Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

HDTV em São Paulo

Membro conhecido
Sep
799
1,359
Há 70 anos, a TV chegava ao Brasil com muito improviso
Falta de planejamento, falha de uma das câmeras após a bênção de um padre e nervosismo marcaram inauguração da primeira televisão da América Latina
18/09/2020 - 14h51 - Atualizada em: 18/09/2020 - 14h53
COMPARTILHE
Por Folhapress

Hoje os televisões estão muito mais modernas, permitem a interatividade com a troca do sinal analógico pelo digital
Hoje os televisões estão muito mais modernas, permitem a interatividade com a troca do sinal analógico pelo digital(Foto: Agência Brasil, BD)
*Por Tatiana Cavalcanti
O dia 18 de setembro de 1950 foi um marco na história da comunicação do Brasil com a inauguração da primeira estação de televisão da América Latina - e a quarta do mundo, atrás somente dos Estados Unidos, Inglaterra e França. O jornalista e empresário paraibano Assis Chateaubriand importou equipamentos para a transmissão inédita e adicionava a seu império, os Diários Associados, a primeira emissora do país, a TV Tupi.
A cerimônia, que completou 70 anos nesta sexta-feira (18), teve falta de planejamento, falha de uma das câmeras na hora H após a bênção de um padre, improviso, poucos aparelhos disponíveis para formar telespectadores e muito nervosismo que tomou conta dos estúdios da TV Tupi, no Alto do Sumaré (zona oeste de São Paulo). Mas, no fim, deu tudo certo e a TV finalmente foi inaugurada no Brasil.
> Ator e dublador Pietro Mário, o Capitão Furacão, morre aos 81 anos
O humorista e roteirista Carlos Alberto de Nóbrega, 84 anos, recorda-se bem daquela época. Filho do famoso artista de rádio Manuel de Nóbrega, ele conta que seu pai conseguiu comprar um aparelho para a família no ano seguinte à inauguração da TV.
- Ele estava à frente e quis comprar logo uma televisão, que era um armário e pesava uma tonelada. Foi uma sensação, uma loucura. A imagem era horrível, você tinha que ajustar “vertical, horizontal”, era um exercício de paciência. Aí começava algum programa e chovia vizinhos lá em casa - relembra o apresentandor, ressaltando que o começo da TV foi sinistro.
> Plataforma de streaming da Disney chega ao Brasil ainda em 2020
- Pouquíssimas pessoas tinham televisão em casa. Era uma novidade. Outra coisa esquisita era que não havia uma programação contínua. [Durante a maior parte do dia] Ficava só um indiozinho, símbolo da TV Tupi, e uma musiquinha [quando não haviam programas no ar].
Mesmo sendo o país pioneiro na América Latina, demorou quase duas décadas para que o aparelho chegasse de forma massiva aos lares dos brasileiros.
> Produtor musical e jurado de TV, Arnaldo Saccomani morre aos 71 anos
Homem na lua e na TV
Ao longo de décadas, TV aproximou os brasileiros de eventos mundiais, como a chegada do homem na lua
Ao longo de décadas, TV aproximou os brasileiros de eventos mundiais, como a chegada do homem na lua(Foto: Nasa, Divulgação)
No dia 20 de junho de 1969, a companhia teatral do Teatro Nacional de Comédia, no Rio de Janeiro, instalou um aparelho de TV no meio do palco para que a equipe pudesse assistir à espaçonave Apollo 11 pousar na Lua. O aposentado Joel Jardim, 87 anos, que na época era cenógrafo e não tinha TV em casa, conta a sensação de ver o astronauta norte-americano Neil Armstrong pisar na Lua pela primeira vez na história da Humanidade.
- Ficou a emoção. Tinha palpiteiro que falava que aquilo era mentira, mas foi fantástico, inesquecível de assistir na televisão ao vivo - recorda.
