Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Destaques do momento

radiocapital am 1040 esta saindo do ar de madruada
a record nao estou ouvindo tb de madrugada, empre ouco nos 1000 am radio de outropais aui em volta redonda rj
alguem pode comfirmar se estao saindo do ar de madrugada mesmo ?

Não sei se tem tópico oficial dessa empresa, portanto postando por aqui mesmo....

Essa [v]TM[n]C é uma barca furada sem tamanho. Aposto que essa pessoa logo logo pedirá demissão dali

a record nao estou ouvindo tb de madrugada, empre ouco nos 1000 am radio de outropais aui em volta redonda rj

Há relatos que realmente as citadas estão ou saindo do ar, ou reduzindo imensamente a potência pela madrugada

Eu não tenho percebido esse movimento. Notei que os 1040 kHz saíram do ar num sábado, no ano passado, mas me pareceu um desligamento pontual porque ele não se repetiu nas outras semanas. Enquanto eu escrevia essa mensagem, a transmissão, tanto em AM 1040 kHz, FM 77,5 MHz e streaming, estava muda. A operação já se normalizou.

A Record continua operando normalmente em AM.

1000,1040, 1200 devem sair em março agora
1040 1200 já tem 5 anos no FM estendido
O Decreto nº 8.139/2013 não deixa claro quando o prazo de cinco anos começa a ser contado, ficando ele a critério do Ministério das Comunicações.

As rádios Capital e Cultura Brasil estão/estavam com licenças de transmissão em caráter científico. No caso da primeira, a outorga experimental foi extinta. Lembrando que a estreia das operações da Capital e da Cultura Brasil, pioneiras do FM estendido, se deu em 7 de maio de 2021. Nesse dia, também estreou a operação da Rádio Nacional, emissora pública da EBC, em São Paulo.

Por sua vez, a Bandeirantes, que já desativou os 840 kHz, opera os 86,3 MHz na mesma situação. A emissora já obteve a autorização de uso para os 107,3 MHz e está em fase de licenciamento. Foram pouco mais de dois anos de simulcast em meio a migração da emissora para o FM, de julho de 2022 até agosto de 2024.

A desativação dos 1000 kHz deve ocorrer ainda este mês, segundo a Record. Esse desligamento, depois de quase três meses operando simultaneamente em AM/FM, marcará também a despedida da mais antiga estação ainda em operação do dial AM de São Paulo.

Ontem houve a desmontagem do sistema radiante da Eldorado 107,3 FM na torre atual.

1000360862.jpg

Alguma coisa aconteceu pois ela era afiliada da transamerica ficou de 2007 a 2025 até o fim da rede aí é novembr virou afiliada da JP e agora em fevereiro já saiu da rede e vai para nova Brasil

Alguma coisa aconteceu pois ela era afiliada da transamerica ficou de 2007 a 2025 até o fim da rede aí é novembr virou afiliada da JP e agora em fevereiro já saiu da rede e vai para nova Brasil

Não sei se coincide, mas a Novabrasil vai lançar equipe de esportes. Vai ver eles tinham interesse mas a Jovem Pan não deixa colocar transmissão esportiva na rede musical.

Não sei se coincide, mas a Novabrasil vai lançar equipe de esportes. Vai ver eles tinham interesse mas a Jovem Pan não deixa colocar transmissão esportiva na rede musical.
curioso que eles não tinham transmissão de futebol como transamerica. só tinham transmissões dos jogos da seleção. meu palpite é que eles queriam fazer transmissões da câmara me lembro que eles faziam isso quando era transamerica
pode ter sido isso que fizeram sair da jp

Ontem, voltou ao ar a Hits FM. Estilo (93,3) segue fora.
Outra emissora que não está transmitindo neste momento é a Brasil de Fato. Estou conseguindo sintonizar bem fraquinho a Maravilha de Cambuí.

curioso que eles não tinham transmissão de futebol como transamerica. só tinham transmissões dos jogos da seleção. meu palpite é que eles queriam fazer transmissões da câmara me lembro que eles faziam isso quando era transamerica
pode ter sido isso que fizeram sair da jp
E vai ver que é por isso também que a Jovem Pan News deixou Rio Claro após 25 anos (e a JC FM ficou no lugar).

No AM (apesar de a JP ser mais “livre” para as afiliadas exibirem o que quiserem), a emissora cortava Os Pingos nos Is entre 2015 e 2017 para exibir o basquete local.

Sem falar que os blocos comerciais, até 2019, eram preenchidos com as propagandas locais de São Paulo (só a partir de 2019 é que a então JP News passou a exibir comerciais locais nos programas de rede).

E tem a questão do aumento de potência no FM e a mudança de frequência (de FM 106,1 para 89,1) e o fato de Rio Claro receber os sinais da JP News Piracicaba (FM 99,5, ex-Onda Livre AM e ex-Rádio Globo Piracicaba) e da JP News Campinas (FM 100,3, ex-Morena FM).​

Gente, quem puder, verifique as vinhetas da Gazeta FM de São Paulo (FM 88,1), pois com as mudanças que irão ocorrer na TV, talvez a partir deste domingo, ou na segunda, a rádio troque suas vinhetas, que estão no ar, pelo menos, há 28 anos.​

Na edição de hoje do "Manhã Record", o clima era de despedida do AM: “A partir da semana que vem, [Rádio Record] somente no FM”.

Em meio às mensagens áudios de WhatsApp e a execução da playlist musical da atração, Léo Miranda, conversando com Barroso, diretor da Rádio Record, compartilhou os planos para a programação no FM, que incluem uma assinatura do IBOPE (para "conhecer melhor os ouvintes", segundo o locutor) e uma especulação sobre a retomada das transmissões de futebol, além de relembrar alguns dos comunicadores e profissionais que passaram pela trajetória quase centenária da emissora. Além disso, foi prometido um novo aplicativo da emissora para dispositivos móveis.

Sobre o processo de migração AM/FM, os ouvintes relataram dificuldades de comprar aparelhos que sintonizam a faixa estendida. Eles foram instruídos a procurar por rádios com sintonizadores de ponteiros começando em 76 MHz ao invés de 88 MHz, de onde começa a faixa tradicional, para facilitar a identificação dos receptores habilitados para receber os sinais da nova banda de FM. Também foi comentado sobre os relatos das localizados em que os 77,1 MHz são recebidos, como no interior e no litoral de São Paulo.

A audiência foi convidada para acompanhar o programa "Roberto Carlos e Convidados" de amanhã, das 10h às 12h, “o último programa no AM”, sugerindo que o sinal dos 1000 kHz deve ser desligado nesse domingo.

As menções ao dial AM são mínimas, já que a emissora ganhou novas vinhetas que dão destaque ao sinal FM. O indicativo de chamada não menciona mais o prefixo ZYK522 (com o slogan "O novo som do Brasil"), mas sim o ZYS124 (com o slogan "Sua nova FM").

Ontem, voltou ao ar a Hits FM. Estilo (93,3) segue fora.
Outra emissora que não está transmitindo neste momento é a Brasil de Fato. Estou conseguindo sintonizar bem fraquinho a Maravilha de Cambuí.
A Brasil de Fato já voltou ao ar, mas hoje de manhã consegui sintonizar a emissora de Cambuí em 98.9 MHz.

Em alguns locais da ZN é possível ouvir também a Cidade em 100.7 MHz, outra emissora que transmite do sul de MG.

Última edição:
Back