Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Membro
May
32
97
A Jovem Pan despadronizou demais as afiliadas. No RS tem afiliada com Jurassic Pan as 17h, tem outra que passa Jurassic as 19h. Tem afiliada que transmite Jornal da Manhã e Os Pingos Nos Is, tem outras que não transmitem. Algumas tem Jornal da Manhã local, outras o jornal de SP.
Acho que a Jovem Pan perdeu o encanto como rede por causa desse descuido na padronização. Ou as afiliadas seguem o padrão da rede ou deixam de fazer parte dela. Isso seria a minha determinação.
Na Sky, tanto a Band FM como a Nativa FM passam os comerciais de São Paulo, e a afiliada da Band FM (89,7, Piracicaba/SP) exibiu os comerciais da capital paulista no dia da estreia, antes do Quem Ama Não Esquece.

Já na Transamérica Hits, quando a antiga FM 103,3 de Itirapina/SP era afiliada, algumas vezes, os comerciais ficavam mudos.​
Curitiba chegou a ter as três Transaméricas: Pop, Hits e Light. No caso da Hits, quase não acompanhava e não sei dizer quanto aos comerciais e se tinha muitos programas locais. Eu acompanhava um tempo a Pop pela Sky, assim como a Jovem Pan, que tem o sinal de São Paulo, diferente da Oi, que tem o sinal da rede.

Membro conhecido
Feb
2,970
4,005
Acho que a Jovem Pan perdeu o encanto como rede por causa desse descuido na padronização. Ou as afiliadas seguem o padrão da rede ou deixam de fazer parte dela. Isso seria a minha determinação.

Curitiba chegou a ter as três Transaméricas: Pop, Hits e Light. No caso da Hits, quase não acompanhava e não sei dizer quanto aos comerciais e se tinha muitos programas locais. Eu acompanhava um tempo a Pop pela Sky, assim como a Jovem Pan, que tem o sinal de São Paulo, diferente da Oi, que tem o sinal da rede.
E a única capital com uma emissora de TV pertencente também ao mesmo grupo.

Membro conhecido
Mar
1,719
2,827
E a única capital com uma emissora de TV pertencente também ao mesmo grupo.
O projeto era concorrer com a MTV Brasil (1990-2013), mas preferiram ser inicialmente afiliada de redes menores (STV - Sesc/Senac, Canal/Rede 21, PlayTV, Rede 21 novamente) e em 2010, finalmente viraram uma emissora independente, porém acabou virando uma emissora local curitibana, bem longe do seu projeto original.

A TV Transamérica continuou no ar, aos trancos e barrancos, até vir a grande reestruturação da Rede Transamérica em 2019, com o fim das redes Pop, Hits e Light, a mudança de nome da Transamérica Light Curitiba para Light FM e, por fim, a venda da Light FM em 2021 e o fim da emissora de TV no ano anterior.​

Membro ativo
Sep
165
80
Sorte de vocês que têm Antena 1 pelo dial. Aqui em Curitiba, ela não vinga. A última passagem por aqui foi em FM 104,3, mas que logo foi "tomada" pela Rede Aleluia. Como tudo é dinheiro, arrendam para quem pagar mais. Sobre música internacional e MPB, aqui temos duas do mesmo grupo que tocam os estilos na ordem inversa: Rádio Ouro Verde FM 105,5 que toca internacional e algumas da MPB, e a Difusora FM 101,9 que toca MPB e algumas internacionais.
sera que a antena 1 um dia vai voltar operar nos 96.5 de maringa de novo agora esta a gospel fm no lugar não sei até quando eles ficaram até 2016 até entra canal de igreja no lugar e depois o canal da rede não voltou mais

Membro conhecido
Feb
132
332
sera que a antena 1 um dia vai voltar operar nos 96.5 de maringa de novo agora esta a gospel fm no lugar não sei até quando eles ficaram até 2016 até entra canal de igreja no lugar e depois o canal da rede não voltou mais
E voltar pra região de Londrina tbm, já teve antena 1 em Cambé, mas isso é assunto pra outro tópico

Membro conhecido
Feb
132
332
Vocês já notaram que a rádio Capital 77.5 está com a potência baixíssima há vários dias? Deve ser algum problema no Jaraguá, não sei se tem antena reserva. Talvez em breve melhore o sinal
Eu estava zapeando rádios daqui da minha cidade e realmente a potência da capital tá baixa, chiando bastante, sinal fraco... Em breve vídeo no canal (provavelmente semana que vem)

Membro conhecido
Mar
1,719
2,827
E voltar pra região de Londrina tbm, já teve antena 1 em Cambé, mas isso é assunto pra outro tópico
Aqui em Rio Claro a Antena 1 já teve uma afiliada, no final da década de 1990, em FM 95,1.

