Rádio AM e FM em Alagoas

Membro conhecido
Sep
817
1,518
Eu ouvi o programa da Maceió AM de ontem no YouTube agora a pouco. Fui pro final dele e o Apresentador disse que "Volta amanhã e espera que o problema no transmissor seja resolvido". Mas aí acho que ele deve ter falado o motivo mas não tive tempo para ouvi o programa todo. No entanto o transmissor da Maceió AM fica na Santa Amélia, e o da Mix e Pan fica no Farol. E pelo que saiba a antena de AM é a torre completa e não igual FM que usa só os elementos.

Membro conhecido
Sep
4,744
5,975
@Rogério e @Fernando Anferal, eu já soube da existência do site FMSCAN (fmscan.org/ ou fmscan.org/index.php) em 2016 (ou antes). Tentei acessar na parte do "Brazil" mas não deu (acredito na época que não tinham informações) e desisti. Como faço acessar as rádios brasileiras e até mapas? Fique interessado nisso, pois já vi mapas semelhantes em rádios americanas (Estados Unidos).

Membro ativo
Oct
168
182
Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Porisso que no interior aqui sem sinal eu soube que também João Pessoa esses dias tava fora

João Pessoa não tem emissora desse grupo. A única rádio ainda fora do ar por aqui é a Correio AM 1230, sem ligação com o Grupo GB. As emissoras Mix (do mesmo grupo da Correio AM) e Jovem Pan (do mesmo grupo da NovaBrasil Maceió) daqui seguem no ar normalmente.

Membro conhecido
Sep
951
1,835
User Vip
Percebi uma interferência muito, muito esquisita na região norte de Maceió: em dia da semana ao entardecer, por volta das 16~17h quando passava pelas regiões de Antares, Shop Pátio, entrada do Biu os sinais das emissoras (nao vi todas): Jovem Pan, Pajuçara, CBN, NovaBrasil, Educativa sumiam. Não pegava nada! Só razoável a Mix. Boa só Gazeta, 98 e 96FM. Só consegui voltar a sintonizar dentro do Biu 1 essas rádios.

Outro dia por volta das 18h, já sem sol aconteceu a mesma coisa, só que desta vez, nem dentro do Biu consegui sintonizar nada. Até pensei que tivessem furtado a antena do carro.

Curiosamente, outro dia, por volta das 15h, desta vez, sendo final de semana, passando, na mesma região consegui sintonizar todas as emissoras sem dificuldade nenhuma. Qualidade ótima.

Será que a quantidade de carros por conta do trânsitoafeta tanto a recepção que causa essa interferência absurda? Ou será que existe algum emissor de rádio na região que causa esse dano geral na cobertura das rádios?

É uma dúvida muito técnica, mas vai que tem algum técnico acompanhando...

Membro ativo
Oct
168
182
Primeiro qual teu aparelho automotivo?

Membro ativo
Oct
168
182
Pioneer fabricado em 2013/2014
Todos os Pioneer partir de 2010 todos são chipset pll de baixa peformance mais vamos considerar que e algo anormal pois as emissoras estão dentro da Cidade mesmo só com fio conectado ao aparelho funciona sem necessidade de antena pela minha experiência tudo indica que seja partículas de calor que ficam quando está entardecendo pois quando o dia e muito quente aqui da um ruido no interior em várias frequências as vezes varia afeta frequências baixas as vezes as altas ou todas não e nada com aparelho nem com a emissora e sim esse campo de calor causa essa interferência no aparelho pode olhar pra o céu a noite ou a tardezinha quando o dia e escaldante que ficam nuvens baixas umas meia amarelas aquilo e particulas de calor no inverno essas atividades quase somem por zero quando tá muito calor para longas distância as emissoras perdem dB para proximidade ganham mais ruido ainda exemplo pode ver de manhãzinha que umas emissoras fracas ficam estável quando o dia vai esquentando ela vai ficando com ruido no fundo os horários que sofro mais no verão e ao entardecer até umas 20 horas

Membro ativo
Oct
168
182
Pioneer fabricado em 2013/2014
Outra coisas emissoras fracas como a que vc citou acima perdem mais dB ainda as que são mais fortes perder 8 a 5db não se sente muito mais as que operam abaixo de 10kw já e uma perda gritante essas que vc citou como mix jovem pan nova Brasil vem ficar escutavel no interior lá pra 22 horas e sinal bem ruim olhe que meus equipamentos ajudam a nova Brasil investimento muito alto em tecnologias de ponta pra pegar apulso na capital a 98.3 FM pega local aqui áudio muito bom na quele padrão Gazeta

Membro conhecido
Sep
951
1,835
User Vip
Eu ainda pensei em alguma atividade de rádio comunitária ou alguma empresa de comunicação que pode afetar a região, tipo a AlmaViva.

Imagino que o ideal fosse testar outra fonte de recepção para ver se o problema também ocorre. Agora, não dá pra imaginar que uma região a mais ou menos 10km de distância em linha reta das torres sofra interferência do calor

Membro conhecido
Sep
817
1,518
Eu tinha algumas interferências dentro da cidade como já relatei aqui, mas agora estou aparelho, e agora não sofro nenhuma interferência. Em nenhum lugar mais, até no Farol onde eu não conseguia ouvir a NovaBrasil direito (em determinados pontos), hoje nem uma "faísca" sinto mais.

No entanto quando eu viajo e as vezes passo próximos a alguns caminhões (que tem Radio Escuta) sofro interferência. No caso do Biu tem uma rádio comunitária 101,9 se não me engano e percebo que causa fantasmas no dial.. Talvez possa ser ela.

Membro ativo
Oct
168
182
Atividade solar dependendo do local ela intensifica sim pois atividade funciona da seguinte forma ela pode dá mais ganho em alguns sinais como também os fortes podem perder dB já ouvi emissoras distantes com atividade solar conseguir estabiliza o sinal e outras que já chegava por competência de equipamentos vários horários do dias tinha dificuldade sem estabilidade

Membro ativo
Oct
168
182
Oque vcs sentem aí são reflexos de sinais refletidos dos prédios isso vale para região serranas um aparelho que com tecnologia que contorna o caminho do sinal para melhor fidelidade em If adptive não e atingindo

Membro conhecido
Sep
817
1,518
Não sei vcs, mas eu estou um pouco preocupado com o destino da Rede NovaBrasil com a mudança de Grupo de Comunicação. Vi uma reportagem no tudo rádio e dizia: "se adaptando às novas tecnologias em multiplataforma e privilegiando o jornalismo ao vivo", segundo comunicado". Confesso que o privilegiando o jornalismo ao vivo me deixou preocupado, a programação da NovaBrasil é muito boa, e os seus jornalísticos são uma combinação única no rádio brasileiro.

Fico observando o a Jovem Pan se tornou hoje, a Transamérica também, enfim.

Membro ativo
Oct
168
182
Pois é tenho mesmo conceito que vc temos que ver consequentemente como vai se comportar a rede eu de fato já achei estranho problemas já de início da rádio como também sem base de transmissão propria

Membro conhecido
Sep
817
1,518
Tem quatro elementos na torre do GB, mas não são nem da Pan e nem da Mix.. Qual será? Faz tempo isso, só nunca tive ângulo certo pra focalizar.

Membro conhecido
Sep
951
1,835
User Vip
Se as mudanças na programação ocorrerem, só o tempo e os ouvintes dirão se aceitam ou não.

A Jovem Pan já tentou tocar sertanejo universitário e terminou voltando atrás com a audiência reclamando.