HDTV no Maranhão

• Thread starter Thread starter Ravi
  • Start date Start date

Destaques do momento

Resultado também da denúncia que encaminhei à Anatel, porque se dependesse da engenheira da RIT...

Eles eram prejudicados pela interferência da emissora clandestina e, mesmo sabendo da situação, não tomaram providências.
Disso estou sabendo agora, pois pela conversa que o colega aqui teve com a engenheira, eu jurava que fosse a engenheira que tivesse feito o pedido e tudo mais.

Disso estou sabendo agora, pois pela conversa que o colega aqui teve com a engenheira, eu jurava que fosse a engenheira que tivesse feito o pedido e tudo mais.

Mas sou eu mesmo, rsrsrs. A minha outra conta foi excluída e criei esta com o meu nome real, para ficar focado nos assuntos de Radiodifusão e não dar munição a alguns haters de plantão, evitando abordar outros assuntos. Até porque não estou aqui para agradar ninguém e nem para criar desavenças.

E ainda sobre a RIT, o sinal dela voltou ao ar em Floriano? A engenheira me disse que o transmissor havia queimado e que iria para reparo (conforme te repassei), mas não deu mais retorno acerca da situação.

1701423444.gif
31/12/2025 - Bacabal-MA
7 VHF: Previsto desligar sinal analógico da TV Cidade Bacabal (Record).
Fontes: Line-UP (tv.br) e Line-UP (.com).
Não sei quem forneceu esta informação ao line-up (não sei se confirmou, pois não está mais o sinal analógico da emissora na cidade), pois quando eu tentava saber sobre este desligamento nas redes sociais por meio de busca no x (ex-Twitter), facebook e instagram, não tinha nada essa informação (nem mesmo na parte "recentes"). Depois disso, já desconfiava da veracidade de informação, pois se este usuário afirma que vai ter desligamento do sinal, poderia dizer o mesmo sobre o "Caso TV Mearim-Bandeirantes".​

Hoje. Band Ma 15.1 fora do ar
Começamos bem o ano novo.
Continua fora do ar.
Ontem, por volta das 7h30min da manhã, diversos canais fora do ar:
Canais Legislativos (9.1/.2/.3/51)
São Luís TV/Xsports (18.1/18)
Rede Vida (26.1/.2/.3/25)
TV Evangelizar (42.1/42)
TV Nazaré (43.1/43)
Canal 47 (47.1/47)
Coincidência ou não, os canais sediam num mesmo bairro (menos os legislativos).

Mas sou eu mesmo, rsrsrs. A minha outra conta foi excluída e criei esta com o meu nome real, para ficar focado nos assuntos de Radiodifusão e não dar munição a alguns haters de plantão, evitando abordar outros assuntos. Até porque não estou aqui para agradar ninguém e nem para criar desavenças.

E ainda sobre a RIT, o sinal dela voltou ao ar em Floriano? A engenheira me disse que o transmissor havia queimado e que iria para reparo (conforme te repassei), mas não deu mais retorno acerca da situação.
Ah sim, por isso não te conheci! Rs
A RIT ainda continua fora do ar em Floriano. Espero que esse mês volte! E a Rede Vida nada ainda de resolverem.

Não sei quem forneceu esta informação ao line-up (não sei se confirmou, pois não está mais o sinal analógico da emissora na cidade), pois quando eu tentava saber sobre este desligamento nas redes sociais por meio de busca no x (ex-Twitter), facebook e instagram, não tinha nada essa informação (nem mesmo na parte "recentes"). Depois disso, já desconfiava da veracidade de informação, pois se este usuário afirma que vai ter desligamento do sinal, poderia dizer o mesmo sobre o "Caso TV Mearim-Bandeirantes".​
Ainda tem sinal analógico funcionando em Bom Jesus (2), Canto do Buriti (2) e Gilbués (1), no interior do Piauí, passei em setembro por lá em viagem para Floriano e curiosamente ainda funcionam. Essa semana vou passar novamente por essas cidades e vou conferir se ainda funcionam.

