Membro
- Sep
- 40
- 41
Na verdade, não é por isso. Muitos canais eram (ou ainda são, não sei dizer) gerados em 720p (que é HD, mas em outro padrão) e tinham HD no nome, como a então ESPN HD.Aliás a imagem dela é gerada em 720px por isso não colocam como ''hd''.
A tendência para a retirada do "HD" dos nomes é porque quando os sinais HD foram lançados os canais não eram totalmente simulcast, além da própria redundância. Cada canal tinha um sinal HD e outro SD, mas hoje as operadoras pegam o sinal HD e fazem o downscale para SD.
A própria VH1 Brasil, hoje extinta, tinha acabado de ganhar um canal simulcast que - antes de ser substituído pelo Paramount - estava começando a ocupar o espaço do Vh1 HD que morreu agora. O simulcast tinha apenas "VH1" no nome, sem o HD - e era transmitida em 1080i.
Esse fenômeno deve se repetir um pouco com o surgimento dos canais em 4K (ou 8K, não sei). Alguns canais usam UHD ou 4K, mas quando essa resolução for o padrão, os canais devem perder a sigla. Apesar disso, a tendência é que ocorra menos, porque hoje os padrões de transmissão são mais "fluidos".