Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Membro conhecido
Mar
1,875
3,327
O sintonizador dos novos Pioneer, embora ainda bom, não é como dos antigos. Entenda por antigo aqueles em que vem escrito Super Tuner.
Aqui se estou perto à torre da única FM comercial da cidade (104,7) e tento ouvir alguma rádio próxima no dial, fica misturando.
Também com alguma frequência ao fazer um scan ele para em frequências que não há estações, especialmente no FM estendido.
 
Membro conhecido
Aug
161
443
O sintonizador dos novos Pioneer, embora ainda bom, não é como dos antigos. Entenda por antigo aqueles em que vem escrito Super Tuner.
Aqui se estou perto à torre da única FM comercial da cidade (104,7) e tento ouvir alguma rádio próxima no dial, fica misturando.
Também com alguma frequência ao fazer um scan ele para em frequências que não há estações, especialmente no FM estendido.

O sintonizador dos novos Pioneer, embora ainda bom, não é como dos antigos. Entenda por antigo aqueles em que vem escrito Super Tuner.
Aqui se estou perto à torre da única FM comercial da cidade (104,7) e tento ouvir alguma rádio próxima no dial, fica misturando.
Também com alguma frequência ao fazer um scan ele para em frequências que não há estações, especialmente no FM estendido.
É exatamente esse que eu tenho, um modelo SuperTuner III D. Pensei em vender ele, não sei se alguém interessaria. Mas já me falaram mesmo que esses novos não sao tão bons de sensibilidade na sintonia... só compraria pelo FM estendido. Mas uso um celular que não uso mais no dia a dia, da Motorola, com o FMe ligado no adaptador bluetooth desse Pioneer.
 
Oct
29
71
Legal hein. E num rádio Pioneer automotivo. Meu próximo investimento será um desse. Tenho um Pioneer dos antigos, tem uma excelente recepção mas não tem FM estendido. O local que vc captou tem Boa altitude?
Sim, era um local alto e aberto, isso facilitou também. Ah, e o mais importante, antena. Nada de antena amplificada. Infelizmente não é o desing da maioria dos veículos, mas a antena antiga telescópica é a ideal, nada se compara de longe com ela. Eu uso um suporte de antena de radioamador veicular, troquei o cabo e adaptei uma antena telescópica, fica parecendo veículo da polícia, hehehe, mas o resultado é sensacional. Vale a pena.
 
Última edição:
Oct
29
71
O sintonizador dos novos Pioneer, embora ainda bom, não é como dos antigos. Entenda por antigo aqueles em que vem escrito Super Tuner.
Aqui se estou perto à torre da única FM comercial da cidade (104,7) e tento ouvir alguma rádio próxima no dial, fica misturando.
Também com alguma frequência ao fazer um scan ele para em frequências que não há estações, especialmente no FM estendido.
É fato André, no vídeo mesmo que fiz, observe na hora que eu faço a sintonia manual que em 79,7 Mhz entra o batimento da Bandeirantes 85,7 com a Educadora 91,7, as duas estão na mesma torre. A diferença das duas frequências é 6MHz, subtraindo 6 de 85,7 resulta cravado 79,7. Isso não me agrada por aqui, não tenho recordação desse tipo de problema nos modelos antigos , inclusive tenho um na bancada KEH-1750, mesmo não recebendo claro a faixa estendida, não apresenta nada de batimento, e olha que eu ligo nele antena externa de ganho..
 
