Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

HDTV - Bahia

Membro conhecido
Apr
104
299
Nenhum sistema de transmissão pelo ar contempla ou foi projetado para recepção com antena interna, pois o uso de antenas se faz necessário por ser uma característica da tecnologia e pelo fator geográfico e mesmo que esteja em linha reta o sinal percorre uma direção específica para cada tipo de polarização da antena.
Já compreendi isso, porém é impossível não comparar com uma cidade grande, onde a captação por antena interna é possível em certas circunstâncias, confrontando com a distância ridiculamente pequena daqui onde essa captação não é possível.
 
Membro conhecido
Apr
104
299
64-QAM a taxa de transmissão pode ultrapassar 20 Mb/s. Melhor qualidade de imagem, em tese.
View attachment 16379

View attachment 16378

fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6328867/mod_resource/content/1/APTV0921.pdf

Essa questão do sinal tem haver com polarização. Antena horizontal que é adequada para recepção no sistema brasileiro.
Muitíssimo obrigado pela resposta, bem esclarecedor o gráfico, mas é como eu disse, particularmente aqui não tenho sentido a imagem da TV Bahia tão boa. Quando morei em Salvador, no início da TV digital, achava a imagem das novelas incrível, talvez esteja mal acostumado com os avanços das TV's e suas resoluções.
 
Membro conhecido
Sep
1,313
2,955
Já compreendi isso, porém é impossível não comparar com uma cidade grande, onde a captação por antena interna é possível em certas circunstâncias, confrontando com a distância ridiculamente pequena daqui onde essa captação não é possível.
Moro em cidade grande e essa possibilidade de recepção por antena interna é reativo, tem lugares que pegam 3 canais com antena interna,em outro 6 canais e as vezes nenhum. O projeto da estação de sua cidade foi para uso exclusivo de antena externa e a dificuldade de recepção com antena interna mesmo morando perto da estação se dá pelas características técnicas da da estação que usa uma única antena transmissora e uma única linha de transmissão que torna o sinal mais de recepção por está passando muitos canais em um único sistema de transmissão.
 
Membro conhecido
Apr
104
299
Moro em cidade grande e essa possibilidade de recepção por antena interna é reativo, tem lugares que pegam 3 canais com antena interna,em outro 6 canais e as vezes nenhum. O projeto da estação de sua cidade foi para uso exclusivo de antena externa e a dificuldade de recepção com antena interna mesmo morando perto da estação se dá pelas características técnicas da da estação que usa uma única antena transmissora e uma única linha de transmissão que torna o sinal mais de recepção por está passando muitos canais em um único sistema de transmissão.
Sim, estou ciente, por isso falei das circunstâncias, mas a decepção de não pegar a 1 km de distância é o que fica no final kkk.

Sobre a antena transmissora e a linha de transmissão única tem características no mínimo curiosas, não sei se já relatei aqui, todos os 4 canais instalados aqui, que usam o mesmo transmissor, a mesma potência, a mesma linha, a mesma antena... Possuem intensidades de recepção totalmente diferentes, variando conforme... O apontamento. É irônico, kk, por saírem todos do mesmo lugar, é muito curioso.
 
Membro conhecido
Nov
520
1,212
@ialima

O sinal da TV São Francisco 6.1/27 de Capim Grosso chega em Quixabeira?

Tenho curiosidade sobre o canal 24 UHF da TVE de Capim Grosso. Analógico atualmente que vai passar pro digital. Dependendo do apontamento pode ser que interfira no sinal de Serrolândia.

Eu fiz um apontamento pra cidade vizinha (mesmo canal físico) e o sinal da TVE tá dando umas interferências estranhas. Impossível de assistir. Quando eu viro a antena ou deixo apenas o cabo conectado na TV volta ao normal.
 
