HDTV em Cascavel e Oeste do PR

Destaques do momento

Parece que a rádio C lá em Capanema não vingou, a rádio T está de volta

Attachments

• IMG_20260131_130759.jpg
    IMG_20260131_130759.jpg
    72 KB · Visualizações: 33
O que aconteceu com a CATVE?
A programação está horrível. Só tocam versões de músicas conhecidas.
Quanto ao sinal, em Corbélia a Massa 94,5 de Umuarama pegava melhor. Ficavam brigando.
Já a CBN 93,9 surpreendeu.
Um pouco depois de Campo Mourão já entrou forte e consegui ouvir o jogo.

Tal como ocorreu em desligamentos anteriores, é comum que uma mesma equipe tenha que viajar de cidade em cidade pra fazer o desligamento, nisso acaba passando alguns dias em relação à data estipulada.
Rede massa só desliga quando tiver a tv digital 3.0. mas não sei se vinga, caiu muito as ativações até pelo custo e pela perda de audiência. Por aqui as operadoras de banda larga ofertam aplicativos com os canais abertos e regionais.

Mas enquanto isso, bombando verba publica. Acho que a única boa será a tv brasil que tem algo de interessante

Creio que até final do mês já esteja no ar, pois a torre já está de pé no campus da Unioeste em Marechal

Até hoje não entendo porque a Rede Massa não ativou o Digital em Guaíra, realmente é decepcionante que uma emissora de grande porte não fez isso logo. Logo eles que sempre dizem estar presentes nos 399 municipios e que era só ter uma antena simples em cima do telhado, mas não é bem assim. Minha cidade assim como outras, só conseguiram a ativação, graças ao Digitaliza Brasil, senão, acho que nem isso conseguiriamos.

O Grande problema do sinal dos provedores, é o delay que ainda deixa a desejar, a antena sempre será uma boa solução, mas é entendido que é uma solução cara e exige muito trabalho e monitoramento, pois a estação pode parar de funcionar

Até hoje não entendo porque a Rede Massa não ativou o Digital em Guaíra, realmente é decepcionante que uma emissora de grande porte não fez isso logo. Logo eles que sempre dizem estar presentes nos 399 municipios e que era só ter uma antena simples em cima do telhado, mas não é bem assim. Minha cidade assim como outras, só conseguiram a ativação, graças ao Digitaliza Brasil, senão, acho que nem isso conseguiriamos.

O Grande problema do sinal dos provedores, é o delay que ainda deixa a desejar, a antena sempre será uma boa solução, mas é entendido que é uma solução cara e exige muito trabalho e monitoramento, pois a estação pode parar de funcionar
Vá para a TVRO. O custo é baixo e a qualidade ótima.
Na região onde moro em Cascavel por conta de vários edifícios no caminho alguns canais travavam.
Comprei um kit da TVRO e problema resolvido.
Os locais que pegam bem continuam, os demais via satélite.

Vá para a TVRO. O custo é baixo e a qualidade ótima.
Na região onde moro em Cascavel por conta de vários edifícios no caminho alguns canais travavam.
Comprei um kit da TVRO e problema resolvido.
Os locais que pegam bem continuam, os demais via satélite.
Foi só um questionamento amigo, ah e Rede Massa não tem na TVRO. TVRO só consideraria pra aqueles locais que não tem quase nada do terrestre só em último caso mesmo. Ainda tá faltando canais, sem contar que em dia de chuva cai o sinal. O terrrestre pode cair o mundo que funciona 100%… enfim… assim como o TVRO o terrestre tem que melhorar muito.

Foi só um questionamento amigo, ah e Rede Massa não tem na TVRO. TVRO só consideraria pra aqueles locais que não tem quase nada do terrestre só em último caso mesmo. Ainda tá faltando canais, sem contar que em dia de chuva cai o sinal. O terrrestre pode cair o mundo que funciona 100%… enfim… assim como o TVRO o terrestre tem que melhorar muito.
A tal rede massa não me atrai em nada. Programação local/regional só desgraça.
Mas você dizer que a TVRO é só para locais onde não tem sinal terrestre, a coisa tá mudando. Mesmo em locais de boa cobertura tem gente instalando e cadastrando em outra região para assistir jogos de futebol que não passam na região.
Entra na tópico da TVRO que tem muita coisa.
Mas se o interesse é assistir o sangue regional a rede massa e a RIC são as melhores opções.
Não estou defendendo cegamente a TVRO mas tem boa relação custo benefício.
Eu já tinha uma antena da claro abandonada no telhado e comprei um receptor por R$ 97.
Quanto a sair do ar em dia de chuva, assiste um canal local. Bom ter opção.

