Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

HDTV Em Chapecó e Oeste Catarinense

Membro conhecido
Feb
1,487
1,793
Bom dia!

Um desabafo bem sincero sobre isso...

Moro aqui na cidade de Maravilha, Extremo Oeste de Santa Catarina, desde o dia 30 de novembro de 1999. Sou natural da cidade de Palhoça, região da Grande Florianópolis (litoral... não preciso falar mais). Lá as coisas são mais fáceis para conseguir, a infraestrutura deles é excelente, as estradas também. Eles tem todos os canais digitais ativados e não tem sinal analógico. Tudo isso por um detalhe... Estão muito próximos da capital. Palhoça fica a 9km de Florianópolis e 4 km de São José. Praticamente não há divisas. Uma cidade colada na outra. Já nós aqui no Extremo Oeste... Estamos longe de todos e de tudo. A infraestrutura está precária. O sinal analógico é uma porcaria. E quando tem sinal digital é 1 ou 2 canais e pronto. Maravilha vai ter o estorvo chamado sinal analógico desligado lá para o dia 30 de junho de 2025 (ERA PRA SER DIA 31/12/2023!!). SÃO MAIS DOIS ANOS DE ESPERA!!!. e para ter o sinal digital ativado, vamos ter que esperar até lá!!! É UM ABSURDO!!. Algumas cidades vão ter o sinal analógico desligado aqui no dia 15 de dezembro... São Miguel da Boa Vista, Saltinho, Tigrinhos, Bom Jesus do Oeste.. MAS ESSAS CIDADES NÃO TEM OUTRO SINAL SENÃO O ANALÓGICO. COMO VÃO FICAR?? VÃO FICAR FORA DO AR?? OU VÃO ATIVAR O DIGITAL NO MESMO DIA?? ESTOU MUITO DECEPCIONADO COM ISSO!! EU NÃO CONSIGO ME CONFORMAR!! Mas fazer o que? temos que esperar. Como sempre temos que esperar e ter paciência (o que já acabou para mim a muito tempo). Eu precisava desabafar, pessoal. Estou com muita angústia!! Será que vai acabar o ano e não vamos ter nenhum canal digital ativado em Maravilha?? Fica o meu manifesto.
Colega, entendo quanto a sua decepção. E se você me permitir fazer uma pergunta: possui antena parabólica por aí? E se possui qual: banda C, banda Ku ou ambas, C e Ku? Recentemente, estava conversando com um empresário que está diretamente ligado quanto a essa migração da banda C para a banda Ku. E segundo aquele empresário, aí na região Sul do Brasil o estado de Santa Catarina lidera as vendas de antenas parabólicas Ku + receptores digitais. Por uma parte talvez, a falta da expansão dos sinais das geradoras de TVs aí do estado. Mas...também não podemos esquecer quanto a topografia aí também desse estado. E muito provavelmente com esses dois exemplos e outros que possam também existir para a aceitação, se posso assim dizer, da TVRO no estado de Santa Catarina. E como sejam duas TVRO no mercado, tenho a impressão que num curto espaço de tempo você poderá ter novidades por aí.
 
