Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Membro conhecido
Sep
195
346
A quase extinção do rádio AM no Brasil me incomoda um pouco.
Deveria ficar algumas emissoras bem estruturadas e potentes que pudessem cobrir o território brasileiro. Numa situação de emergência como um "apagão" de energia, chegada de ET's (rsrsrs), etc, etc, as rádios em cidades menores simplesmente saem do ar e muitas ficam até impossibilitadas de receber informações externas. As emissoras dependem demais da internet e até mesmo o rompimento de uma fibra ótica, seja ele acidental ou proposital pode criar sérios problemas.
As rádios AM seguiriam prestando serviço a população.
Acho um absurdo a Brasil não ter um sistema de alertas nacional como nos Estados Unidos por exemplo. Lá são feitos testes periódicos e aleatórios que simplesmente interrompem a programação de rádios e TV.
Lá os alertas podem ser nacionais, estaduais, regionais ou locais, sendo que existem emissoras chave pelo país e podem emitir alertas como um ataque nuclear, chegada de ET's, alerta especifico de furacão, terremoto, tsunami, vulcão etc.
 
Membro ativo
Jan
150
131
A quase extinção do rádio AM no Brasil me incomoda um pouco.
Deveria ficar algumas emissoras bem estruturadas e potentes que pudessem cobrir o território brasileiro. Numa situação de emergência como um "apagão" de energia, chegada de ET's (rsrsrs), etc, etc, as rádios em cidades menores simplesmente saem do ar e muitas ficam até impossibilitadas de receber informações externas. As emissoras dependem demais da internet e até mesmo o rompimento de uma fibra ótica, seja ele acidental ou proposital pode criar sérios problemas.
As rádios AM seguiriam prestando serviço a população.
Acho um absurdo a Brasil não ter um sistema de alertas nacional como nos Estados Unidos por exemplo. Lá são feitos testes periódicos e aleatórios que simplesmente interrompem a programação de rádios e TV.
Lá os alertas podem ser nacionais, estaduais, regionais ou locais, sendo que existem emissoras chave pelo país e podem emitir alertas como um ataque nuclear, chegada de ET's, alerta especifico de furacão, terremoto, tsunami, vulcão etc.
Eu defendo isto, teriamos que cobrar do nosso legislativo alguma PL relativo a sistema de alertas de emergências, como o do INMET por exemplo, além de frequências exclusivas, as tempestades severas são uma realidade no Brasil.
 
Membro conhecido
Sep
195
346
Eu defendo isto, teriamos que cobrar do nosso legislativo alguma PL relativo a sistema de alertas de emergências, como o do INMET por exemplo, além de frequências exclusivas, as tempestades severas são uma realidade no Brasil.
O sistema do INMET é bastante interessante e está sendo aprimorado mas como aconteceu no litoral norte de São Paulo este ano, basta cair uma torre de celular que o sistema é inútil. Torres de rádios FM em morros idem. O bom e velho rádio AM rompe barreiras geográficas e funciona até com pilhas.
 
Membro conhecido
Sep
522
545
A quase extinção do rádio AM no Brasil me incomoda um pouco.
Deveria ficar algumas emissoras bem estruturadas e potentes que pudessem cobrir o território brasileiro. Numa situação de emergência como um "apagão" de energia, chegada de ET's (rsrsrs), etc, etc, as rádios em cidades menores simplesmente saem do ar e muitas ficam até impossibilitadas de receber informações externas. As emissoras dependem demais da internet e até mesmo o rompimento de uma fibra ótica, seja ele acidental ou proposital pode criar sérios problemas.
As rádios AM seguiriam prestando serviço a população.
Acho um absurdo a Brasil não ter um sistema de alertas nacional como nos Estados Unidos por exemplo. Lá são feitos testes periódicos e aleatórios que simplesmente interrompem a programação de rádios e TV.
Lá os alertas podem ser nacionais, estaduais, regionais ou locais, sendo que existem emissoras chave pelo país e podem emitir alertas como um ataque nuclear, chegada de ET's, alerta especifico de furacão, terremoto, tsunami, vulcão etc.
Nos estados unidos, essa empresa coordena os alertas via RDS: https://www.alertfm.com
Também existe a rede da NOAA, que funciona em 162 MHz em receptores especiais: https://www.weather.gov/nwr&ln_desc=NOAA+Weather+Radio/
 
Membro ativo
Jan
150
131
O sistema do INMET é bastante interessante e está sendo aprimorado mas como aconteceu no litoral norte de São Paulo este ano, basta cair uma torre de celular que o sistema é inútil. Torres de rádios FM em morros idem. O bom e velho rádio AM rompe barreiras geográficas e funciona até com pilhas.
Sim, poderia ser usado ondsa curtas, onda longa serviria mas não é praticamente usado por aqui e é desconhecido para a maioria das pessoas.
 