Jardim, que trabalhava em várias produções teatrais com atores e dramaturgos renomados, conta que ficou ressabiado com a chegada da TV no Brasil, mas nunca deixou de acreditar que aquela novidade daria certo.
> Globo retoma gravações presenciais do Zorra
- Nos anos 1950, era tudo ao vivo ainda. Aí uma vez um amigo meu me chamou para ir à TV Tupi [em São Paulo] para tocar violão no lugar de um dos músicos do [comediante Amácio] Mazzaropi, que tinha faltado. Foi ali que comecei a fazer trabalhos na TV. Até ator eu fui - diz o aposentado, que conseguiu comprar seu primeiro aparelho somente “na [loja] Sears” nos anos 1970.
- Mas já era mais comum ter um aparelho em casa. Mesmo assim, não era tão fácil. Tive que pagar o carnê por vários meses.
Jardim conta que precisava colocar arame na antena para a TV funcionar, “mas era maravilhoso”.
- Era uma barra, mas depois foi melhorando e hoje temos esses aparelhos incríveis.
O aposentado lembra bem da primeira vez que viu uma programação em cores na TV.
- Foi em 1970, no jogo do Brasil na Copa do México. Foi lindo.
> "Posso abrir espaço para outras mulheres", diz Nadine Basttos sobre a estreia como comentarista na Globo
Inauguração da TV quase foi cancelada
TV brasileira popularizou as novelas
Linha de tempo
Cena de uma das primeiras novelas transmistidas no país
Cena de uma das primeiras novelas transmistidas no país(Foto: TV Tupi, Divulgação)
Confira os principais fatos envolvendo a história da TV aberta no Brasil:
1950 -
Assis Chateaubriand inaugura a TV Tupi e, com ela, a primeira estação de TV da América Latina.
1952- Surge a TV Paulista (canal 5).
1953 - Nasce a TV Record (canal 7); estreia na TV Tupi “Alô, Doçura!, de Cassiano Gabus Mendes, com Eva Wilma e John Herbert.
1954 - São transmitidas as primeiras partidas de futebol pela TV no Brasil, na Record; o país se emociona com a morte do presidente Getúlio Vargas; estreia “Sítio do Picapau Amarelo”, na TV Tupi.
> Jornalista Renato Igor celebra aniversário nesta sexta-feira
1956 - Nasce na TV Paulista o humorístico “Praça da Alegria”, de Manuel da Nóbrega, relevando artistas como Ronald Golias e Roni Rios (a Velha Surda).
1957 - Comandado por Chico Anysio, vai ao ar na TV Rio o quadro de humor “Escolinha do Professor Raimundo”, que passou pela Excelsior, Tupi e Globo.
1959 - Surge a TV Continental (canal 9), no Rio, com a novidade do vídeo-tape; emissora foi extinta pelo governo militar em 1972.
1960 - É inaugurada a TV Excelsior, em São Paulo, e em 1963 no Rio; emissora saiu do ar em 1970 por decisão do governo militar.
1963 - O Programa Silvio Santos entra no ar nas tardes de domingo, pela TV Paulista; estreia na TV Excelsior a primeira telenovela brasileira diária, “2-5499 Ocupado”, estrelada por Tarcísio Meira e Glória Menezes.
1965 - Entra no ar a TV Globo (canal 4 do Rio); em março de 1966, a emissora compra a TV Paulista, transformando-a em TV Globo SP, primeiro passo para a criação da Rede Globo.
> Em tempos difíceis, uma enxurrada de anúncios promete paz de espírito
1967 - Começa a funcionar a TV Bandeirantes (canal 13); dois anos depois, entra no ar a TV Cultura (canal 2); em 1970, é inaugurada a TV Gazeta (canal 11).
1980 - A TV Tupi, falida, é fechada pelo governo federal.
1981 - Silvio Santos unifica suas emissoras, fundando o SBT; dois anos depois, é fundada a Rede Manchete.



Fonte: https://www.nsctotal.com.br/noticias/ha-70-anos-a-tv-chegava-ao-brasil-com-muito-improviso
 
Top