Clube da nova Parabólica TVRO em Banda Ku

Possui "Antena de Banda Ku" apontada para algum satélite para a recepção de canais abertos (FTA)?

• Sim, Star One C2/C4 (70° W)

• Sim, SES 10 (67° W)

• Sim, Eutelsat 65 West A (65° W)

• Sim, Amazonas 5/3/2 (61° W)

• Sim, Intelsat 21 (58° W)

• Sim, Hispasat 30W (30° W)

• Sim, outro satélite.

• Não.

Results are only viewable after voting.
Membro conhecido
Jul
151
270
Segundo a própria emissora, a partir de 16 de Abril, o sinal da TV Litoral - RN deixará a grade da nova parabólica (TVRO) do SKY B1 banda Ku , posição 43*W. Um outro canal em negociação pode assumir a vaga entre os dias 17/04 e 18/04 pela plataforma ; mas a TV Litoral já iniciou uma conversa com a Embratel e SpeedCast para quem sabe subir na TVRO do 70*W [D2] o seu sinal futuramente. https://www.instagram.com/tvlitoralrn/ View attachment 19382
Bom dia!!!! Meu amigo Rodrigo uma perda lamentável para tvro da sky, enquanto um dos poucos canais q proporcionam entretenimento sai... outros sem propósito algum continuam firmes e fortes enchendo linguiça .. vai entender neh?
Em um grupo de Facebook rolou a informação q a tv litoral seria substituída pelo canal life media (antigo life channel brasil) mas sem fonte alguma. Procurado por mim, o canal informou q a emissora foi vendida para outro grupo e está sendo tudo reformulado, mas q não se sabe sobre o futuro da nova emissora.

Membro conhecido
Feb
2,596
3,366
Mas o D2 é caro não acho que ela vai querer subir.
Mas na minha opinião, a questão não seja apenas se é caro ou não. No inicio desse ano foi divulgado que mais de 7 milhões de receptores específicos para uso no SATHD REGIONAL foram homologados. E como aquela informação acabou ocorrendo numa LIVE especifica para o satélite D2 Ku, suponho, repito, suponho que aquele número divulgado seja mesmo aquilo ou bem próximo daquilo. E como a maioria das emissoras de TV que encontram-se naquele serviço ainda mantem-se em FTA ( até quando, não sei ) existe uma estimativa, mínima, que pelo menos outros milhões de receptores não aptos ao SATHD REGIONAL encontram-se também em uso. Já ouvi 5 milhões, 7 ou mesmo 10 milhões de possíveis receptores que possam, talvez, também estarem acessando a maioria daquelas emissoras de TV. Portanto, quanto ao alcance do D2 Ku seja incomparavelmente maior do que o seu concorrente, pelo menos até esse momento. E somando-se, bem modestamente, chegando a mais de 10 milhões de residências e multiplicando por 3 é possível perceber, talvez, que acabe alcançando, no mínimo, a 1/7 da população brasileira. E isso por enquanto. E quanto que uma emissora de TV em sinal digital terrestre teria que investir para também alcançar os 1/7 da população brasileira? E já comentei numa outra oportunidade, se estivesse a frente de algum veículo de comunicação, pensaria 100, 1.000 vezes se investiria algum $$$ na expansão do sinal pela TDT. Resumindo: no famoso custo x benefício óbvio que seja muito mais interessante, na minha opinião, o investimento na TVRO.

Membro conhecido
Feb
2,596
3,366
Eu creio que era o receptor mais moderno da época, não?

E grato por resgatar esse vídeo. E desnecessário dizer, óbvio, que compareci a essa UD. ( Utilidade Domésticas ) E se a minha memória não estiver traindo-me creio que foi na década de 90. ( não sei precisar exatamente qual o ano ) Aqui de casa, a pé, mais ou menos uns 20 minutos até o antigo Anhembi. ( e estou aguardando o novo, durante o último evento da SET, numa das palestras foi divulgado que a partir de 2024 será realizado no novo Anhembi, substituindo o Espaço de Exposições do Center Norte ) E voltando para aquela UD, na entrada daquele evento, lá encontravam-se duas ou três enormes antenas parabólicas. Suponho, que fossem, talvez, essas de 5 metros citadas . E desnecessário dizer que passei uma, duas, três ou mais vezes por aquele stand naquele dia. ( lembro que foi num domingo) Creio que o pessoal da Santa Rita tenha ficado chateado com a minha presença por lá, com tantas perguntas rsrsrsrs Resumindo: quanto ao restante daquele evento, quase que nem visitei, fiquei a maior parte do tempo onde? Pois é. Lembro que naquela demonstração captavam sinais da RAI, de um canal de TV dos EUA, não lembro se era a ABC, CBS ou NBC mas era do estado do Texas e um canal russo. Óbvio que o tempo é implacável com a nossa memória e alguns detalhes acabam perdendo-se. ( no mínimo, uns 30 anos atrás ) Ps. e inicialmente acreditava que aquela UD ocorrera no final da década de 80 e depois que percebi que no vídeo consta a data de exibição ou gravação

