HDTV em Curitiba - Paraná

Membro ativo
Jul
167
147

Década de 1960​

Em abril de 1960 a TV Rio inaugura a TV Alvorada de Brasília, ampliando a área de atuação, mas, em maio daquele ano, um grande incêndio destrói os estúdios da TV Record, fazendo com que a emissora de televisão paulista passe a transmitir vários programas diretos da TV Rio, até que possa recompor sua estrutura. No início da década de 1960, juntou-se à Rede das Emissoras Unidas, a TV Gaúcha canal 12 de Porto Alegre, hoje RBS, a TV Jornal do Commercio canal 2 de Recife e a TV Paranaense canal 12 de Curitiba (atual RPC Curitiba).

Voltando a TV PARANAENESE CANAL 12 HOJE RPC QUE JÁ FOI DA R.E.I em 1972 EU ASSISTIA O CANAL 12 SEM A PROGRAMAÇÃO DA ERDE GLOBO QUE ATÉ 1976 ERA RETRANSMITIDA PELA TV IGUAÇU CANAL 4 HOJE REDE MASSA SBT.

Membro ativo
Jul
167
147

Televisão​

Próprias
EmissoraCanalCidade, UFSituação atualProprietário atual
TV Alvorada8 VHFBrasília, DFRecordTV Brasília, emissora própria da RecordTVGrupo Record
TV Belo Horizonte12 VHFBelo Horizonte, MGTV Globo Minas, emissora própria da Rede GloboGrupo Globo
TV Record7 VHFSão Paulo, SPRecordTV São Paulo, emissora própria da RecordTVGrupo Record
TV Rio13 VHFRio de Janeiro, RJExtinta : Hoje RecordTV Rio de Janeiro emissora própia Record V
Afiliadas
EmissoraCanalCidadePeríodo de afiliaçãoSituação atualProprietário atual
TV Gaúcha12 VHFPorto Alegre, RS1962 – 1963RBS TV Porto Alegre, afiliada à Rede GloboGrupo RBS
TV Jornal do Commercio2 VHFRecife, PE1960 – 1963TV Jornal, afiliada ao SBTSistema Jornal do Commercio de Comunicação
TV Paranaense12 VHFCuritiba, PR1960 – 1965RPC Curitiba, afiliada à Rede GloboGrupo Paranaense de Comunicação

LMC

Membro conhecido
Jul
1,230
1,132
A Record não colocou o nome dela nessa rede dos anos 70 porque a Record era um nome
muito paulista-ôrra,meu.Por isso,preferiu o nome REI.A REI acabou quando a Record foi
vendida ao Silvio Santos.Sem falar que a Record não tinha o mesmo tamanho da Globo e
da Tupi.E a Band só pegava em SP,não era uma rede nacional.

Membro conhecido
Nov
2,750
4,314
A Record não colocou o nome dela nessa rede dos anos 70 porque a Record era um nome
muito paulista-ôrra,meu.Por isso,preferiu o nome REI.A REI acabou quando a Record foi
vendida ao Silvio Santos.Sem falar que a Record não tinha o mesmo tamanho da Globo e
da Tupi.E a Band só pegava em SP,não era uma rede nacional.
A Band começou a ser rede na segunda metade da decada de 70, comprando a TV Vila Rica de Belo Horizonte e a TV Guanabara do Rio de Janeiro e juntamente com a afiliação da Rede Amazônica nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Amapá.

Membro
Jul
96
64
O nome do canal 29.1 que era LOADING HD, passou a se chamar IDTV HD, devido a Ideal TV estar na grade a 3 anos.

Membro conhecido
Jun
274
375
Embora o padrão 5G Broadcast tenha sido descartado, ele já mostra a tendência para as próximas décadas: extinguir as concessões tradicionais de TV, transformá-las em banda de celular e realizar a transmissão de vídeo por IPTV. A Claro fez testes no RJ ano passado com a tecnologia inclusive. Podem não fazer isso agora, preferindo adotar o ATSC, mas vai chegar um momento que será inevitável.

