Rádio AM e FM no Paraná

Membro ativo
Sep
148
52
95.6 de maringa
a tribuna fm deveriam adiquerir o canal pois eles estão operando sozinho em arapongas para fazer a ampliação do sinal

Membro conhecido
Nov
691
1,342
User Vip
93.3 voltou com a Colombão e a Rede Aleluia entrou morrendo na Barigui. 102.9 sem maiores novidades. No meio disso, tem a a 85.3 que parou de veicular o nome CIDADE, e o desligamento da 1060.

Membro ativo
Oct
82
101
Minhas impressões é que tanto a Colombo 93.3 Fm e essa Nova Estação Fm 102.9 já alugam as concessões assim que alguma igreja caça-niquel esteja disposta a arrendar.
Percebo nenhuma firmeza desse pessoal em oferecer opções no dial.

Membro conhecido
Jun
274
375
Minhas impressões é que tanto a Colombo 93.3 Fm e essa Nova Estação Fm 102.9 já alugam as concessões assim que alguma igreja caça-niquel esteja disposta a arrendar.
Quanto mais o tempo passa, mais se percebe que, com algumas poucas exceções, apenas as rádios pertencentes a grupos de comunicação possuem essa preocupação com os ouvintes. As demais pertencem a empresários que têm diversos negócios em outras áreas e querem apenas lucrar com as concessões. Uma pena, mal sabem eles que estão contribuindo para a morte do meio radiofônico.

Membro ativo
Oct
82
101
Quanto mais o tempo passa, mais se percebe que, com algumas poucas exceções, apenas as rádios pertencentes a grupos de comunicação possuem essa preocupação com os ouvintes. As demais pertencem a empresários que têm diversos negócios em outras áreas e querem apenas lucrar com as concessões. Uma pena, mal sabem eles que estão contribuindo para a morte do meio radiofônico.
Exatamente isso.
🎯🎯🎯🎯🎯🎯

Membro ativo
Sep
148
52
nova cultura de maringa 90.3 vive fora do ar ja faz de algum tempo que ando obsversando até de madrugada
a unica coisa que tem é grade de igreja durante o dia e a noite é uma vez ou outra que esta assim e nada de musica nacional internacional dos aos 90 8 9 só falação dia e noite tragico

Membro conhecido
Nov
691
1,342
User Vip
eu já tenho um pensamento diferente: a 102.9 é dos mesmos donos da 104.3, capaz q vão usar essa segunda pra fazer caixa kkkkkkkkk e a 93.3 deve ter alugado esses 2 anos e pouquinho só pra pagar a migração mesmo

Membro conhecido
Nov
691
1,342
User Vip
me chegou uma informação que nos próximos meses entra outra rádio adulta em curitiba, a 96.7, migrante da 1430. vai ser um projeto easy, de responsabilidade da própria evangelizar. a previsão é até setembro.

LMC

Membro conhecido
Jul
1,230
1,132
me chegou uma informação que nos próximos meses entra outra rádio adulta em curitiba, a 96.7, migrante da 1430. vai ser um projeto easy, de responsabilidade da própria evangelizar. a previsão é até setembro.
IGUAL A EXTINTA LUMEN FM????????????

LMC

Membro conhecido
Jul
1,230
1,132
E a RUC FM de Maringá?Tá fora do ar na internet há 2 anos.Ela está no ar,ainda?

Membro ativo
Oct
82
101
Sobre um projeto assim acho ótimo,embora não confio no Grupo Evangelizar que parece querer transformar todas as emissoras que gerencia num confensionário radiofônico...Mas por que será que estão ocupando o dial convencional da região metropolitana da capital sendo que o estendido foi disponibilizado para essas emissoras migrantes? E até que ponto isso pode entrar em conflito com os sinais da MZ Fm e Máxima Hits que estao na mesma frequencia?

Membro conhecido
Jun
274
375
Sobre um projeto assim acho ótimo,embora não confio no Grupo Evangelizar que parece querer transformar todas as emissoras que gerencia num confensionário radiofônico...Mas por que será que estão ocupando o dial convencional da região metropolitana da capital sendo que o estendido foi disponibilizado para essas emissoras migrantes? E até que ponto isso pode entrar em conflito com os sinais da MZ Fm e Máxima Hits que estao na mesma frequencia?
Simples: a Anatel abriu precedente autorizando que AMs em SP, que até então estavam autorizadas a migrar para o estendido, migrassem para o convencional. Agora, todas as migrantes querem ir para o convencional. Outra curitibana que conseguiu autorização foi a Difusora. Irá para 101,9.

Sobre os conflitos com a MZ e a Máxima Hits, com certeza irão ocorrer. Da mesma forma, a 90,7 conflita com a Nova Rio Negro de Rio Negro/PR e a 101,9 conflitará com a Uniguaçu FM de União da Vitória/PR. São canais que não poderiam ser utilizados na prática, mas o $, como sempre, fala mais alto.

Membro ativo
May
115
185
Se todas as emissoras da Evangelizar/Rede Católica migraram do AM para o FM é o começo do fim do rádio. Pq aí teremos boa parte do dial ocupado por transmissão religiosa. A Anatel deveria controlar melhor esse negócio de múltiplas concessões a um mesmo grupo econômico e com atuação no mesmo segmento.
Mas enfim, quando derem por si ninguém mais estará escutando, muitos aparelhos de celular não tem mais rádio, já não se vendem rádios de mesa (micro/mini system) como antigamente e a maioria das atuais caixinhas só tem bluetooth e pendrive, nada de radio. Carro de rádio ainda é um segmento interessante, mas nesses novos carros com telas imensas no painel o rádio perde o atrativo.

Membro conhecido
Jan
283
260
Abrir exceção é complicado, é claro que 101.9 mHz vai ter redução de classe, mas ainda sim. Vai ficar com situações semelhantes ao dial congestinado de SP a Campinas. Uma situação extrema é da Vinhedo e São Paulo, duas classes uma A2 e outra A1 em 94,1 mHz com a distância de 66,28 km em linha reta, mesmo a melhor direcionalidade gerará conflitos.

Última edição:
Membro conhecido
Jan
283
260
Uma certa "folga" também permitem a recepção a uma distância maior, mesmo que não seja a área de cobertura. Nestes casos fica próximo ao contorno protegido ou até menos como nesta exceção que comentei.

AdBlock Detectado

Nós entendemos, os anúncios são irritantes!

Claro, o software de bloqueio de anúncios faz um ótimo trabalho ao bloquear anúncios, mas também bloqueia recursos úteis do nosso site. Para obter a melhor experiência no site, desative seu AdBlocker.

Desativei o AdBlock    Não, obrigado