Sim Diego, a cidade receberá 4 canais no Digitaliza Brasil, é uma antena pra cada. Pela posição das antenas eu julguei que a da Novo Tempo está apontada para o mesmo satélite da TV Brasil, bem que poderia economizar dinheiro, mas é cada um por si, kkk. O Governo também pecou em não colocar os canais da ASTRAL (acho que é isso, os canais da assembleia) no mesmo satélite da TV Brasil, iriam economizar e os apontadores reclamaram da qualidade da força do transponder contratado, sinal fraco, disseram que no satélite EUTELSAT.topzera
Ai no caso são 1 Parabólica para cada emissora?
Acho que é equívoco adicionar canais de outra cidade não? Ou é conceito do Line Up apresentar todos os canais captáveis na cidade?Esses canais do GIRED são da cidade de Teofilândia, que são também captados em Araci. Por isso que tem canais repetidos da TVE Bahia.
Aqui na minha cidade no Paraná, até o momento pelo que eu soube foram instalado 3 Parabólicas, no total são 5 emissoras que vão entrar, fora o Mux. A TV assembleia e a Rede Massa SBT, estão em satélites distintos, daí fiquei pensando. Se vão ser só as 3 Parabólicas ou vão instalar mais duas posteriormenteSim Diego, a cidade receberá 4 canais no Digitaliza Brasil, é uma antena pra cada. Pela posição das antenas eu julguei que a da Novo Tempo está apontada para o mesmo satélite da TV Brasil, bem que poderia economizar dinheiro, mas é cada um por si, kkk. O Governo também pecou em não colocar os canais da ASTRAL (acho que é isso, os canais da assembleia) no mesmo satélite da TV Brasil, iriam economizar e os apontadores reclamaram da qualidade da força do transponder contratado, sinal fraco, disseram que no satélite EUTELSAT.
Só o transmissor que é bem interessante, é modular, usa uma única antena de transmissão, um único cabo, isso é incrível demais. Estou ansioso pra ver pessoalmente.
Mas das coisas que eu achei interessante é a telemetria que estão implantando, era o que faltava tipo, se der algum problema no equipamento, eles são notificados pra resolver o mais breve possívelSim Diego, a cidade receberá 4 canais no Digitaliza Brasil, é uma antena pra cada. Pela posição das antenas eu julguei que a da Novo Tempo está apontada para o mesmo satélite da TV Brasil, bem que poderia economizar dinheiro, mas é cada um por si, kkk. O Governo também pecou em não colocar os canais da ASTRAL (acho que é isso, os canais da assembleia) no mesmo satélite da TV Brasil, iriam economizar e os apontadores reclamaram da qualidade da força do transponder contratado, sinal fraco, disseram que no satélite EUTELSAT.
Só o transmissor que é bem interessante, é modular, usa uma única antena de transmissão, um único cabo, isso é incrível demais. Estou ansioso pra ver pessoalmente.
Diego, a parte da obra que faz a fundação da torre já deixa preparada duas bases para as antenas do governo, os demais canais constroem as próprias bases onde vão instalar suas antenas, então as duas bases mais próximas, se as antenas já estão instaladas já pode cortar da lista a antena da TV Assembleia e da TV Brasil. E pelo que vi não tem isso de compartilhar não, cada canal que coloque a sua.Aqui na minha cidade no Paraná, até o momento pelo que eu soube foram instalado 3 Parabólicas, no total são 5 emissoras que vão entrar, fora o Mux. A TV assembleia e a Rede Massa SBT, estão em satélites distintos, daí fiquei pensando. Se vão ser só as 3 Parabólicas ou vão instalar mais duas posteriormente
As emissoras fornecem a antena para recepção seus canais e fazem a instalação também, os demais equipamento é pago pelo digitaliza Brasil e as prefeituras cedem o terreno, fazem a fundação e paga a conta de energia.Diego, a parte da obra que faz a fundação da torre já deixa preparada duas bases para as antenas do governo, os demais canais constroem as próprias bases onde vão instalar suas antenas, então as duas bases mais próximas, se as antenas já estão instaladas já pode cortar da lista a antena da TV Assembleia e da TV Brasil. E pelo que vi não tem isso de compartilhar não, cada canal que coloque a sua.
Oi Diego, como já vi na sua assinatura que você tá ligado nas informações, a sua cidade, Morretes - PR, realmente receberá 5 canais pelo Digitaliza Brasil, se há apenas 3 antenas instaladas possivelmente está faltando apenas as duas antenas do governo, que usam as bases de concreto construídas mais próximas à torre, isso confere com a realidade? Se essas bases já estiverem ocupadas então pode ser que dois dos canais privados sejam o atrasadinhos.Aqui na minha cidade no Paraná, até o momento pelo que eu soube foram instalado 3 Parabólicas, no total são 5 emissoras que vão entrar, fora o Mux. A TV assembleia e a Rede Massa SBT, estão em satélites distintos, daí fiquei pensando. Se vão ser só as 3 Parabólicas ou vão instalar mais duas posteriormente
Fiz outra visita ao local do sinal para fotografar mais detalhes, vi que TV Bahia aparentemente trouxe um LNB usado, bem surrado, tampos faltando, parcialmente coberto por manta, com uma etiqueta ilegível, não deu pra ver marca nem referências, uma aranha deu o toque final, e achei interessante a qualidade do cabo, bastante flexível:Obrigado @1053dbr !