Membro conhecido
Sep
3,137
2,850
PORTARIA Nº 11.035, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2023

O DIRETOR DE RADIODIFUSÃO PRIVADA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo § 2º do artigo 502 da Portaria de Consolidação GM/MCOM nº 1, de 1º de junho de 2023, publicada no Diário Oficial da União do dia 5 de abril de 2023, que consolidou a Portaria nº 141, de 22 de julho de 2020, e tendo em vista o que consta do Processo nº 53115.028131/2023-25, invocando as razões presentes da Nota Técnica nº 20161/2023/SEI-MCOM, resolve:

Art. 1º Homologar a operação efetuada pela TV Cabrália Ltda (C.N.P.J. Nº 13.494.265/0001-35), executante do serviço de retransmissão de televisão mediante a utilização do canal 18+ (dezoito decalado para mais) analógico, em caráter primário, e por intermédio do canal 17 (dezessete), digital, em caráter primário, no município de Itamaraju, estado da Bahia, consistente na alteração da geradora cedente da sua programação, que passará a ser a Televisão Cultura S/A (C.N.P.J. Nº 83.900.050/0001-52), concessionária do serviço radiodifusão de sons e imagens, no município de Florianópolis, estado de Santa Catarina.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
 
Membro conhecido
Nov
520
1,212
Reportagem de Ago/23. Nenhuma emissora tá falando sobre o desligamento. Certeza que vai ser adiado.
 
Membro conhecido
Mar
1,900
3,369
Reportagem de Ago/23. Nenhuma emissora tá falando sobre o desligamento. Certeza que vai ser adiado.
Eu tinha comentado na época. Citei o argumento ridículo das eleições. Se for assim, nunca vai ter o desligamento já que de 2 em 2 anos temos eleições!!!
 
Membro conhecido
Sep
1,313
2,955
Reportagem de Ago/23. Nenhuma emissora tá falando sobre o desligamento. Certeza que vai ser adiado.
Eu falei isso aqui á uns 6 meses atrás que nós bastidores já falavam em adiar o desligamento. Se os desligamento acontecer nas condições que hoje se encontram, teremos um apagão em vários municípios do estado.
 
Membro conhecido
Feb
1,512
1,833
E a partir dos 14 minutos o Secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações (MCom), Wilson Diniz Wellisch comenta sobre o assunto "apagão" do sinal das emissoras de TV em analógico. E na sequência ele também comenta sobre a possibilidade das emissoras de OC e OT migrarem para o FM.

 
Membro conhecido
Apr
104
299
@1053dbr muito interessante você tocar no assunto TVE, porque vim aqui agora justamente falar uma novidade para vocês:
1000190735.jpg
A TVE conseguiu se inserir no Digitaliza Brasil de uma forma única e econômica, custo praticamente zero (só as viagens), o engenheiro da emissora Antonio, gente boa, está aqui na cidade de Quixabeira nesse momento trocando os canais da EBC pelo mux do Irdeb, e vai fazer isso por toda a Bahia, viu? A cobertura da TVE será expandida exponencialmente.

O lineup dos canais com transmissão proveniente de Quixabeira ficou assim:
2.1 TVE Bahia
2.2 Educa Bahia
2.3 Educadora FM
2.4 TV Brasil (que antes era o 2.1)
9.1 TV Bahia
10.1 TV Câmara
10.2 TV ALBA
10.3 TV Senado
10.5 (sim, pularam o 10.4) Rádio Câmara
22.1 TV Novo Tempo

A TVE, a Educa Bahia e a TV Brasil estão em 1080i, a Educadora FM em 480i.

Os canais Canal Gov (TV Brasil 2), Canal Educação e Canal Saúde, que eram, respectivamente 2.2, 2.3 e 2.4, deixaram de ser oferecidos.

A TVE conseguiu entrar como afiliada da TV Brasil, com sinal regionalizado, baita jogada!

Ao pessoal do BSD e do próprio LineUp que andam por aqui e atualizam os canais, melhor tiraram os canais 6.1, 6.2 e 6.3, que representam os mesmos canais inseridos por essa iniciativa e são provenientes da cidade vizinha de Serrolândia, para evitar confusão? Ou deixa a duplicidade porque há cobertura?

Tive uma pouca conversa com o engenheiro, que já trabalhou por anos na TV Bahia, ele concordou comigo ser estranha a recepção tão limitada em antena interna, considerando a potência de 50W, pena que a Seja Digital não tá nem aí, pois tentei argumentar de todas as formas.

@ialima

O sinal da TV São Francisco 6.1/27 de Capim Grosso chega em Quixabeira?

Tenho curiosidade sobre o canal 24 UHF da TVE de Capim Grosso. Analógico atualmente que vai passar pro digital. Dependendo do apontamento pode ser que interfira no sinal de Serrolândia.

