Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

HDTV em Paranaguá

Membro conhecido
Aug
2,123
2,515
Paranaguá e Guaratuba também. Guaratuba está numa distância não tão longe e que pelo menos na teoria a distância ajudaria a difratar, ao contrário de distância menores na área de sombra. Matinhos tem vários morros próximos. Na área de baía é a melhor recepção.
Excepcionalmente hoje teve uma ventania que deixou a estação de Morretes sem energia, mas consegui captar com perfeição o sinal de Curitiba. Tipo a minha TV troca o canal virtual de 18.1 para 4.1, pra eu assistir hj a rede massa foi assim. No fim da tarde voltou ao 18.1, na sua totalidade. Eu já reportei pra emissora, ficaram de realizar estudos e procedimentos, mas até agora... Não mudou nada, senti que a porcentagem subiu de 26% para 30%. Mas como já falei antes, sem dúvida a Rede Massa de Morretes está tendo um pouco de interferência de Curitiba e Paranaguá. O interessante é que o nível por mais baixo que pareça, é bem estável. Provavelmente em outras localidades o sinal chega bem, mas é eu mesmo que tô num ponto de fogo cruzado. Se não tivesse canais de Paranaguá ou os canais físicos fossem todos diferentes da capital, com certeza eu conseguiria captar quase todos os canais de Curitiba. Até a Band de Curitiba consigo captar mas, as vezes ela fica ruim.
 
Membro conhecido
Aug
2,123
2,515
@Vadeco2023 o sinal da Rede Mercosul retornou ai?
Vou tentar entrar em contato novamente com eles, dai eu comunico o de Paranaguá também
 
Membro conhecido
Jun
220
301
Excepcionalmente hoje teve uma ventania que deixou a estação de Morretes sem energia, mas consegui captar com perfeição o sinal de Curitiba. Tipo a minha TV troca o canal virtual de 18.1 para 4.1, pra eu assistir hj a rede massa foi assim. No fim da tarde voltou ao 18.1, na sua totalidade. Eu já reportei pra emissora, ficaram de realizar estudos e procedimentos, mas até agora... Não mudou nada, senti que a porcentagem subiu de 26% para 30%. Mas como já falei antes, sem dúvida a Rede Massa de Morretes está tendo um pouco de interferência de Curitiba e Paranaguá. O interessante é que o nível por mais baixo que pareça, é bem estável. Provavelmente em outras localidades o sinal chega bem, mas é eu mesmo que tô num ponto de fogo cruzado. Se não tivesse canais de Paranaguá ou os canais físicos fossem todos diferentes da capital, com certeza eu conseguiria captar quase todos os canais de Curitiba. Até a Band de Curitiba consigo captar mas, as vezes ela fica ruim.
É falta de sincronia entre as repetidoras. Se fossem sincronizadas, não teria interferência entre elas.
 
Membro
May
35
32
A TVCI acabou de anunciar nova retransmissora em Fazenda Rio Grande através do canal 50.1...Também anunciou que embreve terão outras novidades na programação.
 
Membro conhecido
Mar
2,742
5,855
A TVCI acabou de anunciar nova retransmissora em Fazenda Rio Grande através do canal 50.1...Também anunciou que embreve terão outras novidades na programação.
Segundo a reportagem o sinal da TVCI em Fazenda Rio Grande já está liberado desde a sexta-feira da semana passada.

O sinal está cobrindo Curitiba também.
 
Membro conhecido
Aug
2,123
2,515
Nº 12.341 - Processo nº 53500.062878/2023-69. Outorga Autorização de Uso de Radiofrequência à REDE 21 COMUNICACOES S.A., CNPJ 58.832.528/0001-07, executante do Serviço de Retransmissão de Radiodifusão de Sons e Imagens - Digital, na localidade de Paranaguá/PR.

Rede 21 no canal 10 VHF, só resta saber se o canal vai cobrir Morretes e Antonina, eu acho um pouco dificil, mas se tratando da tecnologia atual e onde for instalado... vamos ver... Será que com as antenas UHF atuais é possível recepcionar o canal VHF também, ou teria que ter uma específica?
 
Membro conhecido
Jun
220
301
Nº 12.341 - Processo nº 53500.062878/2023-69. Outorga Autorização de Uso de Radiofrequência à REDE 21 COMUNICACOES S.A., CNPJ 58.832.528/0001-07, executante do Serviço de Retransmissão de Radiodifusão de Sons e Imagens - Digital, na localidade de Paranaguá/PR.

Rede 21 no canal 10 VHF, só resta saber se o canal vai cobrir Morretes e Antonina, eu acho um pouco dificil, mas se tratando da tecnologia atual e onde for instalado... vamos ver... Será que com as antenas UHF atuais é possível recepcionar o canal VHF também, ou teria que ter uma específica?
Dá pra captar se o sinal for forte. Caso contrário, só com uma antena VHF, mesmo. Inclusive, por estar em VHF, é provável que terá uma cobertura maior sem precisar de repetidoras.
 
Última edição:
Membro conhecido
Mar
2,742
5,855
Dá pra captar se o sinal for forte, caso contrário só com uma antena VHF, mesmo. Inclusive, por estar em VHF, é provável que terá uma cobertura maior sem precisar de repetidoras.

Um sinal em VHF consegue ir mais longe do que em UHF?
 