Membro ativo
Jan
150
131
Com o RDS você pode usar a subportada RCA reservada para este tipo de coisa, como alertas, se comunicando com a rede.
 
Jun
415
673
Votando ao assunto do "fim" da Jovem Pan News, vamos às especulações (dados de minha própria cabeça 😄). Será que os donos da rádio não chegaram à conclusão de que ninguém tem rádio com FM estendido e que AM não tem mais a mesma qualidade devido às interferências? Sendo assim, que razão haveria em manter uma rádio inacessível? Quem quiser, que acesse a TV, podem ter pensado, ou o streaming, como se gabam sobre o Panflix. Mas e quanto às pessoas mais velhas, que têm mais dificuldades com tecnologia? E essas pessoas eram ouvintes assíduos da Jovem Pan nos tempos do AM. Ficaram sem sua rádio sem a menor justificativa. E o tudoradio.com apresentou os tais dados do Kantar IBOPE, que teriam sido divulgados pela própria rádio, de que a audiência estava "voando". Estranho, não? Será que essa rádio tem futuro, ou mesmo a TV tem?
 
Membro ativo
Oct
96
140
Votando ao assunto do "fim" da Jovem Pan News, vamos às especulações (dados de minha própria cabeça 😄). Será que os donos da rádio não chegaram à conclusão de que ninguém tem rádio com FM estendido e que AM não tem mais a mesma qualidade devido às interferências? Sendo assim, que razão haveria em manter uma rádio inacessível? Quem quiser, que acesse a TV, podem ter pensado, ou o streaming, como se gabam sobre o Panflix. Mas e quanto às pessoas mais velhas, que têm mais dificuldades com tecnologia? E essas pessoas eram ouvintes assíduos da Jovem Pan nos tempos do AM. Ficaram sem sua rádio sem a menor justificativa. E o tudoradio.com apresentou os tais dados do Kantar IBOPE, que teriam sido divulgados pela própria rádio, de que a audiência estava "voando". Estranho, não? Será que essa rádio tem futuro, ou mesmo a TV tem?
O estranho também é que nos GCs, aquelas legendas nos telejornais que ficam passando na parte de baixo da tela, são informadas as frequências das rádios, Classic Pan FM 76.7 e Jovem Pan News AM 620.
 
Membro conhecido
Nov
1,401
2,695
o tudoradio.com apresentou os tais dados do Kantar IBOPE, que teriam sido divulgados pela própria rádio, de que a audiência estava "voando".

É engraçado você tentar duvidar dos dados da Kantar Ibope (com certeza por conta das fake news eleitorais) sendo que a Jovem Pan nunca deixou de ser cliente deles mesmo com toda essa boataria. Ou você acha que tiram de onde a audiência que o Pânico comemora no ar contra a GloboNews? :LOL: Sem contar que a relação do tudoradio com a Jovem Pan é bem estreita, então...

Sobre esse tema, é complicado falar algo sobre o futuro da rádio. Em primeiro lugar, a Jovem Pan queria colocar na 76.7 a Jovem Pan FM e deixar a 100.9 pra Jovem Pan News. Mudou o governo, mudou todos os planos. Mas prevaleceu a ideia de colocar uma rádio musical na faixa estendida, afinal, tal público que ainda ouvia a rádio no AM iria ter alternativas pra acessar a programação noticiosa.

Pra mim, essa mudança iria acontecer a longo prazo porque desde que a Jovem Pan focou nessa Panflix eles deixaram de investir em rádio e se tornaram uma produtora audiovisual. Perdeu-se aquele aspecto de programação de rádio e agora é só o áudio da TV. Só não perdem as afiliadas porque quem ouve e quem banca isso é super fanático, mas o start já começou em São Paulo...
 
Membro ativo
Jan
150
131
E o Radio Digital vai sair ou não vai ??
A médio prazo eu diria que não, a migração AM-FM foi uma saída mais barata, eu queria que fosse digitalizado, mas sabemos que depende tudo do custeio. Em boa parte dos países mesmo os desenvolvidos o FM analógico ainda é realidade e não há o interesse de um desligamento o que particularmente acho bom, mas um apagão forçaria uma digitalização completa e mudança de receptores. Acredito que a longo prazo, a digitalização seja na verdade uma maior integração com streaming, com sistemas híbridos como já ocorre em interfaces automotivas, alternando entre o fluxo de áudio e o FM.
 
Top