Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Destaques do momento

Hoje à tarde fui checar como está o dial AM na Grande SP e essa rádio estava fora.
Escolhi São Bernardo em https://www.websdr.com.br/

Da última vez que eu sintonizei o dial 920 durante o dia, ela estava com a rotineira playlist de música instrumental anti-ECAD.

Gente só eu ou vocês não estão conseguindo captar a Top fm em 102.1? Não consigo captar o sinal dela aqui em 102.1 e em alguns pontos consigo pegar a You FM.

Parece que ela está desligada. Idem com a FM 98,1 MHz.

Gente só eu ou vocês não estão conseguindo captar a Top fm em 102.1? Não consigo captar o sinal dela aqui em 102.1 e em alguns pontos consigo pegar a You FM.

Soube que dependendo o ponto da cidade de São Paulo, é possível até captar a 102FM de Bragança Paulista já que potência dela também é um tanto quanto forte

A 98.1 e a 102.1 já voltaram ao ar. O áudio da 98.1 não está bom e a 102.1 parece ter retornado sem RDS.
a terra aqui em ribeirão tem um fenômenomuito engraçado, audio dela vai piorando gradualmente até chegar no ponto que parece um mp3 de 32kbps

A 98.1 e a 102.1 já voltaram ao ar. O áudio da 98.1 não está bom e a 102.1 parece ter retornado sem RDS.
O locutor da Terra 98.1 FM, Daniel Almeida, em uma postagem sobre esses problemas de sinal na Top e na Terra, explicou por que estão ocorrendo esses problemas no sinal.
1000377167.jpg

Falhas no streaming levam Jovem Pan a reativar rádios via satélite

A Jovem Pan reativou, temporariamente, os sinais da Classic Pan, Jovem Pan FM e Rádio Jovem Pan News na banda C do satélite StarOne D2.

Conforme divulgado no início do mês pelo DIAL RÁDIO, o grupo decidiu encerrar a distribuição de suas rádios via satélite, e as afiliadas passaram a receber os sinais por streaming.

A mudança, no entanto, gerou reclamações por parte de alguns ouvintes. Entre os principais problemas relatados estavam falhas na retransmissão e aumento de delay.

“É temporário. Mandaram pra gente que vão fazer ajustes no streaming e, para não ter problemas e as afiliadas ficarem sem sinal, ativaram novamente”, explicou uma fonte de uma das afiliadas da Jovem Pan News.

falaram ai que esse sistema via internet tem mais estabilidade

Conteúdo do Relatório de Fiscalização:

"Os fiscais da Anatel, indicados nos itens (6.1.1. e 6.1.2.) deste relatório, compareceram em 17 março de 2026 no endereço indicado no item (3.1.) para prestar apoio técnico à Polícia Federal de São Paulo, em cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão nos autos do processo 5012516-44.2025.4.03.6119 da Justiça Federal - 5ª Vara de Guarulhos.

No local a equipe encontrou em pleno funcionamento uma estação do serviço de radiodifusão sonora em FM, transmitindo na frequência de 84.7 MHz com intensidade de sinal de 97.8dBuV.

Tela do espectro radioelétrico da transmissão em FM:
1000070058.jpg

No telhado do imóvel foi constatado o sistema irradiante composto por uma torre de sustentação e uma antena.

Fachada do endereço da estação clandestina:
1000070059.jpg

Antena do tipo seta com dois elementos de 1/4 de onda:
1000070060.jpg

Na entrada do imóvel foi visualizado painel de divulgação da rádio ilegal.

Porta de acesso ao estúdio e transmissor da rádio:
1000070061.jpg

As equipes da Polícia Federal e da Anatel foram atendidas pelo Sr. Alexandre, funcionário da entidade, o qual informou que o responsável não se encontrava no local. Assim, através de ligações telefônicas à pessoa de pré-nome Ailton, informou que o transmissor estava trancado na sala ao lado do estúdio. O Sr. Ailton também informou os dados da qualificação dos responsáveis da emissora, os quais constam no Termo de Qualificação SP202603170950.

Estúdio da emissora:
1000070062.jpg

Após os policiais forçarem a porta, foi encontrado o equipamento transmissor ligado e transmitindo.

Imagem do transmissor sintonizado na frequência 84.7 MHz e sendo utilizado sem a devida autorização:
1000070063.jpg

Com acesso ao transmissor, a equipe de fiscalização da Anatel realizou a medição da potência de transmissão e obteve o valor de 780W.

Medição da potência do transmissor:
1000070064.jpg

No conteúdo irradiado e gravado pela fiscalização (SEI n° 15362985), é possível copiar que a emissora utiliza a identificação "Rádio GRU FM 84,7MHz" e "Rádio Cumbica AM, ZYK773 1500kHz, Guarulhos/SP, Direção Geral Gerson Marcondes e Direção Executiva Ailton Moreno", desta maneira, fica caracterizado que a entidade autuada agia de forma voluntária e comissiva para realizar uso não autorizado do espectro radioelétrico na frequência 84.7 MHz, do serviço de radiodifusão sonora em FM.

Diante das constatações, os agentes de fiscalização da Anatel emitiram o Auto de Infração nº SP202603170950 e seus anexos em desfavor da entidade responsável devidamente identificado no Termo de Qualificação SEI n° 15341402 pelo uso não autorizado de radiofrequência.

Cabe acrescentar que a entidade possui outorga e autorização para executar o serviço de radiodifusão sonora em OM (1500kHz), sendo que no endereço funciona o estúdio da estação de OM, assim, não foram apreendidos outros equipamentos auxiliares que estavam em uso na estação clandestina de FM. Também vale informar que a entidade iniciou processo de migração para a faixa estendida de FM, entretanto, até o momento da fiscalização não havia qualquer autorização para funcionamento em FM.

