Exatamente! Entre 1995, da entrada da MTV, no canal 29, até o começo dos anos 2010, nenhum desses canais TVA, mantinha parte do sinal codificado. TV Horizonte, no 19, o canal 21 (que não me recordo com exatidão, qual canal ocupou mais tempo esse frequência), o SUR, no canal 24, e a CNT/Gazeta e TV Balcão, no canal 32; ninguém levava essa codificação a sério. E espero que a legislação televisiva deste país, mude e se adeque logo à realidade do momento e fazendo com que os canais operem como os outros convencionais da tv aberta. Sei que nesse caminho, existem muitas e muitas "trocas de conchavos", com cada grupinho detentor desse ou daquele canal, puxando a brasa pra eles. Temos que aguardar, então, a boa vontade de nossos "amados" políticos lá em Brasília.
Quanto ao canal 32, eu creio que aquela tela preta, é uma codificação, pois, se vc reparar, ela sempre está presente nos mesmos horários. Outra coisa que me faz entender que aquela tela seja uma codificação, é que, sintonizando o canal, via módulo terrestre incluso nos receptores da Sky, no canal 332.1, é possível se ouvir o áudio do canal (mais baixo, por sinal), durante essa codificação. E essa codificação, pode ser algo como a codificação Nagravision ou Videoguard, por exemplo, que são utilizadas nas tvs por assinatura. Não tenho conhecimento para falar se aquelas codificações, também podem ser usadas em tvs terrestres. Mas é só para exemplificar o que entendo ser.
Nenhum canal TVA codifica de fato... o que eles fazem é retirar o PID de vídeo da transmissão no momento que deveria ficar codificado... como esses canais não possuem assinantes, não existe um receptor para abrir essa "codificação", então eles só cortam o pid de vídeo nos horários definidos...