Última edição:
Membro conhecido
Feb
4,723
5,984
@Mateus oliveira Estão em processo de negociação com a TVRO do D2, mas infelizmente como mesmo mencionou que o aluguel do satélite 70*W é muito caro, provavelmente a TV Litoral - RN não conseguirá ingressar no serviço e ficará restrita apenas por plataformas de streaming e no canal do Youtube da emissora. Mas para alguns e a equipe deles, a "esperança é a última que morre". E aproveitando, salve @Brasa !. Quanto ao que disse, o atualmente Life MEDIA também negocia com a nova parabólica, só que do B1 (SKY), uma vez que no antigo gerenciamento já saiu dos satélites SES 10 posição 67*W e recentemente da TVRO do Star One D2 posição 70*W, ambos da banda Ku. Nas redes sociais ainda mantém descrito como um dos meios de se acompanhar a emissora pela _nova parabólica_, mas não tem nada fechado de contrato... e a galera começa a especular muito e inventar demais a partir do momento que soltei uma nota a respeito em um canal de um youtuber famoso. 😧

Última edição:
Membro conhecido
Jun
317
531
Lembro que naquela demonstração captavam sinais da RAI, de um canal de TV dos EUA, não lembro se era a ABC, CBS ou NBC mas era do estado do Texas e um canal russo. Óbvio que o tempo é implacável com a nossa memória e alguns detalhes acabam perdendo-se. ( no mínimo, uns 30 anos atrás ) Ps. e inicialmente acreditava que aquela UD ocorrera no final da década de 80 e depois que percebi que no vídeo consta a data de exibição ou gravação
Se você foi nessa UD em abril de 1993, provavelmente você deve ter se deparado com uma diversidade não tão grande de canais: o canal americano pode ter sido o canal das Forças Armadas, mas não é impossível supor alguma afiliada do sul dos EUA [Texas ou Flórida]. Já a RAI era a versão compacta do sinal destinada aos EUA e usada pra retransmissão na TV à cabo na Argentina e no Brasil [a princípio transmitia 2 horas ao dia, depois passou para 4 e 6 horas. A RAI Internazionale chegou apenas em 1997]. O canal russo já era o Prevyi Kanal, principal emissora pública russa, e já era captado aqui pelo menos desde 1984! A pergunta é: como faziam a transcodificação de padrões?, já que os referidos canais transmitiam em SECAM, PAL-B e NTSC.

Membro conhecido
Feb
2,596
3,366
E certeza que era um canal de TV direto dos EUA. E até pouco tempo atrás lembrava de qual cidade do Texas era aquela afiliada. ( CBS, NBC ou ABC ) E como fui na UD no período da tarde / noite aquelas transmissões poderiam encontrar-se disponíveis, talvez, apenas naquele período. E outras transmissões, talvez, em outras partes do dia. E quanto ao padrão de cores, suponho, talvez, através do uso de Transcoders. Lembro que durante a década de 80 já existiam aqui em SAMPA empresas que faziam esse tipo de serviço. Trabalhei numa produtora no inicio dos anos 80 e um dos serviços lá realizados era exatamente a transcodificação de vídeos de Palm M para NTSC e vice versa. E quando era necessário algum outro serviço, SECAM por exemplo recorríamos a uma empresa que não mais recordo-me.

Membro conhecido
Oct
353
784
O canal russo já era o Prevyi Kanal, principal emissora pública russa, e já era captado aqui pelo menos desde 1984! A pergunta é: como faziam a transcodificação de padrões?, já que os referidos canais transmitiam em SECAM, PAL-B e NTSC.