Membro conhecido
Aug
2,123
2,515
Sim, nos tempos analógicos já era assim. Hoje, com a TV digital, não é diferente. UHF é muito mais direcional e não anda tanto quanto VHF.
Aqui em Morretes, teve uma época que captavamos o canal 3 - RIC Paranaguá, 4 - Rede Massa Curitiba, 5 - Band Paranaguá, 7 - TVCi Paranaguá, 10 RPC Paranaguá, com o tempo o sinal foi diminuindo, ai quando surgiu o digital e foi trocado a nossa antena, eu só conseguia capitar com chuviscos o canal 7 TVCi através da Antena de UHF. O mais louco é que uma vez testei uma antena interna que era VHF, o canal 4 e 5 pegava aqui dentro de casa... O VHF é ótimo, mas por ter poucos canais disponíveis, ficou esquecido.
 
Membro conhecido
Aug
2,123
2,515
Dá pra captar se o sinal for forte. Caso contrário, só com uma antena VHF, mesmo. Inclusive, por estar em VHF, é provável que terá uma cobertura maior sem precisar de repetidoras.
A Potencia de RP Maxima colocaram 0.016 KW
Temos que aguardar eles atualizarem no Mosaico se já vai aparecer a potencia do transmissor ou não...
 
Membro conhecido
Jun
220
301
Aqui em Morretes, teve uma época que captavamos o canal 3 - RIC Paranaguá, 4 - Rede Massa Curitiba, 5 - Band Paranaguá, 7 - TVCi Paranaguá, 10 RPC Paranaguá, com o tempo o sinal foi diminuindo, ai quando surgiu o digital e foi trocado a nossa antena, eu só conseguia capitar com chuviscos o canal 7 TVCi através da Antena de UHF. O mais louco é que uma vez testei uma antena interna que era VHF, o canal 4 e 5 pegava aqui dentro de casa... O VHF é ótimo, mas por ter poucos canais disponíveis, ficou esquecido.
Na verdade, ele é muito suscetível a interferências se comparado ao UHF. O ISDB-T, embora seja robusto em relação a sinal refletido, não lida muito bem com ruídos em geral. Por isso, ao contrário dos EUA que usa o ATSC nos mesmos canais analógicos depois do desligamento, o Brasil teve de jogar tudo para o UHF e pretende, aos poucos, voltar a utilizar a parte mais alta do VHF pelo menos (do canal 7 ao 13, os mais baixos o padrão não suporta).
 
Membro conhecido
Aug
2,123
2,515
Na verdade, ele é muito suscetível a interferências se comparado ao UHF. O ISDB-T, embora seja robusto em relação a sinal refletido, não lida muito bem com ruídos em geral. Por isso, ao contrário dos EUA que usa o ATSC nos mesmos canais analógicos depois do desligamento, o Brasil teve de jogar tudo para o UHF e pretende, aos poucos, voltar a utilizar a parte mais alta do VHF pelo menos (do canal 7 ao 13, os mais baixos o padrão não suporta).
O Canal 3 e o 5 de Paranaguá, eu lembro que era complicado de assistir sempre tinha algum ruído chato pra ver o 3 tinha que deixar a antena bem alta aqui em Morretes pra poder assistir, talvez agora com o digital não seja tão complexo igual era no analógico. Vai ter sim problemas mas, talvez mais sanados
 
Membro conhecido
Aug
2,123
2,515
Na verdade, ele é muito suscetível a interferências se comparado ao UHF. O ISDB-T, embora seja robusto em relação a sinal refletido, não lida muito bem com ruídos em geral. Por isso, ao contrário dos EUA que usa o ATSC nos mesmos canais analógicos depois do desligamento, o Brasil teve de jogar tudo para o UHF e pretende, aos poucos, voltar a utilizar a parte mais alta do VHF pelo menos (do canal 7 ao 13, os mais baixos o padrão não suporta).
O padrão americano parece que pegava até em cidades mais afastadas com perfeição
 
Membro
May
35
32
A TVCI está anunciando que estão selecionando atores adultos e crianças para uma produção cinematográfica. Parece ser uma parceria entre a TVCI e a produtora Opa Films que também é de Paranaguá.
 

Attachments

  • Screenshot_20230906_015941_Facebook.jpg
    Screenshot_20230906_015941_Facebook.jpg
    188.3 KB · Visualizações: 4
Membro
May
35
32
A TVCI desde que surgiu só criou programas jornalístico mas parece que estão querendo mudar isso e partir para produção de programas de outras áreas .
 
Membro conhecido
Aug
2,123
2,515
A Band faz dias que está fora do ar, pra manutenção e até agora não voltou, acho que o problema foi grave
 
Membro conhecido
Aug
2,123
2,515
REDE MASSA EM MORRETES

O T´écnico da Rede Massa entrou em contato comigo a respeito de um questionamento que eu fiz
do porque o sinal deles está mais baixo do que os demais canais do DB, ele me disse o seguinte:
Foi constatado que a potencia de transmissão é menor do que a das outras emissoras, e que o
responsavel do Digitaliza Brasil, informou é devido ao projeto liberado pela Anatel. (Não deram detalhes),
E que por enquanto não podem operar com uma potencia maior, eles vão ver com o Engenheiro de Projetos
se é possível solicitar a liberação de de uma potencia maior, e que hoje está liberado 8 Watts de transmissor
os canais do governo estão com 50 watts.

Portanto, vamos ver se ele vão aprovar esse aumento de potencia, dai a Rede Massa vai ficar muito melhor em alguns bairros da cidade
Que alguns moradores tão alegando, certa dificuldade pra recepcionar o sinal
 
Top