HDTV - Bahia

Sep
1,550
3,414
Staff member
Boa tarde @ialima

Entendo sua decepção com o sinal digital aí em sua cidade, porem não á nada de errado com o projeto. Verifiquei no sistema Anatel e vi que cada emissora está autorizado á operar com 5 watts e um ERP que varia de 10 á 12,5 watts para cada emissora.
O projeto baseia-se na topografia local para não causar interferências nos sinais de cidades vizinhas, e o sinal digital no mundo foi projetados para uso com antena externa e não antena interna. Aqui em Feira por exemplo, quem mora no centro da cidade terá uma boa recepção de canais com antena interna e mesmo assim não terá a recepção de todos os canais, e estando á 1km de distância a quantidade de canais recepcionado com a antena externa cai muito mesmo os transmissores daqui sendo potentes em sua maioria.

Membro conhecido
Apr
105
301
Obrigado por sua resposta @Roberval de Jesus Silva, mas convenhamos, sinal não pegar NADA numa antena interna a menos de 1 km da torre não pode nunca ser normal. Em Salvador fiquei certa vez no bairro de Itapoã, próximo a orla, consegui com uma antena interna, era daquelas que estendem as hastes telescópicas, mas se não me engano não amplificada, pegou bem vários canais.

Mas sua informação sobre a antena externa ser um padrão da TV Digital é um conhecimento interessante para absorver, porém acho de uma falta de sentido absurda encarar essa realidade na prática, como está ocorrendo aqui, é grotesco!

Continuando dessa forma a adesão aqui no município será mínima, não faz sentido comprar uma antena externa para captar Globo, Novo Tempo e canais do governo, se o sinal fosse bom até uma ponta de garfo serviria, como já vi funcionar.

E pra você ter uma ideia da discrepância, essa mesma antena interna que relatei antes ter sofrido para captar o sinal em um terceiro piso com 900 metros de distância, capta com mais qualidade a TV Itapoan de Serrolândia que fica a 19 km. Algo não bate...

E do ponto de vista da capacidade desperdiçada, olha que coisa usar um transmissor com potência máxima de 50 Watts, com todo o seu custo, e utilizar uma fração dela que não dá conta nem de cobrir 1 km com qualidade... Se a intenção é não interferir nas cidades vizinhas, estão de parabéns conseguindo não interferir nem na própria kkk.

Sobre a potência, me diga aí onde você viu no site da Anatel, porque olhei no novo SRD Spectrum-E, lá fala 0.05 kW, que convertendo é 50 W, conforme prints abaixo.

Compartilhe aí com a gente seu conhecimento, também sobre como o ERP interfere nisso, pois sou extremamente leigo.

Agradeço desde já por seu tempo.

Última edição:
Sep
1,550
3,414
Staff member
Até o momento só sei que ela só ativando onde tem as estações de trabalho do GIRED.

Sep
1,550
3,414
Staff member
Digitaliza Brasil no ar.

Barrocas/BA
16 (2.1) - Tv Brasil HD
16 (2.2) - Tv Brasil 2 HD
16 (2.3) - Canal Educação HD
16 (2.4) - Canal Saúde SD
23 94.1) - Tv Subaé HD
14 (9.1) - Tv Câmara SD
14 (9.2) - TV Assembleia BA SD
14 (9.3) - TV Senado SD
14 (9.4) - Rádio Câmara

Sep
1,550
3,414
Staff member
A potência efetiva irradiada (ERP) é a potencia final gerada pelo ganho antena transmissora, veja um exemplo da Record News em Feira abaixo.

Transmissor: Potência de Operação: 0.300 kW
Antena: Ganho: 10.6 dB
Potencia irradiada: ERP Máxima: 2.71 kW
Considerações finais: Temos aqui um transmissor operando com 300 watts, que teve sua potência elevada para 2710 watts que irá cobrir bem a cidade.

Membro conhecido
Apr
105
301
@andre-itu falei com o engenheiro da TV Aratu, Newton Monte Alegre, sobre a emissora aproveitar a capacidade ociosa do Digitaliza Brasil aqui na cidade e pelo menos nas cidades pequenas não há interesse financeiro para expansão, devido o custo do transmissor, ele calculou em R$ 100 mil todo o processo.

Membro conhecido
Apr
105
301
Conhecimento de qualidade, muito obrigado

Membro conhecido
Apr
105
301
@Roberval de Jesus Silva e sobre a fonte das informações de potência do sinal daqui de Quixabeira? Se fossse com base na ficha que visualizei no SRD nessa estrutura que você organizou, ficaria (?), EXPECTATIVA:
REALIDADE.... 4W e com uma cobertura de 500 metros

Última edição:
Membro conhecido
Apr
105
301
O representante da Seal Telecom, terceirizada contratada pela Seja Digital para o acesso e configuração remota dos aparelhos do Digitaliza Brasil, me respondeu agora a noite, com algumas informações que vou compartilhar com vocês. Segundo ele tá tudo normal, configurado conforme o que passaram pra eles. Mas ainda vou insistir com a Seja Digital que a possibilidade de interferência foi superestimada, essa potência aplicada, se for para cobrir apulso 1 km é risivel! E ainda quero comprovar que a Anatel aprovou 50 Watts (nem tem estações digitais tão próximas aqui que justifiquem esse exagero de baixa potência).

Mas para alimentar os curiosos (como eu) essa é a tela da Telessupervisão, mostrando os meros 3,9 Watts de potência :

Nela tem o acesso pra a VPN com as opções de configuração.

E aqui a planilha que a Seja Digital enviou para a Seal com os parâmetros para configuração:

Membro conhecido
Apr
105
301
@Ítalo Oliveira, sem ver o seu post hoje no fim da tarde fiz o mesmo teste num Moto G4 da minha mãe e o resultado foi broxante! Fui me aproximando aos poucos da torre e realizando nova busca, mas até no pé da torre a TV Bahia e os canais da TV Câmara não foram encontrados. Apenas pegou os canais da TV Brasil e da Novo Tempo e MUITO INSTÁVEIS.

Além de ter sido estranho não pegar esses canais que, como estou dizendo aqui, a intensidade é péssima, os nomes estão diferentes dos exibidos na TV:

Membro conhecido
Sep
4,743
5,971
Eu só envio informação quando tiver fonte de site e redes sociais, como eles exigem. Os admins que tem o acesso às mensagens d'e-mail vão confirmarem minha veracidade. Recentemente, descobri duas emissoras no interior do Maranhão que estavam no ar há tempos e mandei informações para Line-UP e o pessoal as atualizou. Só falta o BSD.

Membro conhecido
Sep
4,743
5,971
Desculpa pela minha ignorância: já sintonizou os canais digitais pela sua TV? Se sim, é provável que seu cabo ou antena (ou juntamente) estão velhos e estão pegando sinal fraco.