HDTV no Rio Grande do Sul

Membro conhecido
Sep
1,250
1,300
Acho que é uma questão de marketing. O nome Guaíba sempre foi muito forte em rádio aqui no RS e na enchente essa palavra nunca foi tão pronunciada.

FR2

Membro ativo
Sep
112
139
Acho que é uma questão de marketing. O nome Guaíba sempre foi muito forte em rádio aqui no RS e na enchente essa palavra nunca foi tão pronunciada.
Se for isso, é uma péssima motivação, mas vamos ver o que vem por aí...

Membro ativo
Nov
65
135
Nada, é só uma embalagem nova para um conteúdo de sempre e que vão continuar sem assistir kkkkkk
Eu sou um verdadeiro saudosista da antiga TV Guaíba. No entanto, reconheço que, na época, a emissora realmente não teria condições de realizar a transformação tecnológica que ocorreu entre 2007 e 2010, quando tudo migrou para o digital. A mudança de toda uma estrutura analógica para digital exigia um investimento pesado. Aqueles que tentaram manter um modelo híbrido, com sinal digital mas ainda utilizando equipamentos antigos, acabaram "morrendo na praia".

Eu adorava os GC’s old school que a Guaíba usava, e o "Guaíba Documenta", com aqueles documentários da Transtel, era sensacional. Outra coisa que me marcou foi o fato de a TV começar sua programação só às 10h30 da manhã – uma coisa bem característica da TV2. Enquanto isso, eu ficava ouvindo a antiga Rádio Guaíba clássica, com aqueles "powerpoints" com a programação e anúncios do Correio do Povo, haha.

A chegada da Record em 2007 foi, sem dúvida, uma revolução. A emissora trouxe uma cenografia moderna, seguindo o mesmo padrão de São Paulo, com apresentadores de pé e um formato mais descontraído, além de um jornalismo mais dinâmico e acelerado. Isso foi um verdadeiro "tapa na cara" do mercado gaúcho, pois Band e SBT pouco investiam nos jornais locais, que eram antiquados e sem inovação. Depois da Record, todos tiveram que correr atrás para se atualizar e acompanhar os novos tempos. Até a RBS, que sempre teve um jornalismo mais formal, precisou quebrar esse padrão.

Porém, nem tudo foi positivo nessa mudança. A Record acabou com a Rádio Guaíba. Lembro de jornadas esportivas em que, durante prorrogações e pênaltis, a emissora, por ordens de São Paulo, cortava a transmissão pontualmente à meia-noite para exibir programas religiosos. Não tenho nada contra a igreja, mas a quebra de uma tradição consolidada e respeitada da Guaíba foi algo que realmente afetou. Há coisas que, simplesmente, não deveriam ser mexidas... Mas, como sabemos, era algo que já estava se desenhando.

Membro ativo
Nov
65
135
Nada, é só uma embalagem nova para um conteúdo de sempre e que vão continuar sem assistir kkkkkk
Bem que poderia voltar né? Hoje acho que ainda é só liberado para questões educativas a multiprogramação...Mas quando for liberado, ela poderia voltar num 2.2...A Record tem uma emissora local com programação própria, a Rede Familia, que hoje é a RF Tv no interior de SP. A Band tem o Canal 21 em SP também...Só que nesse caso eles só arrendam programas para ganhar dinheiro.

Membro ativo
Nov
65
135
Bem que poderia voltar né? Hoje acho que ainda é só liberado para questões educativas a multiprogramação...Mas quando for liberado, ela poderia voltar num 2.2...A Record tem uma emissora local com programação própria, a Rede Familia, que hoje é a RF Tv no interior de SP. A Band tem o Canal 21 em SP também...Só que nesse caso eles só arrendam programas para ganhar dinheiro.
Nos países latino-americanos e na Europa, a multiprogramação é comum. Geralmente, o primeiro canal é dedicado à programação principal, enquanto o segundo canal transmite conteúdo voltado para um público mais jovem ou com foco em produções retrô, além de exibir acervos de programação. Em alguns casos, esses canais oferecem alternativas voltadas para o público feminino ou transmitem rádios com câmeras que captam imagens da cidade ou do estúdio, criando uma atmosfera similar à de uma transmissão de TV. Em certos programas de rádio, por exemplo, quando o locutor toca uma música, o videoclipe correspondente é exibido simultaneamente na TV, proporcionando uma experiência bastante interessante para o público.

Em São Paulo, a Rede Mundial Comunicações, que possui várias emissoras de rádio, também detém a concessão de TV no canal 33, que cobre a capital paulista. Até recentemente, eles operavam com uma liminar, mas acredito que já regularizaram a situação. No canal 33.1, transmitiam a Top TV, uma programação dedicada principalmente a clipes sertanejos, em referência à Top FM, uma rádio popular do grupo. No canal 33.2 (algo que não estava oficialmente autorizado pela ANATEL na época), transmitiam a Kiss TV, com clipes de rock, em sintonia com a Kiss FM, a rádio de rock do grupo.

Quanto à multiprogramação nos canais alternativos, se não me engano, a transmissão é feita em formato SD. A taxa de bits disponível é dividida entre os canais que compartilham a mesma faixa de frequência. Isso significa que, à medida que mais canais são transmitidos, a largura de banda disponível é distribuída entre eles, o que pode impactar a qualidade da imagem e do som. De forma semelhante, em transmissões via satélite, uma programadora pode dividir o espaço de transmissão entre suas emissoras, o que também pode resultar em diferenças na qualidade de cada canal, dependendo da quantidade de dados alocada para cada um. Portanto, é possível que um canal tenha uma qualidade superior ao de outros devido à quantidade maior de espaço ou largura de banda dedicada à sua transmissão.

Membro conhecido
Sep
1,250
1,300
A TV Urbana estava com sinal oscilando bastante, agora a noite tá bem forte...
Melhorou realmente. Tá entrando até na antena coletiva do meu prédio que tem dificuldade em captar sinais mais fracos (a TV Feliz não entra). E até ontem na entrava.
Curiosidade: na minha placa de captura tá acusando ID REDE SUL HD no canal principal e TV Urbana no 1seg. Parece ser o mesmo equipamento sendo calibrado.

Última edição:
Membro conhecido
Sep
1,019
1,617
Encontrei essa notícia de FEV./2024, aonde é citado que a emissora estava acumulando dívidas. Mas não sei se o site em si é confiável...

Membro conhecido
Mar
5,012
10,698
User Vip
Encontrei essa notícia de FEV./2024, aonde é citado que a emissora estava acumulando dívidas. Mas não sei se o site em si é confiável...

Está com Dívida Ativa da União em R$ 723.890,31.

1000032582.png

Membro conhecido
Feb
2,594
3,363
E puxando pela memória...lembrei de algo comentado numa das comunidades. ( ou talvez mesmo por aqui )
Portanto, não sei se procede, ok?
Que o transmissor utilizado até um tempo atrás era emprestado de um famoso cantor brasileiro.

Membro conhecido
Mar
5,012
10,698
User Vip
E puxando pela memória...lembrei de algo comentado numa das comunidades. ( ou talvez mesmo por aqui )
Portanto, não sei se procede, ok?
Que o transmissor utilizado até um tempo atrás era emprestado de um famoso cantor brasileiro.

Sim, o Netinho de Paula, dono da "TV da Gente" (só tem o nome mesmo). Eu também não lembrava mais disso.

Membro conhecido
Sep
690
709
E a RBI 13.1 / 41UHF Físico continua fora do ar. Ela, junto com a Rede Brasil, são as únicas 2 emissoras fora do ar em Porto Alegre que já tiveram no ar recentemente.