Outra informação pertinente é que a estação de OM (SEI n° 15359112) que possui seu transmissor principal em outro bairro do município de Guarulhos/SP não estava em funcionamento desde o ano de 2014.

O equipamento transmissor foi apreendido pelos policiais e levados ao Departamento de Polícia Federal de São Paulo, onde ficou à disposição da justiça."

Última edição:
A GRU FM possui apenas a reserva da 84.7; ainda não está outorgada. E faz tempo que a rádio operava nessa frequência de forma clandestina...

Eis o processo de fiscalização:
Mas eles não tinham uma autorização experimental de caráter científico? Era assim que eles divulgavam no prefixo. Tem outras emissoras por aí no Brasil que também estão no ar no estendido, alegando que tem autorização para fins científicos e experimentais.
Pelo visto, a anatel começou a ir atrás de coisas que antes eram ignoradas: primeiro as TVA's com sinal aberto 24hs, agora rádios migrantes que dizem ter autorização experimental.

Mas eles não tinham uma autorização experimental de caráter científico? Era assim que eles divulgavam no prefixo. Tem outras emissoras por aí no Brasil que também estão no ar no estendido, alegando que tem autorização para fins científicos e experimentais.
Pelo visto, a anatel começou a ir atrás de coisas que antes eram ignoradas: primeiro as TVA's com sinal aberto 24hs, agora rádios migrantes que dizem ter autorização experimental.
Pois é. O caso da Gru FM é mais sério pois eles nem conseguiram obter autorização para fase experimental, até onde eu sei. Divulgavam isso, mas na verdade... Mas tem outros 2 casos interessantes em São Paulo, em que a fase experimental está em vigência há 4 anos: Rádio Capital e Rádio Cultura Brasil. Ambas não têm prefixo e no sistema Mosaico da Anatel estão vazios os campos onde aparecem os nomes das entidades responsáveis pelas outorgas. Não sei os motivos e creio que seja algo específico. Inicialmente, as transmissões experimentais podiam durar 2 anos. Não sei se mudou. Não estou levantando a possibilidade de que se tratam de operações irregulares, e nem devem ser. Mas vale o registro curioso.

Última edição:
Ainda falando em migração AM/FM, na Grande SP ainda faltam dar início nas tramitações as rádios 9 de Julho, Atual, Metropolitana de Mogi e Nossa Rádio. Em Cotia, a AM 920 deu início no processo mas parece que abandonou.
Trianon, Imaculada e Universo já estão com processos rolando.

Desconheço... Mas pelo que sei, as autorizações de caráter científico são temporárias e não se renovam. Teve o caso do canal 13 da Uninter em Curitiba, que obteve esse tipo de autorização, que foi expirada depois de alguns anos e mesmo assim continuaram transmitindo, até terem o transmissor lacrado e apreendido pela Anatel. E tiveram uma baita dor de cabeça para conseguir o equipamento de volta, com a condição de não mais poderem utilizá-lo.

Desconheço... Mas pelo que sei, as autorizações de caráter científico são temporárias e não se renovam. Teve o caso do canal 13 da Uninter em Curitiba, que obteve esse tipo de autorização, que foi expirada depois de alguns anos e mesmo assim continuaram transmitindo, até terem o transmissor lacrado e apreendido pela Anatel. E tiveram uma baita dor de cabeça para conseguir o equipamento de volta, com a condição de não mais poderem utilizá-lo.
Será que vão religar o AM 1500? O processo cita que estaria desligada desde 2014.

Ainda falando em migração AM/FM, na Grande SP ainda faltam dar início nas tramitações as rádios 9 de Julho, Atual, Metropolitana de Mogi e Nossa Rádio. Em Cotia, a AM 920 deu início no processo mas parece que abandonou.
Trianon, Imaculada e Universo já estão com processos rolando.
A Atual enviou, no sábado passado, a documentação com os dados da 83,5 FM. A antena e o transmissor serão instalados na torre da Tropical FM, e a emissora operará com potência de 1.500 kW. Hoje, os dados foram viabilizados pela Anatel, que enviará a documentação para consulta pública antes de sua aprovação.

Tem algo estranho em um dos dados cadastrados da antiga Rádio Cumbica, que era classe B, pela Anatel. No Mosaico, ela aparece como classe C no canal originário de ondas médias.

1774839723537.png

Aparentemente, isso parece ser um erro. Como todos sabem, a transmissão das emissoras dessa classe, também chamada de local, foi encerrada em 31 de dezembro de 2023. Segundo o Decreto nº 8.139, de 7 de novembro de 2013, as estações com esse tipo de licença podiam optar por migrar para o FM ou reenquadrar sua classe de operação para regional (classe B) ou nacional (classe A), como esclareceu o Tudo Rádio em 2024. Segundo o site, algumas estações de classe C em processo de migração poderiam seguir no ar – o que não se aplica à operação da GRU FM.

Aproveitando a deixa, no vídeo abaixo, publicado em 20 de novembro de 2025, o canal Rádio Escuta – que abordou a canalização das rádios migrantes de FM em São Paulo – teve um breve bate-papo com Ailton Moreno ao vivo na GRU FM:

Nossa, como a ANATEL é rápida, a emissora está desde 2021 no ar usando essa frequência, aliás, foi uma das primeiras do Brasil, mesmo ilegal, a usar o FM estendido. Causava estranhamento essa emissora que nem dinheiro tinha para a manutenção dos transmissores AM já pular para o FM, sabemos que a adaptação de outorga é caríssima.

Back