Eu fui investigar essa informação, e a própria emissora, por meio do dono, estava divulgando o desligamento do sinal analógico, que estava previsto para o dia 31 de dezembro.

1000330650.jpg

Essas imagens são do Balanço Geral Bacabal, do dia 11 de dezembro de 2025, onde é mostrada a arte do desligamento do sinal analógico, e o dono também mostra antenas de TV digital que ele havia comprado em um site de compras para distribuir aos telespectadores da TV Cidade Bacabal.

1000330652.jpg
1000330653.jpg

Nº 20.366 Processo nº 53500.110824/2025-89. Outorga Autorização de Uso de Radiofrequência à Rede Metropolitana de Rádio e Televisão Ltda, CNPJ 04.257.461/0001-03, executante do Serviço de Retransmissão de Radiodifusão de Sons e Imagens - Digital, na localidade de Nova Olinda do Maranhão/MA.

Nº 20.367 Processo nº 53500.110825/2025-23. Outorga Autorização de Uso de Radiofrequência à Rede Metropolitana de Rádio e Televisão Ltda, CNPJ 04.257.461/0001-03, executante do Serviço de Retransmissão de Radiodifusão de Sons e Imagens - Digital, na localidade de Presidente Dutra/MA.

De acordo com a atualização recente (2 de janeiro) no Portal BSD e três dias depois (5 de janeiro) na Line-UP na cidade de Caxias, a TV Mirante Cocais (Globo) em Caxias mudou os canais virtuais. Do canal principal, antes era 8.1, junto com a TV Rádio Educa Caxias (TV Pública) no 8.2, passaram a serem em novos canais virtuais, respectivamente 28.1 e 28.2, o mesmo no canal físico (28). Também não tenho como provar essa troca por motivos óbvios.​

Hoje. Band Ma 15.1 fora do ar
Começamos bem o ano novo.
Continua fora do ar.
Ontem, por volta das 7h30min da manhã, diversos canais fora do ar:
Canais Legislativos (9.1/.2/.3/51)
São Luís TV/Xsports (18.1/18)
Rede Vida (26.1/.2/.3/25)
TV Evangelizar (42.1/42)
TV Nazaré (43.1/43)
Canal 47 (47.1/47)
Coincidência ou não, os canais sediam num mesmo bairro (menos os legislativos).
E a Band Maranhão continua fora do ar. No entanto, no site oficial da emissora (bandma.com.br), publicado dois dias antes (5 de janeiro, de acordo com "CTRL+U", pois o site da emissora omite o dia da publicação), o motivo pode ter alguma ligação pela transferência do antigo endereço (estúdios no Jaracaty Shopping em São Luís e transmissores no bairro Tijupá Queimado em São José de Ribamar) para novo (prédio São Luís Offices, localizado na Avenida Vitorino Freire) que segundo site, "um espaço mais moderno e com melhor infraestrutura técnica".
Na imagem abaixo, mostra o local:​
Captura de tela 2026-01-07 130622.png

Última edição:
Em cima desse prédio tem uma torre,acho q era da tv central. A tv central quando estava no ar acendia a lâmpada, depois q saiu.do.ar não vi mais acessa

E a Band Maranhão continua fora do ar. No entanto, no site oficial da emissora (bandma.com.br), publicado dois dias antes (5 de janeiro, de acordo com "CTRL+U", pois o site da emissora omite o dia da publicação), o motivo pode ter alguma ligação pela transferência do antigo endereço (estúdios no Jaracaty Shopping em São Luís e transmissores no bairro Tijupá Queimado em São José de Ribamar) para novo (prédio São Luís Offices, localizado na Avenida Vitorino Freire) que segundo site, "um espaço mais moderno e com melhor infraestrutura técnica".
Na imagem abaixo, mostra o local:​
View attachment 33287
Em Imperatriz está fora do ar há meses e a informação é que só volta ao ar caso encontrem alguém pra assumir (arrendar) o canal.