Membro conhecido
Aug
1,322
1,484
Colega, entendo quanto a sua decepção. E se você me permitir fazer uma pergunta: possui antena parabólica por aí? E se possui qual: banda C, banda Ku ou ambas, C e Ku? Recentemente, estava conversando com um empresário que está diretamente ligado quanto a essa migração da banda C para a banda Ku. E segundo aquele empresário, aí na região Sul do Brasil o estado de Santa Catarina lidera as vendas de antenas parabólicas Ku + receptores digitais. Por uma parte talvez, a falta da expansão dos sinais das geradoras de TVs aí do estado. Mas...também não podemos esquecer quanto a topografia aí também desse estado. E muito provavelmente com esses dois exemplos e outros que possam também existir para a aceitação, se posso assim dizer, da TVRO no estado de Santa Catarina. E como sejam duas TVRO no mercado, tenho a impressão que num curto espaço de tempo você poderá ter novidades por aí.
Na Parabólica não tem TVBV, não tem Record News SC, Não tem SCC SBT. Se esses três canais entrarem na TVRO, com certeza comprarei, mas eles não tem planos de colocar esses canais no sistema não tem porque comprar. Aqui em Maravilha temos a NSC TV Chapecó pelo canal 4.1 e a NDTV Record Chapecó pelo canal 10.1. Se já temos a NSC TV Chapecó ativo, porque precisaria da parabólica porque lá já tem? Tu tens notícia se essas três vão entrar? Porque é complicado assistir o SBT RS, a Band SP, a Record SP, A Record News SP. Não tem a programação local que é a parte que mais me interessa. Outra pergunta... qual curto espaço de tempo?
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
341
542
Isso você não pode me pedir. Não na nossa realidade aqui. Daí me acalmo e prorrogam de novo. A 9 anos que estamos tendo calma. Sempre disse na época.. A minha filha estava no 1 ano do fundamental e falava. Minha filha vai terminar o ensino fundamental e começar o Ensino Médio e não vai estar digitalizado e adivinha?? Minha filha está terminado o Ensino Médio. Em 2025 vai estar começando a faculdade e não vamos ter a cidade totalmente digitalizada e esse estorvo do analógico desligado.
Não tem como vc voltar para Palhoça? Sua filha pode tentar uma faculdade pública.
 
Membro conhecido
Aug
1,322
1,484
Não tem como vc voltar para Palhoça? Sua filha pode tentar uma faculdade pública.
Não. Constituí uma família aqui. Tenho a minha empresa aqui. Minha esposa trabalha numa Universidade Comunitária( a Unoesc campus de Maravilha). Com certeza minha filha não iria se mudar de Maravilha para Palhoça. Engraçado que até então quando eu dizia que o sinal analógico não iria ser desligado em 31 de dezembro e iria ser prorrogado o dia ficaram caçoando de mim e dizia que estava exagerando. Agora taí... Foi pra 2025. Sinto muito mas não vou realizar a tua vontade e voltar para Palhoça. Meu lugar é aqui em Maravilha (SC) e não vai ter ninguém que vai me tirar daqui. O fórum é um lugar democrático, onde somos livres para emitir a nossa opinião. Agora, se tem gente que não gosta de alguém que opina e quer censurar, comigo não rola. Sinto muito, mas vou continuar opinando e reclamando quando necessário, gostem ou não.
 
Última edição:
Membro ativo
Mar
79
126
Não. Constituí uma família aqui. Tenho a minha empresa aqui. Minha esposa trabalha numa Universidade Comunitária( a Unoesc campus de Maravilha). Com certeza minha filha não iria se mudar de Maravilha para Palhoça. Engraçado que até então quando eu dizia que o sinal analógico não iria ser desligado em 31 de dezembro e iria ser prorrogado o dia ficaram caçoando de mim e dizia que estava exagerando. Agora taí... Foi pra 2025. Sinto muito mas não vou realizar a tua vontade e voltar para Palhoça. Meu lugar é aqui
Você poderia tentar o IPTV. Esses canais todos estão disponíveis em diversos servidores.
 
Membro conhecido
Aug
1,322
1,484
Você poderia tentar o IPTV. Esses canais todos estão disponíveis em diversos servidores.
Não a TVBV, Record News SC e SCC SBT. Esses não estão disponíveis. Somente a NSC Chapecó, Florianópolis, Criciúma, Joinville Blumenau. A NSC TV Chapecó eu já tenho digital aqui pelo 4.1 e a NDTV Record também pelo 10.1. Daí falta a Record News SC canal 2.1, TVBV canal 13.1 e SCC SBT canal 7.1 e era essas que eu queria que tivesse o sinal digital aqui na nossa cidade e que não tem nos servidores de IPTV. Se fosse para ter, tinha que ter todos os canais de SC. Não apenas uma emissora (a NSC TV).
 
