HDTV Em Chapecó e Oeste Catarinense

Destaques do momento

Diário Oficial da União​

Publicado em: 16/12/2025 | Edição: 239 | Seção: 1 | Página: 12
Órgão: Ministério das Comunicações/Gabinete do Ministro

PORTARIA MCOM Nº 20.539, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2025
O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso das suas atribuições, observado o disposto no Decreto nº 5.371, de 17 de fevereiro de 2005, e alterações, e o disposto nos arts. 476 a 496 da Portaria de Consolidação GM/MCOM nº 1, de 2 de junho de 2023, publicada no Diário Oficial da União em 5 de junho de 2023, bem como o que consta do Processo nº 53115.007537/2023-74, resolve:

Art. 1º Fica outorgada autorização à TV O ESTADO LTDA, pessoa jurídica inscrita no CNPJ sob o nº 78.647.633/0001-83, para executar, por prazo indeterminado, o serviço de retransmissão de televisão, ancilar ao serviço de radiodifusão de sons e imagens, com utilização do canal de rede exclusivo 27 (vinte e sete), em caráter primário e com tecnologia digital, no município de Fraiburgo, estado de Santa Catarina.

Art. 2º A autorização ora outorgada tem caráter precário e tem por objetivo a retransmissão dos sinais provenientes da TV O ESTADO LTDA, pessoa jurídica concessionária do serviço de radiodifusão de sons e imagens, inscrita no CNPJ sob o nº 78.647.633/0001-83, cuja outorga foi renovada por meio do Decreto de 11 de outubro de 2002, publicado no Diário Oficial da União de 14 de outubro de 2002, e ratificado por meio do Decreto Legislativo nº 419, de 1 de junho de 2005, publicado no Diário Oficial de 2 de junho de 2005, para execução do serviço no município de Chapecó, estado de Santa Catarina.

Art. 3º A partir da publicação desta Portaria, a autorizatária deve obter a autorização de uso de radiofrequência junto à Anatel e solicitar o licenciamento da estação nos prazos estabelecidos no art. 24 do Anexo ao Decreto nº 5.371, de 2005.

Art. 4º A execução dos serviços autorizados deve ter início no prazo estabelecido no parágrafo único do art. 24 do Anexo ao Decreto nº 5.371, de 2005.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Essa é o canal digital ou da NDTV Record para a cidade de Fraiburgo. Se fosse a Record News seria a Televisão Cultura Sociedade Anônima.

Boa tarde pessoal
Liguei para a TVBV e eles disseram o seguinte: Eles só vão colocar o sinal digital na cidade se algum empresário ou prefeitura fizer um acordo comercial com a emissora, para ajuda de custo de instalação dos equipamentos. Se isso não acontecer, a TVBV não vai colocar o sinal digital e fim de papo. Foi bem assim que o pessoal da técnica (que cuida do sinal da emissora) me falou. Eles disseram que não adianta ligar lá para reclamar que a ordem da diretoria da emissora é essa... Sem acordo comercial, não tem sinal. o responsável pela técnica foi bem direto comigo. Chapecó e Concórdia conseguiram porque as prefeituras desses municípios fizeram esse acordo comercial. As cidades que não tem o sinal é porque não fizeram esse acordo comercial. Ou seja, foi um balde de água bem gelada no nosso lombo. Sinal que a TVBV (e com certeza a Record News) não tem interesse nenhum nessas cidades. A situação piora quando são pequenas.

Boa tarde pessoal
Liguei para a TVBV e eles disseram o seguinte: Eles só vão colocar o sinal digital na cidade se algum empresário ou prefeitura fizer um acordo comercial com a emissora, para ajuda de custo de instalação dos equipamentos. Se isso não acontecer, a TVBV não vai colocar o sinal digital e fim de papo. Foi bem assim que o pessoal da técnica (que cuida do sinal da emissora) me falou. Eles disseram que não adianta ligar lá para reclamar que a ordem da diretoria da emissora é essa... Sem acordo comercial, não tem sinal. o responsável pela técnica foi bem direto comigo. Chapecó e Concórdia conseguiram porque as prefeituras desses municípios fizeram esse acordo comercial. As cidades que não tem o sinal é porque não fizeram esse acordo comercial. Ou seja, foi um balde de água bem gelada no nosso lombo. Sinal que a TVBV (e com certeza a Record News) não tem interesse nenhum nessas cidades. A situação piora quando são pequenas.
Pelo menos, tão sendo "bem direto", capaz ser a mesma situação pra RN, as emissoras querem uma "contrapartida" das prefeituras ou outrem com dinheiro pra bancar!

Boa tarde pessoal
E nada da Prefeitura passar pra frente a solicitação né? Aquela vez que eles assinaram um oficio pedindo pra emissora colocar o sinal no ar, acho que nem enviaram para a emissora, só te fizeram de trouxa. Com a Prefeitura seria mais fácil, ou se tiver algum empresário conhecido ai... Enfim, tudo o que pode ser feito, foi feito, vocês já tem outorga e licenciamento, inclusive, em 2022, renovaram o licenciamento para mais 10 anos, no caso até 2032, eles tem licença pra operar ai no municipio. Eu vi que andaram atualizando algo na outorga, mas não sei o que foi, fora isso, é isso

E nada da Prefeitura passar pra frente a solicitação né? Aquela vez que eles assinaram um oficio pedindo pra emissora colocar o sinal no ar, acho que nem enviaram para a emissora, só te fizeram de trouxa. Com a Prefeitura seria mais fácil, ou se tiver algum empresário conhecido ai... Enfim, tudo o que pode ser feito, foi feito, vocês já tem outorga e licenciamento, inclusive, em 2022, renovaram o licenciamento para mais 10 anos, no caso até 2032, eles tem licença pra operar ai no municipio. Eu vi que andaram atualizando algo na outorga, mas não sei o que foi, fora isso, é isso
Para te dar a real @DiegoFernandes ... Infelizmente nossa prefeitura não está dando a mínima... Não se cadastraram no Digitaliza Brasil porque não quiseram... Não foram atrás do sinal da TVBV e Record News SC porque não tem interesse nenhum. Eu simplesmente cansei. Se o município não quer ser reconhecido por toda Santa Catarina, não posso fazer mais nada. O que tinha que fazer eu já fiz. Se algum dia quiserem reconsiderar, ótimo, senão... paciência. Perdi muito meu tempo, tenho minha empresa para administrar, tenho uma família par cuidar, tenho uma vida para continuar. Porque do jeito que está, só levando cacetada e balde de água fria, está complicado. Até porque até vocês estão se cansando de mim ,e com razão, pois estava muito repetitivo. Claro, vou continuar acompanhando para ver se tem alguma novidade. Se não tiver, que assim seja.

Depois de alguns meses, consegui pegar novamente o sinal da TV Cachoeira/TV Novo Tempo
IMG_20260129_103137.jpg

(Não dá pra ter certeza se a emissora estava fora do ar, já que eu moro em um bairro um pouco mais "afastado" do centro)

Depois de alguns meses, consegui pegar novamente o sinal da TV Cachoeira/TV Novo TempoView attachment 33770
(Não dá pra ter certeza se a emissora estava fora do ar, já que eu moro em um bairro um pouco mais "afastado" do centro)
Aqui em Maravilha nós não sabemos porque o sinal foi retirado daqui. Era pelo canal 5VHF. Sinal digital (5.1 se fosse ter). Simplesmente fomos marginalizados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Temos duas igrejas em Maravilha. E não fizeram nada para trazer de volta o sinal e nem para ativar o digital

Back