radiocapital am 1040 esta saindo do ar de madruada
a record nao estou ouvindo tb de madrugada, empre ouco nos 1000 am radio de outropais aui em volta redonda rj
alguem pode comfirmar se estao saindo do ar de madrugada mesmo ?
Eu não tenho percebido esse movimento. Notei que os 1040 kHz saíram do ar num sábado, no ano passado, mas me pareceu um desligamento pontual porque ele não se repetiu nas outras semanas. Enquanto eu escrevia essa mensagem, a transmissão, tanto em AM 1040 kHz, FM 77,5 MHz e
streaming, estava muda. A operação já se normalizou.
A Record continua operando normalmente em AM.
1000,1040, 1200 devem sair em março agora
1040 1200 já tem 5 anos no FM estendido
O
Decreto nº 8.139/2013 não deixa claro quando o prazo de cinco anos começa a ser contado, ficando ele a critério do Ministério das Comunicações.
As rádios Capital e Cultura Brasil estão/estavam com licenças de transmissão em caráter científico. No caso da primeira, a
outorga experimental foi extinta. Lembrando que a estreia das operações da Capital e da Cultura Brasil, pioneiras do FM estendido,
se deu em 7 de maio de 2021. Nesse dia, também
estreou a operação da Rádio Nacional, emissora pública da EBC, em São Paulo.
Por sua vez, a Bandeirantes, que já desativou os 840 kHz, opera os 86,3 MHz na mesma situação. A emissora já
obteve a autorização de uso para os 107,3 MHz e está em
fase de licenciamento. Foram pouco mais de dois anos de simulcast em meio a migração da emissora para o FM, de julho de 2022 até agosto de 2024.
A desativação dos 1000 kHz deve ocorrer ainda este mês, segundo a Record. Esse desligamento, depois de quase três meses operando simultaneamente em AM/FM, marcará também a despedida da mais antiga estação ainda em operação do dial AM de São Paulo.