Última edição:
Membro ativo
Mar
79
126
Não a TVBV, Record News SC e SCC SBT. Esses não estão disponíveis. Somente a NSC Chapecó, Florianópolis, Criciúma, Joinville Blumenau. A NSC TV Chapecó eu já tenho digital aqui pelo 4.1 e a NDTV Record também pelo 10.1. Daí falta a Record News SC canal 2.1, TVBV canal 13.1 e SCC SBT canal 7.1 e era essas que eu queria que tivesse o sinal digital aqui na nossa cidade e que não tem nos servidores de IPTV. Se fosse para ter, tinha que ter todos os canais de SC. Não apenas uma emissora (a NSC TV).
Bom, eu tenho estes canais pelo IPTV. Inclusive, canais regionais da NDTV, da NSCTV e ainda tem o SCC SBT.
 
Membro conhecido
Aug
1,322
1,484
Bom, eu tenho estes canais pelo IPTV. Inclusive, canais regionais da NDTV, da NSCTV e ainda tem o SCC SBT.
Teria a TVBV e a Record News SC também? Qual é esse IPTV que tu tens? De repente posso pensar em ter para assistir.
Geralmente eu assisto o SCC SBT pelo youtube, lá ele passa a programação total (local e nacional) Já a Record News pelo youtube é só a rede, sem a afiliada. Eu tentei a BTV, mas essa não tinha, de local somente a NSC. A Record era a RIC TV, A Band era a RBA TV de Belém do Pará. Essa eu assisto pelo site deles
 
Membro ativo
Mar
79
126
Teria a TVBV e a Record News SC também? Qual é esse IPTV que tu tens? De repente posso pensar em ter para assistir.
Geralmente eu assisto o SCC SBT pelo youtube, lá ele passa a programação total (local e nacional) Já a Record News pelo youtube é só a rede, sem a afiliada. Eu tentei a BTV, mas essa não tinha, de local somente a NSC. A Record era a RIC TV, A Band era a RBA TV de Belém do Pará. Essa eu assisto pelo site deles
Não sei o nome, pois foi meu primo que me passou. Se quiser, pode entrar em contato comigo e eu mando o contato do provedor. Vou tentar conseguir com meu parente.
 
Membro conhecido
Aug
1,322
1,484
Bom dia!!

Meus comentários aqui no fórum deve estar incomodando alguém e não sei o porque de tanto incômodo.
Antes da prorrogação do prazo para o desligamento do sinal analógico (de 31/12/2023 para 30/06/2025) eu falava que esse prazo seria prorrogado. Muita gente caçoou de mim, me chamaram de estressado, nervosinho, inconsequente, que não sabe o que fala, que o prazo ia, sim ser dia 31/12/2023. E o que aconteceu? Exatamente o que falei... prorrogaram para 30/06/2025. Algumas cidades colocaram para 15/12/2023 (principalmente aquelas que foram contempladas com o Digitaliza Brasil). Maravilha, São Miguel do Oeste, Cunha Porã, Dionísio Cerqueira, Xanxerê e muitas outras cidades ficou para o dia 30/06/2025. Me preocupa algumas cidades da nossa região que vão ter o sinal analógico desligado mas não tem o digital ativado (Bom Jesus do Oeste, Saltinho, Flor do Sertão, Santa Terezinha do Progresso, Tigrinhos) vão ficar sem o digital? E acima de tudo tem gente que pergunta: "Por que não volta para Palhoça e não encontra uma universidade Pública para sua filha?" As respostas são muito simples aqui estão elas:
1) Minha esposa é natural de Maravilha, ela já trabalhava em uma empresa muito conceituada (UNOESC Maravilha) e ela não iria abandonar tudo para uma "aventura";
2) Fixamos moradia aqui, eu não ia vender a minha casa para voltar para Palhoça;
3) Tenho a minha empresa aqui na cidade, não iria vender ou transferir para agradar alguém;
4) Minha filha tem uma vida aqui, estuda numa escola conceituada da cidade que é pública, estadual; a Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Salete, e ela está terminando o Ensino Médio.
5) Para fazer faculdade, ela não quer sair de Maravilha. Aqui na região nós temos Universidades conceituadas (UNOESC, UNOCHAPECÓ, que são comunitárias ou seja, não tem donos, é da comunidade e o dinheiro da mensalidade é investida na própria Universidade e nós temos condições de pagar uma mensalidade.