No início dos anos 2000 esse canal estava em um satélite de órbita elíptica no qual as antenas tinham que acompanhá-lo para não perder o sinal. A polarização era circular ao invés da linear que estamos acostumados - o que exigia uma plaquinha dentro do LNB. E pra ajudar o sistema de cor era SECAM. Em resumo uma transmissão bastante incomum e um inferno pra sintonizar. Perdi vários fins de semana na época tentando tirar pelo menos uma foto da tela e nada. Pelo que me lembro essa espécie de "deepweeb" satelital foi o último suspiro dos sinais analógicos captáveis no nosso footprint além do 70W. E infelizmente acredito que ninguém mais conseguiu registrar

Membro conhecido
Feb
2,596
3,366
A confirmar, ok? Observei uma informação numa outra comunidade que no final dessa noite e inicio da próxima madrugada deverá estar "subindo" o sinal da TV Norte Amazonas, afiliada do SBT para testes. E em sinal definitivo a partir da próxima quinta feira. É isso. Ps. satélite D2 Ku

Membro conhecido
Feb
2,596
3,366
E naquela lista que foi divulgada dias atrás a respeito das afiliadas do SBT que devem "subir" para o D2, no total 12 canais de TV, uma já entrou, a TVT de Santos. E caso confirmando-se a dessa madrugada, restarão ainda dez. E percebe-se a diferença entre o pacote da Record e do SBT. No último pacote da Record subiram algumas emissoras simultaneamente. E quanto ao SBT percebe-se, pelo menos por enquanto, que seja tipo "gota a gota" ou se preferirem, está parecendo que seja, talvez, contrato individual, caso a caso.

Membro conhecido
Feb
4,723
5,984

@Gilson Se caso não for o mux 11820 H/... relatado anteriormente, também há possibilidade de a TV Norte Amazonas [afiliada do SBT] subir pelo mux que ainda estava em "teste", o 11860 Horizontal 29900. A conferir!.​

Membro conhecido
Feb
4,723
5,984
Adicionado nesta manhã na TVRO - banda Ku do Star One D2 , satélite da posição 70*W : no mux 11820 Horizontal 29900 => TV Norte Amazonas em HD ( afiliada do SBT) e pelo mux 11720 Vertical 29900 => afiliadas da Globo < Rede Amazônica ... ambos canais serão distribuídos através do sistema "Sat HD Regional".

Membro conhecido
Jun
317
531
E certeza que era um canal de TV direto dos EUA. E até pouco tempo atrás lembrava de qual cidade do Texas era aquela afiliada. ( CBS, NBC ou ABC ) E como fui na UD no período da tarde / noite aquelas transmissões poderiam encontrar-se disponíveis, talvez, apenas naquele período. E outras transmissões, talvez, em outras partes do dia. E quanto ao padrão de cores, suponho, talvez, através do uso de Transcoders. Lembro que durante a década de 80 já existiam aqui em SAMPA empresas que faziam esse tipo de serviço. Trabalhei numa produtora no inicio dos anos 80 e um dos serviços lá realizados era exatamente a transcodificação de vídeos de Palm M para NTSC e vice versa. E quando era necessário algum outro serviço, SECAM por exemplo recorríamos a uma empresa que não mais recordo-me.
Eu confesso que eu gostaria de fazer o comparativo entre PAL, NTSC e SECAM de um mesmo vídeo. Será que é algo difícil? o combo VHS multipadrão mundial e placa de captura poderiam me dar essa possibilidade?
No início dos anos 2000 esse canal estava em um satélite de órbita elíptica no qual as antenas tinham que acompanhá-lo para não perder o sinal. A polarização era circular ao invés da linear que estamos acostumados - o que exigia uma plaquinha dentro do LNB. E pra ajudar o sistema de cor era SECAM. Em resumo uma transmissão bastante incomum e um inferno pra sintonizar. Perdi vários fins de semana na época tentando tirar pelo menos uma foto da tela e nada. Pelo que me lembro essa espécie de "deepweeb" satelital foi o último suspiro dos sinais analógicos captáveis no nosso footprint além do 70W. E infelizmente acredito que ninguém mais conseguiu registrar
Teve quem conseguisse tal feito aqui no Brasil. Sabe-se que o PCB [ou PCdoB?] tinha uma parabólica e dois receptores SECAM em sua sede em São Paulo por volta de 1987.

Membro ativo
Jan
76
105
TV SUL saiu do SATHD Regional!
Bah, eu ia trocar do B1 pro D2 por causa dela e da Masper.

Agora já não sei se ta valendo, B1 ta com sinal e qualidade próximos de 100% aqui pra mim (Região de Porto Alegre) mesmo em dias de tempo severo.