Rádio Ampére começará a comprar novos equipamentos para FM em Ampére.
A direção da Rádio Ampere recebeu o comunicado de autorização para migrar sua transmissão de amplitude modulada (AM) para frequência modulada (FM). Depois de uma longa tramitação junto aos órgãos do governo federal, a emissora recebeu o contrato para ser assinado, autorizando o início do processo técnico de transição do AM para o FM.
O contrato foi assinado na quarta-feira de forma on-line, pelo diretor Hélio Alves, acompanhado dos diretores Reinoldo Netz, Angelita Alves, Júlio Cesar Alves e Pablo Netz, num momento celebrado pela direção e colaboradores como uma grande conquista para a emissora.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou o termo aditivo de concessão entre o governo federal e a Rádio Ampére Ltda., permitindo a adaptação da outorga para execução do serviço em frequência modulada.
A Rádio Ampére AM iniciou suas transmissões em 1978, em caráter experimental, e entrou oficialmente no ar no dia 15 de janeiro de 1979, ao som do clássico “Tema de Lara”. Ao longo de seus 46 anos, tornou-se referência no Sudoeste do Paraná, sempre comprometida com os interesses da comunidade local e regional.
O processo de migração teve início em 18 de março de 2014 e agora entra em sua etapa final. Com a assinatura do contrato, a emissora dará início à fase técnica e à aquisição de novos equipamentos para a transmissão em FM.
Para Hélio Alves, este é um novo ciclo, uma grande conquista. Reinoldo Netz, sócio que está há 45 anos na rádio, lembra dos pioneiros da radiodifusão de Ampére.
Os diretores ressaltam que a migração trará muitas novidades, com equipamentos modernos e novas tecnologias para atender o mercado. A Rádio Ampére continuará com sua marca forte, com jornalismo atuante, cobertura de eventos locais e regionais, sempre voltada para atender o público da região com ainda mais interatividade. Atualmente, a Rádio Ampére está presente em multiplataformas, podendo ser ouvida no rádio, no site, no aplicativo, na Alexa e nas redes sociais com grande atuação. Ou seja, a Ampére AM está em todos os lugares.
Em breve, a emissora divulgará a nova frequência. A rádio continua sendo sintonizada no 1460 AM. A migração para FM ocorrerá nos próximos meses até a finalização de toda a estrutura, com a instalação de uma nova torre, implantação do novo transmissor e demais equipamentos. A emissora permanece com sua sede no centro da cidade, junto com a Interativa FM.
O processo de migração foi prolongado devido a questões técnicas, já que a emissora está localizada em uma área de proteção da fronteira. Isso exigiu um estudo detalhado para garantir que a nova frequência não interferisse nas transmissões de emissoras do Paraguai e da Argentina, além do Brasil.
A Ampére AM é uma das últimas emissoras da região a migrar para FM, processo que teve a assessoria do engenheiro Roberto Lang, de Coronel Vivida. Hélio diz que agora vai iniciar a compra de torre e antena e demais equipamentos necessários para a migração.
Informações: Jornal de Beltrão