Só quando estava anexando reparei que poderia ter sido mais rico nos detalhes da parte técnica na hora de fotografar (fui emocionado? É um meme...), mas depois vou lá novamente, cidade pequena é tudo ao alcance (inclusive a vida dos outros, paciência... Kkk). Estou na expectativa mesmo de ver o transmissor de perto, seria a primeira vez a ver um digital, caso não tenha conhecimento do dia que virão irei usar a média com o coligado da prefeitura que fica com a chave.
Depende mais da boa vontade das emissoras...Já que é a prefeitura que paga a conta de energia deveria escolher melhor as emissoras a serem transmitidas.
Pelo que vi a prefeitura fornece o terreno e paga a energia, do governo (na verdade dos recursos do Seja Digital com o desligamento da TV Analógica para o 4G) vem a torre, o abrigo com o transmissor, no-break e a antena transmissora, e os canais entram com antenas receptoras dos seus sinais por satélite e o receptor para decodificar os sinais.As emissoras fornecem a antena para recepção seus canais e fazem a instalação também, os demais equipamento é pago pelo digitaliza Brasil e as prefeituras cedem o terreno, fazem a fundação e paga a conta de energia.
Diego, um outro assunto para você ficar ligado serão os editais de preenchimento da capacidade ociosa, pois a infraestrutura fornecida pelo Digitaliza Brasil é para 8 canais, então após a entrada em funcionamento o governo lançará editais para canais interessados, no seu caso há sobra de 3 canais, assim como eu pode ficar na esperança (ilusão) de que novos canais digitais entrem depois.Aqui na minha cidade no Paraná, até o momento pelo que eu soube foram instalado 3 Parabólicas, no total são 5 emissoras que vão entrar, fora o Mux. A TV assembleia e a Rede Massa SBT, estão em satélites distintos, daí fiquei pensando. Se vão ser só as 3 Parabólicas ou vão instalar mais duas posteriormente
Se os canais não precisarem pagar a conta do módulo transmissor que aos canais da primeira etapa foram fornecidos gratuitamente ficaria bem atraente, mas se o governo não for dar o transmissor pode ser que esses editais de preenchimento da ociosidade seja na verdade esvaziado.4. DAS CONDIÇÕES DE USO DA INFRAESTRUTURA COMPARTILHADA
4.1 As pessoas jurídicas autorizadas a executar o serviço de RTV em tecnologia digital na capacidade ociosa da infraestrutura compartilhada deverão arcar com todas as despesas para a aquisição de equipamentos e adaptação da infraestrutura existente para entrada em operação, devendo preservar a continuidade das transmissões de outras entidades que compartilhem da mesma infraestrutura, nos termos § 4º do art. 10 da Portaria MCom nº 2.524, de 2021.
No meu caso, eu nem to esperançoso para o preenchimento dos 3 novos canais,Diego, um outro assunto para você ficar ligado serão os editais de preenchimento da capacidade ociosa, pois a infraestrutura fornecida pelo Digitaliza Brasil é para 8 canais, então após a entrada em funcionamento o governo lançará editais para canais interessados, no seu caso há sobra de 3 canais, assim como eu pode ficar na esperança (ilusão) de que novos canais digitais entrem depois.
Aqui restam 4 vagas, vou tentar articular com o prefeito para ver o que ele pode garantir de contrapartida e se me autoriza a tentar contato com as afiliadas dos grandes canais aqui no Estado.
Tenho a expectativa de que a TVE, por ser do Estado e do mesmo partido do Governo Federal, deve entrar com força, então como representantes das grandes emissoras seria legal a Band Bahia, Itapoan (Record) e Aratu (SBT) aproveitarem a oportunidade.
Sei que o investimento não deve ser baixo, para uma cidade tão pequena como aqui pode ser financeiramente desinteressante, mas também é uma oportunidade única, se do governo virá o transmissor como foi com os canais participantes dessa primeira etapa, visto que ele é modular e possui essa flexibilidade de expansão até 8 (taí a capacidade planejada). No entanto não encontrei no edital informação específica mais aprofundada que isso:
Se os canais não precisarem pagar a conta do módulo transmissor que aos canais da primeira etapa foram fornecidos gratuitamente ficaria bem atraente, mas se o governo não for dar o transmissor pode ser que esses editais de preenchimento da ociosidade seja na verdade esvaziado.