Em Imperatriz está fora do ar há meses e a informação é que só volta ao ar caso encontrem alguém pra assumir (arrendar) o canal.
Em por falar em Band Maranhão, pessoal... A emissora na capital voltou ao ar? Estou no interior desde 8 de janeiro e verifiquei na véspera (7 de janeiro) que a TV continua sem sinal.​

PORTARIA MCOM Nº 21.174, DE 12 DE JANEIRO DE 2026

O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso de suas atribuições, observado o disposto no art. 21, inciso XII, alínea "a", da Constituição Federal, no art. 10, inciso I, alínea "b", c/c o art. 32 da Lei nº 4.117, de 27 de agosto de 1962, que instituiu o Código Brasileiro de Telecomunicações, bem como o que consta do Processo nº 53115.004739/2025-26, resolve:

Art. 1º Consignar à Empresa Brasil de Comunicação S.A - EBC, CNPJ nº 09.168.704/0001-42, os canais constantes na tabela em anexo, para execução do serviço indicado em cada localidade abaixo.

Art. 2º O funcionamento de cada estação está condicionado à autorização para uso da radiofrequência e emissão da licença de funcionamento.

Art. 3º Revogar o item 6 do Anexo da Portaria MCOM nº 19.780, de 17 de setembro de 2025, publicado no DOU de 08 de outubro de 2025, referente à consignação do canal 7, classe B, no município de São João Del Rei/MG.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

FREDERICO DE SIQUEIRA FILHO
ItemUFMunicípioServiçoCanalClasse
1MAGovernador Edison LobãoRTVD7C

PORTARIA MCOM Nº 21.175, DE 12 DE JANEIRO DE 2026

O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso de suas atribuições, observado o disposto no art. 21, inciso XII, alínea "a", da Constituição Federal, no art. 10, inciso I, alínea "b", c/c o art. 32 da Lei nº 4.117, de 27 de agosto de 1962, que instituiu o Código Brasileiro de Telecomunicações, bem como o que consta do Processo nº 53115.004739/2025-26, resolve:

Art. 1º Consignar à Câmara dos Deputados, CNPJ nº 00.530.352/0001-59, os canais constantes na tabela em anexo, para execução do serviço indicado em cada localidade abaixo.

Art. 2º O funcionamento de cada estação está condicionado à autorização para uso da radiofrequência e emissão da licença de funcionamento.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

FREDERICO DE SIQUEIRA FILH
ItemUFMunicípioServiçoCanalClasse
1MAGovernador Edison LobãoGTVD13C

Nº 599 Processo nº 53500.001466/2026-03. Outorga Autorização de Uso de Radiofrequência à ID TV S.A., CNPJ 16.936.928/0001-12, executante do Serviço de Retransmissão de Radiodifusão de Sons e Imagens - Digital, na localidade de São Luís/MA.

A programação da TV Conecta em Barão de Grajaú/MA que atualmente está no canal 12.1, afiliada a TV Difusora/SBT, migrará no dia 2 de fevereiro para o 11.1, que atualmente só retransmite a Meio Norte (usando o sinal da parabólica banda Ku).

Não se sabe ainda o futuro da TV Difusora, se vai virar apenas retransmissora ou irá sair do ar.

Fonte:

Vou colocar aqui pra que todos saibam da situação e gostaria de um apelo para resolver o que acredito ser um "simples problema":

Desde outubro de 2025, a REDEVIDA 18.1 em Floriano/PI está com baixíssima cobertura, já entrei em contato por e-mail pra falar sobre, o técnico local foi lá visitar o transmissor para conferir e ele tá funcionando a 70W (mesmo autorizada a operar em 100W), mas a cobertura não passa de 1 a 2 km de distância da torre, sendo que o transmissor da RIT 41.1 opera em no máximo 50W pega a quase 4 km da torre onde moro. Tem alguma coisa errada na instalação da mesma, pode ser algum cabo folgado, nem pra conferirem isso. Só disseram que iam fazer uma pesquisa de campo que, na minha opinião, deve comprovar o problema. Desde o mês passado não tive mais resposta e nada de resolver há 4 meses. Antes disso tava normal, pegando forte inclusive. Vejam as fotos que recebi:

1000311493.jpg

1000311492.jpg

Back