Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Destaques do momento

A quase extinção do rádio AM no Brasil me incomoda um pouco.
Deveria ficar algumas emissoras bem estruturadas e potentes que pudessem cobrir o território brasileiro. Numa situação de emergência como um "apagão" de energia, chegada de ET's (rsrsrs), etc, etc, as rádios em cidades menores simplesmente saem do ar e muitas ficam até impossibilitadas de receber informações externas. As emissoras dependem demais da internet e até mesmo o rompimento de uma fibra ótica, seja ele acidental ou proposital pode criar sérios problemas.
As rádios AM seguiriam prestando serviço a população.
Acho um absurdo a Brasil não ter um sistema de alertas nacional como nos Estados Unidos por exemplo. Lá são feitos testes periódicos e aleatórios que simplesmente interrompem a programação de rádios e TV.
Lá os alertas podem ser nacionais, estaduais, regionais ou locais, sendo que existem emissoras chave pelo país e podem emitir alertas como um ataque nuclear, chegada de ET's, alerta especifico de furacão, terremoto, tsunami, vulcão etc.

Deveria ficar algumas emissoras bem estruturadas e potentes que pudessem cobrir o território brasileiro. Numa situação de emergência como um "apagão" de energia, chegada de ET's (rsrsrs), etc, etc, as rádios em cidades menores simplesmente saem do ar e muitas ficam até impossibilitadas de receber informações externas. As emissoras dependem demais da internet e até mesmo o rompimento de uma fibra ótica, seja ele acidental ou proposital pode criar sérios problemas.
Acho um absurdo a Brasil não ter um sistema de alertas nacional como nos Estados Unidos por exemplo. Lá são feitos testes periódicos e aleatórios que simplesmente interrompem a programação de rádios e TV.
Lá os alertas podem ser nacionais, estaduais, regionais ou locais, sendo que existem emissoras chave pelo país e podem emitir alertas como um ataque nuclear, chegada de ET's, alerta especifico de furacão, terremoto, tsunami, vulcão etc.
Eu defendo isto, teriamos que cobrar do nosso legislativo alguma PL relativo a sistema de alertas de emergências, como o do INMET por exemplo, além de frequências exclusivas, as tempestades severas são uma realidade no Brasil.

Eu defendo isto, teriamos que cobrar do nosso legislativo alguma PL relativo a sistema de alertas de emergências, como o do INMET por exemplo, além de frequências exclusivas, as tempestades severas são uma realidade no Brasil.
O sistema do INMET é bastante interessante e está sendo aprimorado mas como aconteceu no litoral norte de São Paulo este ano, basta cair uma torre de celular que o sistema é inútil. Torres de rádios FM em morros idem. O bom e velho rádio AM rompe barreiras geográficas e funciona até com pilhas.

Nos estados unidos, essa empresa coordena os alertas via RDS: https://www.alertfm.com
Também existe a rede da NOAA, que funciona em 162 MHz em receptores especiais: https://www.weather.gov/nwr&ln_desc=NOAA+Weather+Radio/

O sistema do INMET é bastante interessante e está sendo aprimorado mas como aconteceu no litoral norte de São Paulo este ano, basta cair uma torre de celular que o sistema é inútil. Torres de rádios FM em morros idem. O bom e velho rádio AM rompe barreiras geográficas e funciona até com pilhas.
Sim, poderia ser usado ondsa curtas, onda longa serviria mas não é praticamente usado por aqui e é desconhecido para a maioria das pessoas.

Com o RDS você pode usar a subportada RCA reservada para este tipo de coisa, como alertas, se comunicando com a rede.

Votando ao assunto do "fim" da Jovem Pan News, vamos às especulações (dados de minha própria cabeça 😄). Será que os donos da rádio não chegaram à conclusão de que ninguém tem rádio com FM estendido e que AM não tem mais a mesma qualidade devido às interferências? Sendo assim, que razão haveria em manter uma rádio inacessível? Quem quiser, que acesse a TV, podem ter pensado, ou o streaming, como se gabam sobre o Panflix. Mas e quanto às pessoas mais velhas, que têm mais dificuldades com tecnologia? E essas pessoas eram ouvintes assíduos da Jovem Pan nos tempos do AM. Ficaram sem sua rádio sem a menor justificativa. E o tudoradio.com apresentou os tais dados do Kantar IBOPE, que teriam sido divulgados pela própria rádio, de que a audiência estava "voando". Estranho, não? Será que essa rádio tem futuro, ou mesmo a TV tem?

Votando ao assunto do "fim" da Jovem Pan News, vamos às especulações (dados de minha própria cabeça 😄). Será que os donos da rádio não chegaram à conclusão de que ninguém tem rádio com FM estendido e que AM não tem mais a mesma qualidade devido às interferências? Sendo assim, que razão haveria em manter uma rádio inacessível? Quem quiser, que acesse a TV, podem ter pensado, ou o streaming, como se gabam sobre o Panflix. Mas e quanto às pessoas mais velhas, que têm mais dificuldades com tecnologia? E essas pessoas eram ouvintes assíduos da Jovem Pan nos tempos do AM. Ficaram sem sua rádio sem a menor justificativa. E o tudoradio.com apresentou os tais dados do Kantar IBOPE, que teriam sido divulgados pela própria rádio, de que a audiência estava "voando". Estranho, não? Será que essa rádio tem futuro, ou mesmo a TV tem?
O estranho também é que nos GCs, aquelas legendas nos telejornais que ficam passando na parte de baixo da tela, são informadas as frequências das rádios, Classic Pan FM 76.7 e Jovem Pan News AM 620.

o tudoradio.com apresentou os tais dados do Kantar IBOPE, que teriam sido divulgados pela própria rádio, de que a audiência estava "voando".

É engraçado você tentar duvidar dos dados da Kantar Ibope (com certeza por conta das fake news eleitorais) sendo que a Jovem Pan nunca deixou de ser cliente deles mesmo com toda essa boataria. Ou você acha que tiram de onde a audiência que o Pânico comemora no ar contra a GloboNews? :LOL: Sem contar que a relação do tudoradio com a Jovem Pan é bem estreita, então...

Sobre esse tema, é complicado falar algo sobre o futuro da rádio. Em primeiro lugar, a Jovem Pan queria colocar na 76.7 a Jovem Pan FM e deixar a 100.9 pra Jovem Pan News. Mudou o governo, mudou todos os planos. Mas prevaleceu a ideia de colocar uma rádio musical na faixa estendida, afinal, tal público que ainda ouvia a rádio no AM iria ter alternativas pra acessar a programação noticiosa.

Pra mim, essa mudança iria acontecer a longo prazo porque desde que a Jovem Pan focou nessa Panflix eles deixaram de investir em rádio e se tornaram uma produtora audiovisual. Perdeu-se aquele aspecto de programação de rádio e agora é só o áudio da TV. Só não perdem as afiliadas porque quem ouve e quem banca isso é super fanático, mas o start já começou em São Paulo...

E o Radio Digital vai sair ou não vai ??
A médio prazo eu diria que não, a migração AM-FM foi uma saída mais barata, eu queria que fosse digitalizado, mas sabemos que depende tudo do custeio. Em boa parte dos países mesmo os desenvolvidos o FM analógico ainda é realidade e não há o interesse de um desligamento o que particularmente acho bom, mas um apagão forçaria uma digitalização completa e mudança de receptores. Acredito que a longo prazo, a digitalização seja na verdade uma maior integração com streaming, com sistemas híbridos como já ocorre em interfaces automotivas, alternando entre o fluxo de áudio e o FM.

Back