Jan
2
15
Vão instalar a antena e o TX do 84,3 aonde? Tem um espaço vago na torre da Gazeta
Olá.
Essas novas concessões na faixa de Radiodifusão FM e migrações OM AM para FM, terão poucos ouvintes, já que, a grande maioria dos receptores iniciam a sintonia em 88 Mhz.
Nas migrações quem ficou na pior, foram ouvintes de Ondas Médias nas longínquas cidades na zona rural. Esses mesmos já estão sentindo falta das emissoras que transmitiam em Ondas Curtas.
Moro próximo ao largo 13 de maio aqui em Santo Amaro.
Hoje sintonizando estações em OM em um velho receptor BOSCH automotivo, sintonizei a Nova Morada que eu ainda não tinha ouvido. Fiz pesquisas e cheguei aqui neste Fórum.
O estúdio da Nova Morada é aqui próximo.
Sou Radioamador e tanto eu como vários colegas Radioamadores de Santo Amaro, já tivemos muitos problemas com interferências em várias bandas de HF causadas pela Cultura AM 1200 Khz, onde os Transmissores estão montados na represa Guarapiranga. O bom que quando fiz a reclamação na ANATEL, os responsáveis pela emissora entraram em contato comigo e deram toda atenção. Na época os Transmissores passaram por ajustes e por esse motivo, as interferências surgiram. Depois de um novo ajuste, as interferências sumiram até hoje. Eles ligaram pra mim para verificar se eu estava tendo interferências nas faixas de Radioamador HF.
É isso aí pessoal. Forte abraço para todos.
Francisco Filho
PY2CSY/PS7CS - São Paulo SP
 
Jan
2
15
O sintonizador dos novos Pioneer, embora ainda bom, não é como dos antigos. Entenda por antigo aqueles em que vem escrito Super Tuner.
Aqui se estou perto à torre da única FM comercial da cidade (104,7) e tento ouvir alguma rádio próxima no dial, fica misturando.
Também com alguma frequência ao fazer um scan ele para em frequências que não há estações, especialmente no FM estendido.
Olá André.
Os receptores antigos tinham um bom FPB (Filtro Passa Banda), que nos receptores fica localizado antes do misturador de RF e depois do amplificador de RF onde é conectada a antena.
A tecnologia avançou, mas parece que relaxaram.
Os bons receptores do passado, o FPB era somente indutores ou bobinas e capacitor variável, depois, passaram a usar bobinas com núcleo móvel de ferrites, conhecidas como "Permeabilidade Magnética". Os auto rádios da BOSCH usavam muito esse tipo de sintonia.
Tenho um receptor BOSCH que modifiquei a faixa de Ondas Curtas de 49 metros para faixa de Radioamador 40 metros. Ele tem FM e OM. Certa vez que fui ao prédio do escritório da Petrobrás, que era em frente ao prédio da Gazeta, levei o BOSCH para ver o comportamento da recepção dele. Fiquei surpreso com a seletividade.

Francisco Filho
PY2CSY/PS7CS
São Paulo - SP
 
Jan
14
36
Nos últimos dias, a Rádio Trianon está transmitindo um ruído considerável. A programação segue normal, mas fica difícil de acompanhar. Fica a dúvida sobre o motivo que faz com que o problema não seja resolvido rapidamente. Dinheiro? Acho que não, pois o grupo Mix/Objetivo é grande.
 
Membro conhecido
Mar
1,875
3,327
Um assunto que estava esquecendo de comentar.
Quem possui um celular Motorola já deve estar desfrutando do FM estendido há anos. Mas nos aparelhos Samsung a coisa muda de figura. Eu peguei um A30 usado no fim do ano passado. Um aparelho de 2019 que p/ minha surpresa só tinha o FM convencional e não tem como mudar região. Pois bem, a última atualização do Android 11 liberada em janeiro atualizou o rádio que agora conta com FM estendido!
 
Membro conhecido
Aug
161
443
O meu J6 ainda está e deve continuar no FM convencional. Sorte que tenho um Motorola sem o alto falante mas que uso pra música e rádio com FMe via Bluetooth
 
Membro conhecido
Mar
1,875
3,327
O meu J6 ainda está e deve continuar no FM convencional. Sorte que tenho um Motorola sem o alto falante mas que uso pra música e rádio com FMe via Bluetooth
Suponho que o J6 roda Android 10. Minha irmã tem um Samsung S9 com essa versão, hoje como ela veio aqui aproveitei buscar atualizações mas nada foi encontrado. O rádio começa a sintonia em 87,5 mesmo.
 