Eu fiz um apontamento pra cidade vizinha (mesmo canal físico) e o sinal da TVE tá dando umas interferências estranhas. Impossível de assistir. Quando eu viro a antena ou deixo apenas o cabo conectado na TV volta ao normal.
Agora voltando pra sua questão:
- A TV São Francisco pegava, porém não com tanta intensidade, o sinal de Capim Grosso sempre foi instável e precário, com falhas e ausências. Agora a TV Bahia daqui utiliza o mesmo canal UHF 27, entraria nessa mesma dúvida sua sobre como ficará a TVE de Capim Grosso x Serrolândia, ambas no canal 24, sendo que o sinal de Serrolândia tem boa potência.
- A autorização da TVE em Capim Grosso é recente, ainda devem estar emperrados na questão financeira dos equipamentos.
- Sobre essa questão do apontamento é interessante, eu também tenho curiosidade, mas nunca fiz testes sérios, aqui com os canais do Digitaliza Brasil também é possível fazer algum experimento, pois têm várias sobreposições.
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
338
888

MCOM busca prorrogação dos trabalhos da Seja Digital. Gired decide pelo fim.​

MCOM edita a Portaria 10.764, que amplia atribuições da Seja Digital a fim de utilizar o saldo da digitalização da TV aberta no Brasil. Recursos vêm de leilão feito pela Anatel ainda em 2014. Decisão final depende do Conselho da Anatel
O Gired, grupo que supervisiona a digitalização da TV aberta analógica no Brasil há 9 anos, decidiu pelo fim dos trabalhos de digitalização da TV aberta. Em reunião dividida, o presidente do grupo, Moisés Moreira, apresentou voto de dissenso pela conclusão dos trabalhos, contrariando o MCOM, que deseja a continuidade da Seja Digital. Com isso, aprovou a emissão de atestado de cumprimento das obrigações previstas no leilão da faixa de 700 MHz para as operadoras que compraram espectro na ocasião, em 2014.
Integram o Gired executivos das operadoras Algar, Claro, TIM e Vivo, de emissoras de TV, além de funcionários do MCOM e da Anatel, que preside o organismo.
 
Membro conhecido
Sep
1,313
2,955
Também recebi essa imagem.
E assim vão empurrando com a barriga, sabendo que as emissoras terão mais 1 ano e meio vão deixar um monte de cidades pra instalar o digital só em 2025 e pouco vão se mexer em 2024...
Falei desse aditamento aqui ano passado e que tudo dependia do resultado das eleições para essa discussão e fui taxado de praticar "Achismo" e hoje o achismo chegou.
 
Membro conhecido
Sep
1,313
2,955
RECORD NEWS HD NO AR EM ITAMARAJU-BA


18.117
UHF
491.143 MHz
recordnews.gif
Record News SC (Record News)Estéreo

Fonte: https://www.portalbsd.com.br/terrestres_channels.php?cidade=1241
 
Luck
Aug
431
928
Staff member
está aqui na cidade de Quixabeira nesse momento trocando os canais da EBC pelo mux do Irdeb, e vai fazer isso por toda a Bahia

Em partes essa mudança não foi tão boa.
As pessoas perdem o Canal Gov, Canal Educação e Canal Saúde, perdendo um canal uma vez que eu meu ver a rádio não conta.
E o Canal Educação consegue ser melhor que o Educa Bahia.

Outra questão é canais duplicados, tem cidades que pegam o mux da EBC e do IRDEB, a irdeb assumindo vai ficar pior ainda.
 
Membro conhecido
Nov
520
1,212
RECORD NEWS HD NO AR EM ITAMARAJU-BA


18.117
UHF
491.143 MHz
recordnews.gif
Record News SC (Record News)Estéreo

Fonte: https://www.portalbsd.com.br/terrestres_channels.php?cidade=1241
Estranha essa troca de sinal. Essa RTVD era da Record Cabrália há anos. Ficou sem sinal na cidade pra dar lugar a Record News. Por que a Record News Santa Catarina teria uma retransmissora no interior da Bahia?

TV CABRALIA LTDAComercialRTVDBAItamaraju17
TELEVISAO ITAPOAN SOCIEDADE ANONIMAComercialRTVDBAItamaraju22

17 UHF - geradora: Record News SC
22 UHF - geradora: Record Cabrália

Segundo o portal, apenas o 17 UHF tava no ar retransmitindo a Record Cábralia.
 
Top