Logo
InícioEconomia e NegóciosAnatel prorroga o direito de exploração de satélite Star One C3 pela...
Economia e Negócios
Anatel prorroga o direito de exploração de satélite Star One C3 pela Claro
Além de atender pedido da operadora, a agência também liberou a empresa Kepler a usar seus satélites para oferecer serviços no Brasil.
Por:
Cleane Lima
14/02/2022
0
Receber notícias pelo WhatsApp
Na semana passada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tomou duas decisões muito importantes a respeito do sistema de satélites do Brasil. Uma se refere a um pedido da Claro e da Embratel, enquanto que a outra se refere a ativação da constelação Kepler no país.
anatel-claro-kepler-satelites-brasil
A agência atendeu ao pedido da Claro e da Embratel para a prorrogação da licença do satélite brasileiro Star One C3, que fica na posição 75º Oeste, uma vez que o direito de exploração terminaria no dia 27 de fevereiro.
Com isso, o direito de uso da posição e de espectro em banda C e Ku foi prorrogado até 30 de abril de 2029, data prevista para o fim da vida útil do artefato, lançado em 2012. Mas limita a quantidade de espectro disponível para o satélite, devido a chegada da rede 5G.
Assim, a Star One não poderá usar a faixa de frequência entre 3.625 MHz a 3.720 MHz. Mas pode utilizar as faixas de 3.720 a 4.200 MHz e de 5.925 a 6.425 MHz; de 10,95 a 11,20 GHz e 11,70 a 12,20 GHz; e de 13,75 a 14,50 GHz. A empresa deverá recolher aos cofres públicos R$ 102,67 mil, valor pré-estabelecido para a renovação de outorgas.
O satélite é usado na transmissão do sinal de emissoras de TV, rádios AM e FM e dados. Entre os sinais que o Star One C3 transmite são do SBT no interior do Rio de Janeiro, da RecordTV do Rio Grande do Sul e de São Paulo, da TV Gazeta de São Paulo, de afiliadas da Band, da Globo e de afiliadas da Globo, como a TV Verdes Mares e o grupo RBS. Carrega também o sinal codificado de canais de TV por assinatura, como os canais Globo, FishTV, Curta!. E sinais da estatal EBC.
LEIA TAMBÉM:
–> Starlink divulga os preços da sua internet via satélite no Brasil
–> Anatel autoriza a operação de satélites no Brasil pela Starlink
–> Anatel publica condicionantes para a aprovação da venda da Oi Móvel
Satélites Kepler
O Conselho Diretor da Anatel autorizou o uso da constelação Kepler, da empresa canadense Kepler Communications, representada aqui pela Visumtec, no Brasil, podendo agora, a companhia oferecer seus serviços em território brasileiro. A licença vai até 20 de janeiro de 2037, sem direito à proteção e sem causar interferências nos sistemas não geoestacionários Globalstar e Iridium, uma vez que essa proteção é atribuída por ordem de chegada.
Com a licença, a empresa poderá explorar os satélites sobre o Brasil utilizando as faixas de frequências de 10.700 a 12.700 MHz (enlace de descida) e 14.000 a 14.500 MHz (enlace de subida), correspondentes à banda Ku; e 2.483,5 a 2.500 MHz (enlace de descida) e 1.610 a 1.625 (enlace de subida), correspondente às bandas S e L.
A constelação é formada por 175 artefatos, sendo que 140 estão em operação e 35 são reservas. Os lançamentos ainda estão acontecendo e devem terminar em 2023. Eles ficam a 575 Km de altitude.
A Kepler vai oferecer serviço fixo via satélite para conectar VSats em banda Ku de navios, por exemplo, ou rede terrestre em localidades remotas. Nas bandas S e L, vai operar serviços de internet das coisas, com baixa transmissão de dados.
VIATelesíntese
TAGSClaroKeplersatélitesStar One c3
Artigo anterior
Disney+ ganhou 11,8 milhões de novos assinantes no 4T21
Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.
Acompanhar esta matéria
D
Clique na sua rede social preferida para comentar
0 COMENTÁRIOS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Seu nome
Email
Ao prosseguir, você aceita nossa política de privacidade.
ENQUETE
Qual categoria de notícias mais te interessa aqui no site "Minha Operadora"?
Telefonia Celular / Fixa
TV por Assinatura
Economia e Negócios
Internet Banda Larga
Marketing e Publicidade
Projetos Sociais
Segurança Digital
Regulação
Tecnologia no Geral
2523 votos únicos
Votar
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Anatel prorroga o direito de exploração de satélite Star One C3 pela Claro
14/02/2022
Disney+ ganhou 11,8 milhões de novos assinantes no 4T21
12/02/2022
Claro Música lança programa de entrevista com artistas do ramo musical
12/02/2022
Oi Móvel: consumidor terá que migrar para pacote mais caro, afirma Luis Braido
11/02/2022
TIM, Vivo, Claro e Oi são notificadas pelo Procon de São Paulo
11/02/2022
Carregar mais
Logo
O site especializado em telecomunicações Minha Operadora é o maior do setor em número de visitantes.
INSTITUCIONAL
Trabalhe Conosco
Anuncie
Boletim via WhatsApp
Código de Conduta
Fale Conosco
Política de Privacidade
Sobre Nós
CANAIS
Boletim no Telegram
Grupo no WhatsApp
Instagram
Facebook
Twitter
YouTube
Página Inicial
Últimas Notícias
CATEGORIAS
5G
Defesa do Consumidor
Internet Banda Larga
Internet das Coisas
Marketing
Economia e Negócios
Notícias
Projetos Sociais
Publipost
Regulação
Segurança Digital
Tecnologia
Telefonia Celular
Telefonia Fixa
TV por Assinatura