Última edição por um moderador:
Mas você dizer que a TVRO é só para locais onde não tem sinal terrestre, a coisa tá mudando. Mesmo em locais de boa cobertura tem gente instalando e cadastrando em outra região para assistir jogos de futebol que não passam na região.
Mas se o interesse é assistir o sangue regional a rede massa e a RIC são as melhores opções.
Eu já tinha uma antena da claro abandonada no telhado e comprei um receptor por R$ 97.
Eu sempre reafirmo, que se quiser ter mais de uma opção de recepção e sempre bom. Mas ainda sim sou mais adepto ao UHF pela praticidade e baixo custo, pois tem lugares que não permitem a instalação de antenas o UHF vem muito a calhar… pena que nem todos os lugares tem os privilégios que temos, de ter um bom sinal.

Óbvio que a melhor opção, sem dúvida, quando possível, seja agregar os dois modos, TV digital terrestre e a TVRO.
Acesso a meia centena via digital terrestre. E aproximadamente uns 80 na TVRO . E óbvio que ocorrem a sobreposição com alguns canais de TV nos 2 modos . E ainda assim mantenho ambos por aqui.
Um exemplo. Ontem assisti Flamengo x Fluminense na Globo.
Mas a de Sampa não transmitiu a final do Campeonato Carioca.
Ponto para a TVRO.

Colocaram um strobo de aviao na torre da globo. Pq somente nela se tem torres mais altas?

Attachments

• IMG_20260313_195724_985.jpg
    IMG_20260313_195724_985.jpg
    16.6 KB · Visualizações: 40
Colocaram um strobo de aviao na torre da globo. Pq somente nela se tem torres mais altas?
Isso de chama beacon.
Todas as torres a partir de certa altura ou em rotas de aviões tem de ter.
Quando foi instalada a antena digital o beacon ficava no todo. Não prestei atenção mas deve ter queimado e não trocaram.

Isso de chama beacon.
Quando foi instalada a antena digital o beacon ficava no todo. Não prestei atenção mas deve ter queimado e não trocaram.
Colocaram agora
Nunca teve. Fica piscando dia todo. É bem forte chega fazer reflexo no predio ao lado. Sabe dizer qual a regra para isso? No maria luiza tem uma torre baixa que tem um piscando noite e dia e proxim dela outra torre maior e ela tem somente as luzes vermelhas se fose pra colocar na maior torre da cidade teria que ser na torre da catve

Isso de chama beacon.

Attachments

• Screenshot_20260313_215227_Photos.jpg
    Screenshot_20260313_215227_Photos.jpg
    19 KB · Visualizações: 41
Colocaram agora
Nunca teve. Fica piscando dia todo. É bem forte chega fazer reflexo no predio ao lado. Sabe dizer qual a regra para isso? No maria luiza tem uma torre baixa que tem um piscando noite e dia e proxim dela outra torre maior e ela tem somente as luzes vermelhas se fose pra colocar na maior torre da cidade teria que ser na torre da catve
Sim teve quando foi instalada a antena da TV digital em 2011, ficava no topo da antena assim como tinha no topo da torre da TV Tarobá quando transmitiam da torre no Maria Luiza.
A torre baixa no Maria Luiza é da Claro. Tem várias torres de celular pela cidade com strobos piscando, mas são pequenos.
A regra existe mas aqui não é uma rota de aviões intensa e o centro da cidade não está tão próximo a cabeceira do aeroporto, também não temos helipontos que justifique helicóptero voando baixo entre os prédios.
A intenção do strobo é justamente ser visto de dia e de noite especialmente em situações de clima ruins como neblina por exemplo.

Última edição por um moderador:
Já na Unioeste de Marechal já tem uma outra torre levantada no complexo esportivo. Parece que desistiram da torre estaiada em cima de um dos blocos e colocaram a autoportante.
Deve abranger as antenas e canais da EBC, dos canais legislativos e da FM que ficará no dial estendido.
1000039261.jpg

Nessa foto não dá pra ver, mas até a casa dos transmissores já está construída, então quase falta apenas a instalação das antenas e equipamentos

Já na Unioeste de Marechal já tem uma outra torre levantada no complexo esportivo. Parece que desistiram da torre estaiada em cima de um dos blocos e colocaram a autoportante.
Deve abranger as antenas e canais da EBC, dos canais legislativos e da FM que ficará no dial estendido.
View attachment 34553
Nessa foto não dá pra ver, mas até a casa dos transmissores já está construída, então quase falta apenas a instalação das antenas e equipamentos
Bom ver que terá opções!
Li que a Unioeste em Fco. Beltrão também está montando estrutura semelhante.
Aqui em Cascavel foi consignado o canal 10 VHF para a EBC e a Câmara dos Deputados ficou com a FM 107,7

Back