Rádio AM e FM no Paraná

Membro conhecido
Sep
4,100
4,075

Grupo Maringá de Comunicação amplia presença no Sul com nova rádio em Curitiba​

Operação faz parte da sociedade firmada com as empresas Canal Marketing e Grupo Verde Vale de Comunicação, dando origem à R4 Comunicação

O Grupo Maringá de Comunicação (GMC) anunciou a expansão de sua atuação no Sul do Brasil com a entrada de Uma nova operação de rádio: a futura 89 FM A Rádio Rock FM 89.3 de Curitiba. A iniciativa ocorre por meio de uma sociedade firmada com as empresas Canal Marketing e Grupo Verde Vale de Comunicação, dando origem à R4 Comunicação.

Segundo Alexandre Barros, CEO do GMC, a decisão de investir na expansão tem como base a força do meio rádio, que, segundo ele, tem se destacado mesmo diante da transformação digital. “O rádio, dos grandes meios de comunicação, é o único que está sobrevivendo à internet e até, numa grande medida, crescendo. Por acreditar no rádio, decidimos expandir nessa área”, afirmou.

Já em Curitiba, a marca 89 A Rádio Rock estreia oficialmente Dia (29), em um projeto conjunto entre o Grupo Camargo de Comunicação (GC2), detentor da marca, e a R4 Comunicação. A emissora chega ao mercado paranaense no modelo de franquia/licenciamento, sendo a primeira afiliada da marca paulistana no Sul do país.

67dc0e74ed825.png

José Roberto Mattos, head comercial do GMC e também sócio da R4 Comunicação, destacou o potencial dos novos mercados e o fortalecimento do rádio como fator decisivo para os investimentos. “ a 89 Rock torna Curitiba a cidade mais rock do Brasil, sem dúvida alguma”, declarou.

Membro ativo
Feb
66
181
Boa noite a todos, encontrei esse outro fórum e agora estou o acompanhando. Acho interessante que vai ter 89 em Curitiba. Ainda queria que a Antena 1 voltasse a ter uma emissora na cidade...
Quando eu era menor já cheguei a morar em Curitiba, então conheço a cidade e gosto bastante do Paraná...
A quem não me conhece, visite meu canal no YT: @renatinh0.

Membro conhecido
Jun
293
419
Boa noite a todos, encontrei esse outro fórum e agora estou o acompanhando. Acho interessante que vai ter 89 em Curitiba. Ainda queria que a Antena 1 voltasse a ter uma emissora na cidade...
Quando eu era menor já cheguei a morar em Curitiba, então conheço a cidade e gosto bastante do Paraná...
A quem não me conhece, visite meu canal no YT: @renatinh0.
Difícil a Antena 1 voltar amigo. A rede está perdendo diversas afiliadas pelo país e não tem feito nada em relação a isso. Ela ter ido embora de Curitiba só seguiu a tendência.

Membro conhecido
Jun
293
419
realmente... acho que o principal fator é o break curto.
Breaks curtos, programação da rede inferior em relação à 94,7 de SP e impossibilidade de ter programação local. Eles querem ter controle de tudo, não dão liberdade alguma e ainda oferecem uma playlist mais jovem no sinal nacional, sendo que as afiliadas assinam com a Antena 1 justo para ter uma linha adulta. Em cidades do interior de SP que possuem cobertura tanto da 94,7 paulistana quanto da 107,5 de Campinas é bem evidente a diferença.

Membro conhecido
Nov
1,941
3,735
Breaks curtos, programação da rede inferior em relação à 94,7 de SP e impossibilidade de ter programação local. Eles querem ter controle de tudo, não dão liberdade alguma e ainda oferecem uma playlist mais jovem no sinal nacional, sendo que as afiliadas assinam com a Antena 1 justo para ter uma linha adulta. Em cidades do interior de SP que possuem cobertura tanto da 94,7 paulistana quanto da 107,5 de Campinas é bem evidente a diferença.

A afiliada de Salvador é um exemplo de que eles estão querendo flexibilizar pra mudar isso.