Porém, em 2001, a emissora foi arrendada pela Rede Aleluia, que saiu 20 anos depois (em 2021) e desde então a emissora passou a se chamar FM 95,1 e com programação adulta.

Tinha também a Antena 1 Piracicaba, em FM 95,5, mas a emissora virou Rede Aleluia no mesmo dia em que saiu da FM 95,1 daqui em 2021.

Antena 1 por aqui, na região, só em FM 107,5 de Campinas e quem tiver um bom rádio para captar o sinal da mesma.​

Membro conhecido
Sep
5,080
6,727
Interessante é que nos breaks, a rádio fica muda para que a afiliada possa inserir seus comerciais e não haver vazamento do satélite na volta do intervalo. Outra curiosidade é que o sinal da rede é diferente do que é gerado apenas para São Paulo. São dois estúdios, assim como fazem a Mix e a Jovem Pan. Para mim, isso é um desperdício de dinheiro. Dava para ser a mesma programação para todo mundo, bastando não dizer a frequência da cidade, a não no intervalo comercial. Esse modelo de dois estúdios talvez nem seja mais necessário hoje em dia, porque já tem mesas de som totalmente digitais, com touchscreen, sendo possível gerenciar duas programações diferente, tudo ali, na mesma mesa. Se forem organizados, conseguem gerar uma programação só para São Paulo e outra para a rede, por exemplo. Eu gostava da Transamérica no início dos anos 90 justamente por causa disso. Você podia estar em qualquer lugar do país que tivesse uma Transamérica que ia parecer que você estava em sua própria cidade, mas ouvindo a programação de qualidade que era gerada em São Paulo. A mesa a que me refiro é parecida com essa, usada aqui pela Caiobá FM, pela rádio T de Ponta Grossa e pela CBN Curitiba.
A foto em que mostra sua postagem é do estúdio da Antena 1 recentemente?

Membro conhecido
Jun
361
554
Vão me apedrejar mas...
Na minha opinião a Antena 1 não vinga como afiliada por ser muito engessada.
Se for analisar friamente é um vitrolão com pouco ou nenhum espaço para o afiliado.
São muito fortes no estreaming e tem um público cativo.
Hoje dá para fazer uma rádio local "inspirada" na Antena 1. Um bom programador consegue pegar as tendências, adaptar e replicar para o seu público.
A impressão que tenho é que a Antena 1 é usada como programação provisória por muitas emissoras.
Concordo. Porém, no caso da 104,3 de Curitiba, a culpa não foi da matriz. Assim como outras redes de rádio, existe um valor de publicidade veiculada no sinal da rede para todo o país que é repassado para as afiliadas. O pessoal daqui, nos breaks que deveriam ser espaços para propaganda local, tocavam músicas do acervo da Antena 1 e campanhas institucionais da Prefeitura de Curitiba.

Como tinha comentado, a rádio não tinha funcionários. Era comum as músicas que estavam tocando nos breaks "atropelarem" o sinal da rede, visto que não existia um opec para corrigir isso. Acabava ficando tudo para o técnico que mexia tanto na programação quanto nos equipamentos. Não existiu um esforço sequer para manter a rede por aqui. Muito pelo contrário, exigiram que a matriz aumentasse os repasses ou iriam romper o contrato.

Por isso, a Rede Aleluia arrendou a frequência. Inclusive, por força contratual, mesmo sobre o controle da IURD, tiveram de manter a programação da Antena 1 por um tempo. Nesse período, o áudio foi melhorado, os erros de sinal local entrando em cima da rede foram resolvidos e spots anunciando programas da Record começaram a ser veiculados nos breaks. O que mudou? O simples fato de ter funcionários na rádio.

Membro conhecido
Nov
829
1,770
Vocês já notaram que a rádio Capital 77.5 está com a potência baixíssima há vários dias? Deve ser algum problema no Jaraguá, não sei se tem antena reserva. Talvez em breve melhore o sinal
cara, na região da Liberdade está bom. Tá com cara que voltou a transmitir da torre quebra-galho na sede da rádio.