Quando comentei sobre Palhoça, estava comentado sobre a Infraestrutura, e que lá tudo funciona bem, era isso que eu tinha comentado. Não sei o que isso incomodou alguém. E claro, fiz apenas um comentário que lá só tem o sinal digital, pelo simples fato de pertencer a Grande Florianópolis. Por que esse comentário incomodou tanto? Se incomodou alguém, não tive a pretensão, foi apenas esclarece uma situação e não quero causar nenhuma confusão. Deus abençoe a todos.
 
Última edição:
Membro conhecido
Mar
1,891
3,358
Isso você não pode me pedir. Não na nossa realidade aqui. Daí me acalmo e prorrogam de novo. A 9 anos que estamos tendo calma. Sempre disse na época.. A minha filha estava no 1 ano do fundamental e falava. Minha filha vai terminar o ensino fundamental e começar o Ensino Médio e não vai estar digitalizado e adivinha?? Minha filha está terminado o Ensino Médio. Em 2025 vai estar começando a faculdade e não vamos ter a cidade totalmente digitalizada e esse estorvo do analógico desligado.
Aquele calma foi em tom de brincadeira. Fique na paz.
Pode reclamar o quanto quiser, nunca tirei sua razão.
 
Membro conhecido
Aug
1,322
1,484
Aquele calma foi em tom de brincadeira. Fique na paz.
Pode reclamar o quanto quiser, nunca tirei sua razão.
Tranquilo Xará (chamei você assim porque você tem o mesmo nome que eu: André). Até peço perdão para ti se fui ríspido, pois estou chateado por causa da prorrogação de desligamento do sinal analógico e ativação do digital. Só não gostei do que um dos integrantes do fórum falou: "Não tem como vc voltar para Palhoça? Sua filha pode tentar uma faculdade pública". Isso pra mim foi o fim. Se eu saí de Palhoça, foi justamente por causa de minha esposa, que é de Maravilha e porque eu aprendi a amar essa cidade. Minha filha é Maravilhense. e eu reclamo sempre porque eu quero o melhor para minha cidade: que Maravilha tenha todas as opções possíveis para se desenvolver, para ser reconhecida. Especialmente por causa de algumas emissoras que não dão a mínima para nossa cidade (só excluo a NDTV e a NSC TV que foram as únicas que colocaram o sinal digital e logo desligaram o analógico). Mas nunca desrespeitei qualquer membro do grupo. Nem mesmo o colega que fez essa pergunta para mim.
 
Membro conhecido
Sep
1,378
1,661
Tranquilo Xará (chamei você assim porque você tem o mesmo nome que eu: André). Até peço perdão para ti se fui ríspido, pois estou chateado por causa da prorrogação de desligamento do sinal analógico e ativação do digital. Só não gostei do que um dos integrantes do fórum falou: "Não tem como vc voltar para Palhoça? Sua filha pode tentar uma faculdade pública". Isso pra mim foi o fim. Se eu saí de Palhoça, foi justamente por causa de minha esposa, que é de Maravilha e porque eu aprendi a amar essa cidade. Minha filha é Maravilhense. e eu reclamo sempre porque eu quero o melhor para minha cidade: que Maravilha tenha todas as opções possíveis para se desenvolver, para ser reconhecida. Especialmente por causa de algumas emissoras que não dão a mínima para nossa cidade (só excluo a NDTV e a NSC TV que foram as únicas que colocaram o sinal digital e logo desligaram o analógico). Mas nunca desrespeitei qualquer membro do grupo. Nem mesmo o colega que fez essa pergunta para mim.
se a situação já é difícil com incentivos, imagina sem e dependendo da publicidade, pq mesmo sendo uma concessão publica mas as emissoras nao fazem "caridade", se a situação nao está favorável, dá-lhe cortes....
 