Membro conhecido
Jun
293
419
A afiliada de Salvador é um exemplo de que eles estão querendo flexibilizar pra mudar isso.
Na verdade não. A afiliada de Salvador compra o horário da rede para ter programação local. Claro que, tendo audiência e dando retorno, a rede pode acabar adotando isso em nível nacional, mas considerando a postura deles nos últimos anos vejo como improvável. Só liberaram porque estão recebendo bem para tal.

Membro conhecido
Jan
330
377
Na verdade não. A afiliada de Salvador compra o horário da rede para ter programação local. Claro que, tendo audiência e dando retorno, a rede pode acabar adotando isso em nível nacional, mas considerando a postura deles nos últimos anos vejo como improvável. Só liberaram porque estão recebendo bem para tal.
Você está se referindo a licenciamento de marca?

Membro ativo
Sep
108
221
São vários os casos de afiliadas da Antena 1 adotarem outros programas, lembro de épocas que as extintas afiliadas de Santa Maria/RS havia um jornal ao meio-dia, na de Blumenau com músicas tradicionais alemãs nos domingos pela manhã, a de Chapecó com transmissão de jogos de futebol. Atualmente o caso de Salvador e o próprio licenciamento do Rio com playlist com músicas nacionais. Então acredito que há um flexibilidade pela rede. O que poderiam é padronizar horários específicos para programação local (manhã cedo ou almoço, por exemplo). Vou analisar se há diferença do playlist da 94.7 SP para a rede, mas também ao meu ver poderia ser uma programação só pra todo Brasil já que é uma das emissoras mais ouvidas pelo streaming justamente com o sinal da 94.7, não faz sentido o ouvinte ouvir um comunicador no rádio do carro, chegar em casa e ligar a Antena 1 do streaming e ter outra locução no mesmo horário

Membro ativo
Feb
66
181
realmente... acho que o principal fator é o break curto.
Sim, com certeza
São vários os casos de afiliadas da Antena 1 adotarem outros programas, lembro de épocas que as extintas afiliadas de Santa Maria/RS havia um jornal ao meio-dia, na de Blumenau com músicas tradicionais alemãs nos domingos pela manhã, a de Chapecó com transmissão de jogos de futebol. Atualmente o caso de Salvador e o próprio licenciamento do Rio com playlist com músicas nacionais. Então acredito que há um flexibilidade pela rede. O que poderiam é padronizar horários específicos para programação local (manhã cedo ou almoço, por exemplo). Vou analisar se há diferença do playlist da 94.7 SP para a rede, mas também ao meu ver poderia ser uma programação só pra todo Brasil já que é uma das emissoras mais ouvidas pelo streaming justamente com o sinal da 94.7, não faz sentido o ouvinte ouvir um comunicador no rádio do carro, chegar em casa e ligar a Antena 1 do streaming e ter outra locução no mesmo horário
Curiosidade interessante hein

Membro ativo
Feb
66
181
Falando sobre a rádio rock, ontem estava ouvindo o SDR de Ponta Grossa do PR DX, e ouvi um locutor da 89,3 falando sobre a mudança de programação. Eu estava zapeando as rádios do SDR e tenho isso gravado

Membro ativo
Feb
66
181
Como o fórum é sobre rádio no Paraná, o zapping mais recente do meu canal, no SDR do PR DX. Agradecimentos a ele por me ajudar no meio do vídeo mudando a antena de horizontal pra vertical e vice-versa. E me informando dessa polarização da antena (negócio chique no úrtimo)

Membro ativo
Sep
154
62
essa filia que eles tinham na bahia tocavam musicas nacionais igual o que eles tem no rio de janeiro?

Membro conhecido
Sep
360
621
Esse filão adulto é interessante.
Eu deixei de ouvir a antena1 de SP e ouço a do Rio justamente por ter um pouco de música brasileira.
Aqui em cascavel a catve anda estranha. Parece que abandonaram alguns artistas mais antigos e tocam umas músicas brasileiras que não combinam muito.
Suspeito que a exclusão de alguns artistas deve-se ao fato de serem de "esquerda".
Felizmente tenho um plano com muita Internet e no carro ouço outras emissoras. O dial de cascavel e região é fraco.