Membro conhecido
Sep
1,728
2,457
Embora o padrão 5G Broadcast tenha sido descartado, ele já mostra a tendência para as próximas décadas: extinguir as concessões tradicionais de TV, transformá-las em banda de celular e realizar a transmissão de vídeo por IPTV. A Claro fez testes no RJ ano passado com a tecnologia inclusive. Podem não fazer isso agora, preferindo adotar o ATSC, mas vai chegar um momento que será inevitável.
Mas nessa forma de transmissão, nao vai contra o proposito da TV Terrestre de ser TV Aberta Gratuita, pois também galera comenta que acha "estranho" ouvir rádio pela internet - precisa contratar o serviço - neste caso nao seria quase a "mesma" coisa

Membro conhecido
Jun
274
375
Mas nessa forma de transmissão, nao vai contra o proposito da TV Terrestre de ser TV Aberta Gratuita, pois também galera comenta que acha "estranho" ouvir rádio pela internet - precisa contratar o serviço - neste caso nao seria quase a "mesma" coisa
Se for bem planejado e executado, o acesso à TV aberta seguirá gratuito. Da mesma forma que as teles foram obrigadas a bancar os custos dos canais de TV que tiveram de ser remanejados da faixa entre o 52 e o 69, a Anatel poderia tornar obrigatório que as operadoras liberassem o acesso aos streams das emissoras sem custo e sem exigir que a pessoa tenha créditos para tal.

Concordo que as pessoas acham estranho ouvir rádio pela Internet, mas tal estranheza não existe em relação à TV. Basta ver quanta gente usa os aparelhos smart para consumir serviços de streaming, muitas vezes nem possuem mais antena em casa. Para nós que crescemos com os canais lineares, fica difícil de acreditar, mas para as novas gerações a TV aberta morreu faz tempo. A TV 3.0 poderá ser a solução para isso, dar um respiro às redes e torná-las atrativas de novo, mas tudo depende de como a tecnologia será implementada.

Última edição:

DTV

Membro ativo
Sep
101
184
Se for bem planejado e executado, o acesso à TV aberta seguirá gratuito. Da mesma forma que as teles foram obrigadas a bancar os custos dos canais de TV que tiveram de ser remanejados da faixa entre o 52 e o 69, a Anatel poderia tornar obrigatório que as operadoras liberassem o acesso aos streams das emissoras sem custo e sem exigir que a pessoa tenha créditos para tal.

Concordo que as pessoas acham estranho ouvir rádio pela Internet, mas tal estranheza não existe em relação à TV. Basta ver quanta gente usa os aparelhos smart para consumir serviços de streaming, muitas vezes nem possuem mais antena em casa. Para nós que crescemos com os canais lineares, fica difícil de acreditar, mas para as novas gerações a TV aberta morreu faz tempo. A TV 3.0 poderá ser a solução para isso, dar um respiro às redes e torná-las atrativas de novo, mas tudo depende de como a tecnologia será implementada.
Muito bem colocado. Quanto a estranheza, basta que os aparelhos já tenham embarcados apps de rádio com semelhança ao dial. Eu por exemplo tenho um multimídia no carro que qdo entra o espelhamento do CarPlay não toca o FM em segundo plano. Baixei o app que mais me agradasse qto ao visual e qualidade técnica e só escuto rádio online no carro atualmente. Basta acostumar como está sendo com a TV (e a vantagem de fazer os favoritos só com o que vc gosta e limpo das religiosas é maravilhoso).