Membro conhecido
Feb
1,487
1,793
Colega, entendo quanto a sua decepção. E se você me permitir fazer uma pergunta: possui antena parabólica por aí? E se possui qual: banda C, banda Ku ou ambas, C e Ku? Recentemente, estava conversando com um empresário que está diretamente ligado quanto a essa migração da banda C para a banda Ku. E segundo aquele empresário, aí na região Sul do Brasil o estado de Santa Catarina lidera as vendas de antenas parabólicas Ku + receptores digitais. Por uma parte talvez, a falta da expansão dos sinais das geradoras de TVs aí do estado. Mas...também não podemos esquecer quanto a topografia aí também desse estado. E muito provavelmente com esses dois exemplos e outros que possam também existir para a aceitação, se posso assim dizer, da TVRO no estado de Santa Catarina. E como sejam duas TVRO no mercado, tenho a impressão que num curto espaço de tempo você poderá ter novidades por aí.
No ATO Nº 3.602, DE 9 DE MARÇO DE 2022 percebi pelo menos 3 emissoras de TV catarinenses que demonstraram interesse em utilizar a banda Ku futuramente: a Barriga Verde, a afiliada do SBT no estado e a Canção Nova. Mas independente daquele informativo acima nada impede que outras emissoras de TV ainda venham aderir a TVRO. E com duas TVROs as chances de isso acontecer creio que sejam enormes.
 
Membro conhecido
Aug
1,322
1,484
se a situação já é difícil com incentivos, imagina sem e dependendo da publicidade, pq mesmo sendo uma concessão publica mas as emissoras nao fazem "caridade", se a situação nao está favorável, dá-lhe cortes....
Pois é Dsol. O que eu acho estranho é que a NDTV colocou em Maravilha o sinal digital antes até de São Miguel do Oeste, pois o próprio técnico da NDTV que ficou admirado das outras emissoras não ter colocado o sinal digital. Quanto eles colocaram o sinal da NDTV, eles consideraram Maravilha como uma das principais cidades. Tanto que ela desligou o sinal analógico bem antes também. A NSC TV também colocou o sinal digital (4.1) e dia 31 de outubro desse ano desligou o sinal analógico (4 VHF). Em compensação... Record News SC, SCC SBT, e TVBV (que não tem nem mais o sinal analógico aqui, e sei que em Chapecó também não, isso que eu achei estranho). nem sequer se mexem para ativar o sinal digital. Ainda por cima ter que esperar até 30 de junho de 2025 (isso se não prorrogarem novamente o prazo, sei lá para 2029) é torturante!! Mas infelizmente temos um ministro das Comunicações de esquerda, envolvido em Maracutaia por causa de uma jato usado em questões pessoais (Juscelino Filho), que em vez de favorecer os telespectadores, complica ainda mais. Na questão das emissoras públicas e governamentais (TV Escola , TV Brasil, Canal GOV, Canal saúde, TV Câmara, TV Senado, TV ALESC), por que não libera para todo o Estado de Santa Catarina (os 295 municípios)? Só liberaram para quem se inscreveu no digitaliza Brasil. E as outras cidades?
 
