
Oct
1,659
2,429
Tem muitas concessões paradas na Paraíba ex 90.9 de Bayeux, 103.7 de Sapé inclusive foram multados segundo relatório da anatel, 96.5 de cruz do espírito santo
90.9 de Bayeux: pertence ao Sistema Correio, mas acho que o grupo só se mexe depois de botar no ar a 104.9.

103.7 de Sapé: já tá licenciada, mas não sei o que será.

96.5 de Cruz do Espírito Santo: o canal estava vago, pelo que eu lembrava.

Membro conhecido
Sep
3,886
3,643

Ministério das Comunicações libera migração AM-FM para emissoras em oito estados​

Processo de migração AM-FM segue ativo no Brasil contemplando diversas rádios

O Ministério das Comunicações anunciou, no final do mês passado, a liberação dos termos aditivos para a migração de 12 emissoras de rádio da faixa AM para a FM. A medida contempla rádios localizadas em oito estados do Brasil, garantindo maior qualidade de áudio e melhores condições de competitividade no mercado de radiodifusão.

na Paraíba, a Rádio Alto Piranhas, em Cajazeiras, migrará da AM 650 para a FM 107.5, com classificação de potência Classe A3, ampliando sua cobertura e qualidade de transmissão.

Membro conhecido
Oct
1,659
2,429

Ministério das Comunicações libera migração AM-FM para emissoras em oito estados​

Processo de migração AM-FM segue ativo no Brasil contemplando diversas rádios

O Ministério das Comunicações anunciou, no final do mês passado, a liberação dos termos aditivos para a migração de 12 emissoras de rádio da faixa AM para a FM. A medida contempla rádios localizadas em oito estados do Brasil, garantindo maior qualidade de áudio e melhores condições de competitividade no mercado de radiodifusão.

na Paraíba, a Rádio Alto Piranhas, em Cajazeiras, migrará da AM 650 para a FM 107.5, com classificação de potência Classe A3, ampliando sua cobertura e qualidade de transmissão.
Será a primeira migrante desta cidade, bem como uma das rádios FM mais potentes do Sertão paraibano.

Membro conhecido
Oct
682
1,221

A Rede Fé já começou a divulgar, em suas redes sociais, a frequência 1310 AM para Campina Grande e região.
1000153401.jpg

Membro conhecido
Oct
682
1,221
Me surgiu uma dúvida sobre essa volta repentina da 1310 AM (antiga Rádio Cidade Esperança). Será que os donos finalmente vão migrar para FM?

A emissora está isolada no AM. Se perderem o arrendamento da Rede Fé, não sei se outra igreja ou empresário vai querer arrendá-la.

Membro conhecido
Oct
1,659
2,429
Me surgiu uma dúvida sobre essa volta repentina da 1310 AM (antiga Rádio Cidade Esperança). Será que os donos finalmente vão migrar para FM?
Boa pergunta. Acho que a migração, ao menos, se torna possível num futuro próximo.

A emissora está isolada no AM. Se perderem o arrendamento da Rede Fé, não sei se outra igreja ou empresário vai querer arrendá-la.
Pior que é desse jeito. Mesmo a Rede Aleluia e a Deus É Amor, que ainda possuem várias AMs em suas redes, dificilmente arrendariam uma AM hoje em dia, tendo em vista a migração em massa para FM de emissoras próprias e arrendadas.