HDTV no Rio Grande do Sul

Membro conhecido
Sep
689
708
Eu não entendo muito dessas coisas mas no canal 31 tem a geradora da CNT em Caxias do Sul. Claro que para Porto Alegre isso não gera muitos problemas (se bem que conheço gente que capta essa CNT em Porto Alegre) mas vendo de uma forma mais ampla, nos arredores da capital pode ter uma concorrência (interferência) entre um sinal de boa potência de Caxias do Sul e outro de pouca potência de Porto Alegre. Por que, com tanto canal disponível, usar um canal que tem uma geradora relativamente próxima? Eu achava que seria melhor a Rede Brasil permanecer no 22.

E, não que faça falta, mas alguém sabe há quantos dias a RBI (13.1/41D) está fora do ar?
Faz uma semana que tá fora do ar pelo que verifiquei.

Membro conhecido
Mar
5,003
10,653
User Vip
Eu não entendo muito dessas coisas mas no canal 31 tem a geradora da CNT em Caxias do Sul. Claro que para Porto Alegre isso não gera muitos problemas (se bem que conheço gente que capta essa CNT em Porto Alegre) mas vendo de uma forma mais ampla, nos arredores da capital pode ter uma concorrência (interferência) entre um sinal de boa potência de Caxias do Sul e outro de pouca potência de Porto Alegre. Por que, com tanto canal disponível, usar um canal que tem uma geradora relativamente próxima? Eu achava que seria melhor a Rede Brasil permanecer no 22.

E, não que faça falta, mas alguém sabe há quantos dias a RBI (13.1/41D) está fora do ar?

A distância de Porto Alegre à Caxias do Sul é cerca de 90 km em linha reta. No caso, leva-se em consideração a distância máxima ao Contorno Protegido (assim como no rádio). Para canais de classe C (baixa potência) - a exemplo do canal 31D de Porto Alegre - a distância máxima ao Contorno Protegido é de 7,5 km. E para canais de classe A (alta potência) - a exemplo do canal 31D de Caxias do Sul - a distância máxima ao Contorno Protegido é de 38,5 km. Entretanto, pelo que consultei, o canal de Caxias do Sul não tem tanta potência assim (apesar da classe de operação), pois, segundo o relatório no Mosaico, o canal opera com 100W no transmissor e 290W na antena, o que é considerado como baixa potência.

Portanto, é muito improvável haver interferência entre os dois canais. Só se fosse cidades limítrofes/próximas, aí sim teria muitas chances de haver interferência.

Membro conhecido
Jan
416
295
Ja que a Rede Brasil terá um transmissor com menor potencia então não deve gerar interferência, só resta saber se depois desse estudo técnico todo se vão realmente usar esse canal 31.1D.

Membro conhecido
Mar
5,003
10,653
User Vip
Ja que a Rede Brasil terá um transmissor com menor potencia então não deve gerar interferência, só resta saber se depois desse estudo técnico todo se vão realmente usar esse canal 31.1D.

Uma coisa é canal virtual e outra coisa é canal físico. Eles podem usar qualquer canal virtual que esteja disponível, mas o canal físico será sim o 31 UHF.

Membro conhecido
Jan
416
295
Então eles poderiam usar o antigo não sei pq mudaram
Outra dúvida oq aconteceu com os antigos transmissores da rede Brasil no canal 22.1?eles não poderiam reutilizar eles, apenas adaptando a potência e as especificações da Anatel?

Membro conhecido
Sep
1,250
1,298
Podem transmitir no canal 31D com virtual 22.1. Como diz o nome, é virtual. É possível. Se for assim, eu ficarei com duas Rede Brasil em canal 22.1, uma no físico 20, outra no 31. Sem problema nenhum. Isso se não resolver usar o 31 para a RBTV ou TV Templo.

Membro conhecido
Jan
416
295
Podem transmitir no canal 31D com virtual 22.1. Como diz o nome, é virtual. É possível. Se for assim, eu ficarei com duas Rede Brasil em canal 22.1, uma no físico 20, outra no 31. Sem problema nenhum. Isso se não resolver usar o 31 para a RBTV ou TV Templo.
Se for a RBTV é muito melhor que tv templo, não precisamos de mais um canal de igreja, mas acredito q vai ser Rede Brasil

Membro conhecido
Mar
5,003
10,653
User Vip
Outra dúvida oq aconteceu com os antigos transmissores da rede Brasil no canal 22.1?eles não poderiam reutilizar eles, apenas adaptando a potência e as especificações da Anatel?

Aparentemente, o transmissor é o mesmo, pois nos relatórios dos canais 22 e 31 é a mesma marca e modelo.

Membro conhecido
Sep
1,250
1,298
Um equipamento desses para alterar o canal de transmissão pode ser feito por configuração ou apenas pelo fabricante?

Membro conhecido
Jan
416
295
Mais uma movimentação no processo da Rede Brasil no site da Anatel, referente ao processo de viabilidade técnica.

Devolvemos à Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão - ORER, o processo SEI nº 53500.086935/2024-86, cuja análise resultou em viabilidade do canal, conforme Informe nº 2030/2024/GR04OR/GR04/SFI (SEI nº 12805331), para conhecimento e providências cabíveis.

Membro conhecido
Sep
3,933
3,712
1711497246.gif
07/11/2024 - Taquara - RS
VC 7.1: No ar TVE RS (TV Brasil) HD.​