Eu acho que o que deve ter ajudado com essa diferença na percepção do público entre a troca do SD pro HD e do HD pro 4K foram duas coisas:
1. A troca do SD pro HD coincidiu com a troca da TV aberta analógica pra TV digital, o que aumenta a percepção de pulo de qualidade de imagem que talvez teria sido menor se tivesse sido apenas do SD já digital pro HD. Para as pessoas, na época, TV digital era igual à alta definição, tanto é que até hoje em dia alguns canais que temos em tv aberta mesmo sendo 480i levam na sua identificação o nome "HD". Sem contar que essa coincidência de TV aberta e fechada na transição SD>HD envolveu 100% das pessoas que assistem TV no Brasil, já a transição da TV aberta pro 4K ainda vai demorar, ou seja, só quem assina TV por assinatura ou tem acesso a streaming com banda larga seriam afetadas.
2. Para que se perceba algum "problema" no sinal em HD e realmente sentir a melhora pro 4K é preciso de TVs de no mínimo 55 polegadas (talvez 50 já dê) e isso vai ser influenciado ainda pela distância que a pessoa assiste à TV. Somando isso ao fato de hoje muita gente preferir assistir qualquer conteúdo que seja em telas mobile, realmente o público que vai perceber e cobrar isso não vai ser muito grande.
Daí como fala na reportagem, pro streaming termina sendo mais fácil pq é escalável, eles colocam o conteúdo e ele vai carregar na qualidade que o equipamento do cliente suporta, no caso da TV é um canal pra cada tecnologia.
Acho que vai terminar seguindo por um bom tempo nesse esquema de abrir canal temporário pra eventos específicos (pena que não tivemos esse ano pras olimpíadas) e quando tivermos algum canal 4K linear fixo novamente, se tivermos, vai ser algum esportivo, que tenha bastante transmissão de eventos ao vivo ou de filmes (que é conteúdo que já chega pronto nesse formato) e é capaz de nunca haver essa migração em massa que nem houve com o HD, acho que vamos conseguir confirmar ou não isso quando começar a transição pra TV aberta 3.0. Isso se o 4K não terminar ficando mais restrito ao streaming mesmo.
PS: Lembrei agora de algo que tem acontecido nas redes sociais. Basta aparecer uma câmera que desfoque o fundo da imagem ou que traga alguma diferença na imagem que as pessoas vão começar a comentar que é uma câmera 4K, inclusive tem pessoas relatando assistir a canais em 4K mesmo não existindo nenhum.