A regra é que as cidades que se inscreveram no projeto , recebam todos os equipamentos gratuitamente, porém ela cede o terreno e paga conta de energia e as emissoras que operam na cidade devem mostrar interessa em continuar com o serviço.Já que é a prefeitura que paga a conta de energia deveria escolher melhor as emissoras a serem transmitidas.
Se der tudo certo, eu vou amanhã (sábado) pro local tirar umas fotos (Vou postar no HDTV Paranaguá). A ultima foto que eu tirei, tinha uma parabólica gigante da Leosat, depois o meu cunhado reportou mais duas antenas, só que não disse qual.Oi Diego, como já vi na sua assinatura que você tá ligado nas informações, a sua cidade, Morretes - PR, realmente receberá 5 canais pelo Digitaliza Brasil, se há apenas 3 antenas instaladas possivelmente está faltando apenas as duas antenas do governo, que usam as bases de concreto construídas mais próximas à torre, isso confere com a realidade? Se essas bases já estiverem ocupadas então pode ser que dois dos canais privados sejam o atrasadinhos.
Olha as bases que aparecem nas fotos que postei antes, à direita do abrigo, aqui foi antes de instalarem as antenas, logo após a construção da torre, há duas maiores, que são caixas de passagem e as duas menores com 4 parafusos para encaixar as antenas, essas são as dos canais do governo:
View attachment 12300
Nessa outra foto da mesma direção em outro momento você já pode ver as mesmas duas caixas de passagem, as duas bases do governo e mais duas novas bases, uma à esquerda só com o mastro da torre (da Novo Tempo) e outro à direita já com a antena (da TV Bahia/Globo) é a dica pra você saber aí o que já está instalado e o que tá faltando:
View attachment 12301
Por fim, nessa outra foto que também já postei antes você pode ver as duas antenas Embrasat dos canais privados e as duas do governo atrás, menores pra economizar, kkk, da LeroSat:
View attachment 12302
---
Pelo que li na assinatura das suas mensagens os dados do BSD e do Line UP estão mostrando os canais da cidade vizinha, Paranaguá, como se fossem da sua Morretes, não é? Que sorte a de vocês que esses canais estão acessíveis, é muito perto? Dá pra pegar com antena interna? Aqui é tudo longe, além de poucos canais.
Mas vou deixar uma reflexão com você: será que é a intenção do Line Up e do BSD mostrar os canais que não pertencem de fato ao município? Eu vi que foi você quem contribuiu, não quero parecer discordante ou acusar erro, mas cabe a reflexão, acredito ser incorreto atualizar dessa forma, melhor informar os canais oficiais para evitar redundância (pois eles já devem constar na lista do município de origem). E ao usuário curioso como a gente, que quiser captar os sinais com uma boa antena externa, ele pode olhar as listas das cidades vizinhas.
EDIT: Editando só pra dizer que depois percebi que no Line Up foi colocada observação de que seriam de Paranaguá, e que não li os termos (se existem) dos sites pra saber se recomendam ou não essa prática de informar os canais de outras cidades, só coloquei meu posicionamento por sentir que estaria mais amparado com a lista legal da Anatel.
Pessoal, agora que eu vim pensar aqui... A Banda C não será desligada minha gente? Por que estão fazendo tanto investimento em sinais de Banda C se eles serão desligados? Se bem que no Brasil tudo demora...Fiz outra visita ao local do sinal para fotografar mais detalhes, vi que TV Bahia aparentemente trouxe um LNB usado, bem surrado, tampos faltando, parcialmente coberto por manta, com uma etiqueta ilegível, não deu pra ver marca nem referências, uma aranha deu o toque final, e achei interessante a qualidade do cabo, bastante flexível:
View attachment 12304
A Novo Tempo instalou um LNB BrasilSat 61213 com os cabinhos brancos manjados:
View attachment 12305
J´á o governo instalou uma LNB Greatek PRO-2100AX de "alta estabilidade" na antena apontada para o EUTELSAT:
View attachment 12306
E dois deles na antena que o técnico disse estar apontada para o C4, segundo ele para polarizações diferentes mas um ficaria ocioso, demonstra maior cuidado da EBC, talvez(?):
View attachment 12308
Queria ter mais novidades, mas por enquanto nada de vierem instalar receptores e nada do transmissor.
Pessoal, agora que eu vim pensar aqui... A Banda C não será desligada minha gente? Por que estão fazendo tanto investimento em sinais de Banda C se eles serão desligados? Se bem que no Brasil tudo demora...
Interessante, vi que agora dividem a Banda C em categorias de frequência no BSD, imaginei que algumas delas podem ter se safado da destinação ao 5G e que estariam à distância razoável para serem usadas com essa finalidade profissional, mas ainda não me aprofundei nas pesquisas.A Banda C do D2 não servirá mais para uso de recepção doméstica, porém, permanecerá para uso profissional das emissoras (RTVs, Feeds e afins).
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?