Membro conhecido
Jan
283
260
Geradoras de televisão (GTVD) de Curitiba - PR

Canal UHFNome fantasiaPotência ERP (kW)Cota de altitude (m)HCI (m)
16TV Evangelizar9.6499358
34RIC47.1298887.7
36TV Paraná Turismo41.7497066.6
38Band PR54.26984.590
39Rede Massa126.18984.590
41RPC99.44954.493.7
43CNT86.4999058

Membro conhecido
Aug
2,363
2,943

34RIC47.1298887.7
38Band PR54.26984.590
41RPC99.44954.493.7
43CNT86.4999058
Agora eu entendo porque o sinal da Rede Massa chega mais longe que as outras. Aqui em Morretes, quando o 18.1 da cidade cai, entra o 4.1, bem estável, potência boa, porém a antena tenho que deixar sempre apontada pra um sentido de 3h a Leste, pois se eu virar pra Paranaguá, ele conflita com o 45.1, anulando os sinais. Deixando na mesma posição, entra a Band, que é um sinal que entra, mas sai em algumas horas. A CNT também chega super bem aqui (quando o sinal de Paranaguá cai), ele entra, mas tenho que deixar a antena apontada em 6h a sul pra pegar um sinal excelente. Teve um tempo que a TV Paraná Turismo também chegava forte, depois que trocou pra TV Brasil, nunca mais pegou. A RICtv com muita dificuldade pegava em alguns momentos (quando o sinal de Paranaguá cai). Por essa tabela, da pra desvendar bem o porque Morretes acaba pegando esses canais. Quem mora em local mais alto, com certeza consegue pegar com mais qualidade.

Membro conhecido
Jan
283
260
Agora eu entendo porque o sinal da Rede Massa chega mais longe que as outras. Aqui em Morretes, quando o 18.1 da cidade cai, entra o 4.1, bem estável, potência boa, porém a antena tenho que deixar sempre apontada pra um sentido de 3h a Leste, pois se eu virar pra Paranaguá, ele conflita com o 45.1, anulando os sinais. Deixando na mesma posição, entra a Band, que é um sinal que entra, mas sai em algumas horas. A CNT também chega super bem aqui (quando o sinal de Paranaguá cai), ele entra, mas tenho que deixar a antena apontada em 6h a sul pra pegar um sinal excelente. Teve um tempo que a TV Paraná Turismo também chegava forte, depois que trocou pra TV Brasil, nunca mais pegou. A RICtv com muita dificuldade pegava em alguns momentos (quando o sinal de Paranaguá cai). Por essa tabela, da pra desvendar bem o porque Morretes acaba pegando esses canais. Quem mora em local mais alto, com certeza consegue pegar com mais qualidade.
Sim, é um dos melhores sinais quando tem propagação aqui em Ponta Grossa. Atualmente (creio que a partir de 2021), está operando da torre da Band PR, porque o Grupo Massa centralizou as empresas no Parolin, que não é alto para torres de rádio FM e TV. Foi construída uma torre em um terreno na esquina do outro lado da rua no Pilarzinho, não sei se é da Rede Massa, mas creio que não, está pronta desde o final do ano passado, basta apenas abastecer de energia e linhas de transmissão, além do espaço para o transmissor. Deve ser de uma estação que vai migrar para a faixa estendida.

Membro ativo
Sep
115
98
Eles deram uma boa diminuída na qualidade da imagem desde que mudaram a sede, isso deve ajudar a pegar melhor longe.

Membro conhecido
Jun
274
375

34RIC47.1298887.7
38Band PR54.26984.590
41RPC99.44954.493.7
43CNT86.4999058
É interessante observar alguns detalhes nessa tabela. A TV Evangelizar transmite com quase 10 kW, mas a torre dela é a mais alta considerando a altitude. Além disso, ela utiliza modulação que permite os receptores abrirem imagem mesmo com baixa relação sinal/ruído. As RTVs da capital todas transmitem dessa forma para poderem ter uma cobertura decente mesmo transmitindo em baixa potência.

Aliás, faltou nessa tabela a segunda geradora de Curitiba a ligar o sinal digital: a Rede Mercosul, canal físico 22. Parece até piada, mas ela passou na frente de Band, RICTV e Rede Massa (essa última inclusive gerou sinal em HD por um tempo apenas para a NET antes de ligar o 39).