Membro conhecido
Nov
829
1,770
Concordo. Porém, no caso da 104,3 de Curitiba, a culpa não foi da matriz. Assim como outras redes de rádio, existe um valor de publicidade veiculada no sinal da rede para todo o país que é repassado para as afiliadas. O pessoal daqui, nos breaks que deveriam ser espaços para propaganda local, tocavam músicas do acervo da Antena 1 e campanhas institucionais da Prefeitura de Curitiba.

Como tinha comentado, a rádio não tinha funcionários. Era comum as músicas que estavam tocando nos breaks "atropelarem" o sinal da rede, visto que não existia um opec para corrigir isso. Acabava ficando tudo para o técnico que mexia tanto na programação quanto nos equipamentos. Não existiu um esforço sequer para manter a rede por aqui. Muito pelo contrário, exigiram que a matriz aumentasse os repasses ou iriam romper o contrato.

Por isso, a Rede Aleluia arrendou a frequência. Inclusive, por força contratual, mesmo sobre o controle da IURD, tiveram de manter a programação da Antena 1 por um tempo. Nesse período, o áudio foi melhorado, os erros de sinal local entrando em cima da rede foram resolvidos e spots anunciando programas da Record começaram a ser veiculados nos breaks. O que mudou? O simples fato de ter funcionários na rádio.
Esse é um dos problemas da migração, dono que não quer se esforçar e mete rede exigindo muito. Lembro que muitas vezes na 104.3, quando a rede não atropelava o break, ele terminava e a rádio ficava muda até o sat voltar kkkkkkkkkk, rádio era largada, vivia de spots da copel (que aliás, devem rodar em todas as rádios possíveis do estado).
Sobre a Aleluia, já deram vacilo tb. Na época do arrendamento da Colombo, eles plugavam a 83.7 a 93.3, então de madrugada ficavam as duas tocando sertanejo kkkkkkkkkkkkkkk

Membro conhecido
Mar
1,719
2,827
Esse é um dos problemas da migração, dono que não quer se esforçar e mete rede exigindo muito. Lembro que muitas vezes na 104.3, quando a rede não atropelava o break, ele terminava e a rádio ficava muda até o sat voltar kkkkkkkkkk, rádio era largada, vivia de spots da copel (que aliás, devem rodar em todas as rádios possíveis do estado).
Sobre a Aleluia, já deram vacilo tb. Na época do arrendamento da Colombo, eles plugavam a 83.7 a 93.3, então de madrugada ficavam as duas tocando sertanejo kkkkkkkkkkkkkkk
Com a Transamérica Hits, quando operou em Itirapina/SP em FM 103,3 era exatamente a mesma coisa. Até teve comerciais no começo, quando passava futebol, a emissora retransmitia a FM 100,1 de São Paulo, inclusive exibia comerciais locais da capital e a frequência.

Mas geralmente, nos intervalos, era o toque de hora, prefixo nas horas cheias e algum institucional da Transamérica antes de tocar uma música do acervo da antiga FM Cidade (que geralmente não tocava na programação de rede da Transamérica e que tocava na programação local, geralmente era sertanejo).

E, com a desfiliação e retorno da FM Cidade em março de 2016, a emissora passou a retransmitir a Intersom FM 103,9 de São Carlos das 5h às 9h, aí passava o Brasileirão (programa sertanejo) e o Jornal da Intersom/Intersom Debates nessa faixa, até o fim da FM Cidade em outubro de 2019.​

Última edição:
Membro
May
32
97
A foto em que mostra sua postagem é do estúdio da Antena 1 recentemente?
Não. Essa é da CBN Curitiba. As que eu sei que usam este console touch screen são Rádio T Ponta Grossa, Caiobá FM, Ouro Verde FM, e talvez até a Difusora FM por Caiobá e Ouro Verde fazerem parte do mesmo grupo e por causa dessas atualizações que fizeram nessas rádios. A foto que está aqui embaixo agora é da 89 Rock de Curitiba, enviada pela locutora Cris Kerber, que gentilmente me enviou quando eu pedi para ver que equipamento eles usam.

Attachments

• WhatsApp Image 2025-05-15 at 12.07.53.jpeg
    WhatsApp Image 2025-05-15 at 12.07.53.jpeg
    137.6 KB · Visualizações: 8
site statistics
AdBlock Detectado

Nós entendemos, os anúncios são irritantes!

Claro, o software de bloqueio de anúncios faz um ótimo trabalho ao bloquear anúncios, mas também bloqueia recursos úteis do nosso site. Para obter a melhor experiência no site, desative seu AdBlocker.

Desativei o AdBlock    Não, obrigado