Membro conhecido
Aug
1,322
1,484
No ATO Nº 3.602, DE 9 DE MARÇO DE 2022 percebi pelo menos 3 emissoras de TV catarinenses que demonstraram interesse em utilizar a banda Ku futuramente: a Barriga Verde, a afiliada do SBT no estado e a Canção Nova. Mas independente daquele informativo acima nada impede que outras emissoras de TV ainda venham aderir a TVRO. E com duas TVROs as chances de isso acontecer creio que sejam enormes.
Será que isso vai acontecer início do ano que vem, ou vamos ter que esperar mais 4, 10, 20, 30 ou 40 anos para isso acontecer. Primeiro o desligamento do analógico era até o fim de 2018, depois passou para 31 de dezembro de 2023, agora passou para 30 de junho de 2025, se bobear vai ser prorrogado para fim de 2029, ou de 2050, ou de 2090. É sempre a mesma "balela". Será que não pode ter uma coisa que seja a nosso favor e que não acarrete gastos para os telespectadores? Um receptor de TVRO está um absurdo (já vi lugares que vendem por 700, 800 e até 1.000,00). Nem todos tem condições de comprar. à mas tem o do Governo Federal para os carentes... Mas a "burrocacia" é terrível.
 
Membro conhecido
Feb
1,487
1,793
Um receptor de TVRO está um absurdo (já vi lugares que vendem por 700, 800 e até 1.000,00). Nem todos tem condições de comprar. à mas tem o do Governo Federal para os carentes... Mas a "burrocacia" é terrível.
André, naquele famoso site de vendas pela internet, verifiquei hoje, dia 14/12 /23 receptor digital para uso no SATHD Regional pelo preço de $ 148 reais e 45 centavos. IMPORTANTE: com frete grátis. E caso você conheça algum amigo, algum vizinho que tenha acesso a algum distribuidor informo que possa adquirir até por 100 reais. E creio que sempre seja necessário lembrar que antena parabólica banda Ku de 0,60 cm mesmo que usada também serve. ( óbvio, desde que não possua nenhum tipo de avaria) E provavelmente aí mesma na sua cidade e região possa encontrar, talvez, alguma antena desativada, sem uso. Como exemplo, informo que por aqui a maioria das antenas parabólicas que utilizo sejam usadas. ( na minha opinião algumas dessas antigas sejam superiores as comercializadas atualmente )
 
Membro conhecido
Aug
1,322
1,484
André, naquele famoso site de vendas pela internet, verifiquei hoje, dia 14/12 /23 receptor digital para uso no SATHD Regional pelo preço de $ 148 reais e 45 centavos. IMPORTANTE: com frete grátis. E caso você conheça algum amigo, algum vizinho que tenha acesso a algum distribuidor informo que possa adquirir até por 100 reais. E creio que sempre seja necessário lembrar que antena parabólica banda Ku de 0,60 cm mesmo que usada também serve. ( óbvio, desde que não possua nenhum tipo de avaria) E provavelmente aí mesma na sua cidade e região possa encontrar, talvez, alguma antena desativada, sem uso. Como exemplo, informo que por aqui a maioria das antenas parabólicas que utilizo sejam usadas. ( na minha opinião algumas dessas antigas sejam superiores as comercializadas atualmente )
Mas será que vai ter os canais de Santa Catarina: NSC TV (já tem) SCC SBT, Record News, NDTV, TVBV, TV ALESC, UFSC TV, etc? Não adianta assistir apenas a NSC TV e as outras serem direto de São Paulo ou RS. Se é para ser regional tem que ser todas (Globo, Record, SBT, Band, Cultura com suas afiliadas)
 
Membro conhecido
Aug
1,322
1,484
Uma pergunta:

Será que as cidades datadas para 2025 vão ter o sinal analógico desligado e o restante dos canais digitais a ser ativados só em 2025 também, ou pode ser ainda esse ano, no no Ano que vem? Porque ter que esperar até 30 de junho de 2025 é dose!!
 
Membro conhecido
Aug
2,119
2,503
Será que as cidades datadas para 2025 vão ter o sinal analógico desligado e o restante dos canais digitais a ser ativados só em 2025 também, ou pode ser ainda esse ano, no no Ano que vem? Porque ter que esperar até 30 de junho de 2025 é dose!!

Não necessariamente, as ativações podem ocorrer antes disso. Vai de cada emissora agilizar suas ativações. Dia 30/06/25 está previsto o DESLIGAMENTO, e não ativações. De qualquer modo temos que aguardar os desdobramentos.
 
Top