Oct
29
71
Entrou no ar exatamente às 11h a Rádio Mix no FM estendido de Limeira em 82,9
Aqui em Valinhos ela está chegando mais forte que as tradicionais de Limeira 99,9 e 100,7. Só o RDS que está " undefined" na linha de identificação, já na linha de slogan aparece " MIX 82.9 MHZ LIMEIRA". Ao meu ver estão priorizando a sintonia em celulares, porém , no meu caso que sintonizei inicialmente no rádio do carro, fiquei na expectativa de saber que emissora era aquela até sair uma vinheta no ar. Pelo menos um MIX LMR seria cabível.
 
Membro conhecido
Nov
1,349
2,613
O Grupo Camargo de Comunicação, dos irmãos José Ernesto e João Carlos, donos das rádios Alpha FM e 89 e da Esfera Brasil, vai assumir a operação da no Brasil, que é transmitida para São Paulo.

A rádio, que funciona desde 2010 e era controlada por Paulo Henrique Cardoso, mantém o licenciamento da The Walt Disney Company.

 
Membro ativo
Sep
60
161
Rádio Eldorado 107,3 que pertence ao Estadão teve melhorias técnicas e um grande aumento de potência. Saiu da classe A1 pra mais forte: E3.
Oi Cristiano, na realidade a 107,3 pertence a Fundação Brasil 2000 das Faculdades Anhembi/Morumbi e que tem uma espécie de arrendamento/parceira de conteúdo com a Eldorado, que fornece o conteúdo da programação. Infelizmente o grupo Estadão se desfez de suas 2 rádios, vendendo a AM para o RR Soares e a FM 92,9 para o Ratinho.
Mas estão de parabéns pelo empenho em subir de A2 para A1 e agora para E3
A 107,3 Eldorado FM é uma das melhores opções no segmento adulto, com muita diversidade de estilos musicais, sem se importar muito com o playlist engessado das outras concorrentes.
 
Membro conhecido
Mar
1,875
3,327
Tenho um smartphone Samsung, modelo A30. Desde o último domingo, houve uma atualização no aplicativo Rádio FM do aparelho, fazendo com que seja possível sintonizar também o FM estendido.
Saiu no Tudorádio, aparentemente a atualização foi baixada automaticamente ontem, data que muitos perceberam a melhoria. Coincidentemente eu tenho um A30 mas tinha procurado atualizações manualmente no começo de fevereiro (dia 7/2) e já estava disponível.
E meu walkman Aiwa de 22 anos atrás também foi atualizado com sucesso :ROFLMAO:
DSC10435.JPG
 
Membro ativo
Oct
96
140
Oi Cristiano, na realidade a 107,3 pertence a Fundação Brasil 2000 das Faculdades Anhembi/Morumbi e que tem uma espécie de arrendamento/parceira de conteúdo com a Eldorado, que fornece o conteúdo da programação. Infelizmente o grupo Estadão se desfez de suas 2 rádios, vendendo a AM para o RR Soares e a FM 92,9 para o Ratinho.
Mas estão de parabéns pelo empenho em subir de A2 para A1 e agora para E3
A 107,3 Eldorado FM é uma das melhores opções no segmento adulto, com muita diversidade de estilos musicais, sem se importar muito com o playlist engessado das outras concorrentes.
A Eldorado FM só consegue sobreviver com uma programação diferenciada por ser de concessão de caráter não comercial, assim como a USP, Cultura, Cultura Brasil, Brasil Atual, Nacional.
 
Membro conhecido
Aug
161
443
A Mix de Limeira 82,9 no FMe tá chegando na minha casa aqui na zona leste da capital. O sinal oscila talvez devido a grande distância (mais de 130 km em linha reta), chegando a pegar sem chiado por alguns momentos. Eu ligo numa antena externa da Proeletronic modelo Prohd 3000 que tbm sintoniza FM. Apesar disso ela tá chegando melhor que a Nova Difusora 79,9 de Osasco que é bem mais perto.CYMERA_20220226_212734.jpg
 
Última edição:
Top