Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Rádio AM e FM em Alagoas

Membro conhecido
Sep
3,680
4,658
Fico impressionado como a transmissão AM chega tão longe, pena que não existe tecnologia que deixe o sinal FM nessa mesma potência, pois seria interessante captar emissoras de outros estados e países.
Sim, é verdade, pois quando chega entre final da tarde e início da manhã, os sinais AM que eram debilitados pelo Sol chegam com força. Dependendo a potência emissora em AM à noite, o sinal chega entre 100 a 500 km, já em FM (excluindo rádios comunitárias ou com baixa potência) chegam no máximo 70 km, mas já captei em propagação emissoras distantes entre 100 a 300 km.
A rádio AM mais potente no Hemisfério Ocidental é a RTM (Rádio Trans Mundial) AM 800 kHz (em inglês Shine AM e em espanhol ¡Que Brille!) que tem 450 kiloWatts (ou 450.000 watts) e provavelmente a segunda mais potente é a Radio Rebelde AM 1180 kHz de Cuba e a terceira é a Radio Martí AM 1180 kHz (sim... na mesma frequência da Radio Rebelde) dos Estados Unidos. Acredito que o pessoal em Alagoas conseguem captar as duas frequências.​
 
Novo membro
Dec
17
17
Sim, é verdade, pois quando chega entre final da tarde e início da manhã, os sinais AM que eram debilitados pelo Sol chegam com força. Dependendo a potência emissora em AM à noite, o sinal chega entre 100 a 500 km, já em FM (excluindo rádios comunitárias ou com baixa potência) chegam no máximo 70 km, mas já captei em propagação emissoras distantes entre 100 a 300 km.
A rádio AM mais potente no Hemisfério Ocidental é a RTM (Rádio Trans Mundial) AM 800 kHz (em inglês Shine AM e em espanhol ¡Que Brille!) que tem 450 kiloWatts (ou 450.000 watts) e provavelmente a segunda mais potente é a Radio Rebelde AM 1180 kHz de Cuba e a terceira é a Radio Martí AM 1180 kHz (sim... na mesma frequência da Radio Rebelde) dos Estados Unidos. Acredito que o pessoal em Alagoas conseguem captar as duas frequências.​
Aqui em Pilar, já consegui ouvir a Trans Mundial em português, em 800 khz, às 5 da manhã, que é o horário que começa o programa em português. Chega até que bem
 
Membro conhecido
Sep
562
869
Passei hoje a tarde na Fernandes Lima e vi na antena do IZP um conjunto de 2 elementos, será que é o da 93,3? deve ser, mas será só 2 elementos do mesmo modelo da foto. será apaenas 2 mesmo? ou é só o teste mesmo?
Passei hoje pelo Cepa e vi que o IZP começou a instalar a nova antena FM da Difusora, pena que eu não estava com celular na hora. A antena é nesse estilo:
View attachment 19451
 
Membro conhecido
Sep
763
1,370
Será que a Transamérica tá sabendo dessa situação?
Isso foi desde o início de fevereiro, acredito que já estão sabendo, afinal alguém pode ter reclamado por conta de que faz 2 meses. Tentei ligar no início deste mês para o tel comercial do Grupo GB e deu telefone inexistente.

O que é Bizarro é que o transmissor tá ligado (mudo) e o RDS tá ligado também
 
Membro conhecido
Sep
562
869
É pra ventilar. Tirar o mofo.
Parei no sinal ontem que fica em frente ao prédio e esqueci de olhar pro último andar
Cara, imagina nessa chuva aquela janela aberta, o que entra de água..... rsrsrrsrs

O último andar está abandonado, sério mesmo.... A resposta da Antena 1 de que a afiliada "está providênciando" foi protocolar e tals. A única justificativa para mim da rádio ficar esse tempo todo fora do ar é que estão mudando de sede, e com isso está renovando todos equipamentos. Qualquer outra coisa fora isso não se encaixa. são quase três meses sem faturamento, e se eles estiverem faturando assim, retiro tudo que eu disse, eles são uns gênios, coisa pra sair na Capa da revista Forbes 'Como fazer a sua empresa faturar sem produzir !!".
 
Membro conhecido
Sep
562
869
Isso foi desde o início de fevereiro, acredito que já estão sabendo, afinal alguém pode ter reclamado por conta de que faz 2 meses. Tentei ligar no início deste mês para o tel comercial do Grupo GB e deu telefone inexistente.

O que é Bizarro é que o transmissor tá ligado (mudo) e o RDS tá ligado também
Se o telefone comercial está dizendo que é inexistente, putz........

Diante de tudo isso as minhas esperanças de retorno são quse nulas, só se algo muito significativo for acontecer, como falei antes, uma mudança de sede com renovação de tudo. E para mim isso só pode acontecer como algo por exemplo: O Grupo Asa Branca vai arrendar as rádios e tudo está indo pra sede deles no Farol e estão concluindo os processos e instalação do equipamentos. Isso seria perfeito, fora isso.....

Uma pena perder a Transamérica novamente com apenas 1 ano, na outra vez foi assim.
 
Membro conhecido
Sep
763
1,370
Se o telefone comercial está dizendo que é inexistente, putz........

Diante de tudo isso as minhas esperanças de retorno são quse nulas, só se algo muito significativo for acontecer, como falei antes, uma mudança de sede com renovação de tudo. E para mim isso só pode acontecer como algo por exemplo: O Grupo Asa Branca vai arrendar as rádios e tudo está indo pra sede deles no Farol e estão concluindo os processos e instalação do equipamentos. Isso seria perfeito, fora isso.....

Uma pena perder a Transamérica novamente com apenas 1 ano, na outra vez foi assim.
Mas tb não faz sentido deixar os equipamentos ligados. Já desligaram algumas vezes, mas voltaram a ligar e ficam nessa.

Na 1a vez que a Transamérica e a Antena 1 foram desligadas, eu pensei: ihhhh ferrou já era. Mas no outro dia voltaram a ligar. Por isso que ainda tenho esperança já que não desligaram de vez. Algo saber o que está acontecendo...

Não sei se tem que manter ligado, manter em operação pra não perder a concessão como regra, só sei que precisamos de uma boa fonte pra acabar com esse mistério. Vai lá no Instagram do Guilherme e pergunta 😬
 
Membro conhecido
Sep
562
869
Mas tb não faz sentido deixar os equipamentos ligados. Já desligaram algumas vezes, mas voltaram a ligar e ficam nessa.

Na 1a vez que a Transamérica e a Antena 1 foram desligadas, eu pensei: ihhhh ferrou já era. Mas no outro dia voltaram a ligar. Por isso que ainda tenho esperança já que não desligaram de vez. Algo saber o que está acontecendo...

Não sei se tem que manter ligado, manter em operação pra não perder a concessão como regra, só sei que precisamos de uma boa fonte pra acabar com esse mistério. Vai lá no Instagram do Guilherme e pergunta 😬
Ele vai dar uma sabonetada. Tem que perguntar aos ex funcionários. rsrsrsrsrs. Se tiver algum ex e quiser me fofocar manda no pv ai.
 
Membro conhecido
Sep
3,680
4,658
Aqui em Pilar, já consegui ouvir a Trans Mundial em português, em 800 khz, às 5 da manhã, que é o horário que começa o programa em português. Chega até que bem
Também consigo escutar em versão português pro Brasil. Na primeira vez que ouvi (2023), a transmissão vai das 5 horas da madrugada até 7 horas da manhã. Já em Alto Alegre do MA, o sinal começa a enfraquecer às 6h10min e desaparece por completo às 6h40min (acredito tenha melhorado os transmissores em Bonaire desde então). Em alguns horários que a RTM/Shine/Brille não está transmitindo, eu simplesmente não consigo captar a Rádio MEC na mesma frequência (800) de Brasília, apesar de captar a Rádio Nacional AM 980 kHz da mesma cidade.​
 
Membro ativo
Oct
47
115
Em breve a migrante am-fm rádio paraíso. Vejam que as informações técnicas da rádio prometem.
 

Attachments

  • relatorio_canal (3).pdf
    26.5 KB · Visualizações: 20
Membro conhecido
Sep
763
1,370
Observando a torre do IZP, o suporte dos elementos da Difusora FM só cabem 2 elementos, ao contrário da Educativa FM que cabem 4 e estão os 4 lá. A não ser que eles instalem outro suporte que caiba mais elementos futuramente pra Difusora.
Depois que vi foto, percebi que não dá pra ver que o suporte é pequeno
IMG_20240402_162128628~2.jpg
 
Top