Passei o feriado em minha cidade natal na região de Presidente Prudente - SP. Fui visitar minha avó, antes da tv digital chegar na região, ela tinha uma parabólica telada analógica, quando a tv digital UHF chegou, mudou para a antena UHF, e já estava acostumada a acompanhar todo o jornalismo local. Agora ela está com um Sat HD Regional da Vivensis e uma antena em banda Ku, pois queria ter acesso a mais canais que os 10 da cidade.
Para minha surpresa, o instalador ativou o receptor com endereço de São Paulo (sem o pedido dela), e todos os canais estavam “nacionais”.
Disse à ela que daria para ela acompanhar a Band Prudente e a Record Rio Preto, caso desejasse, pois eu poderia alterar o endereço para ela. Ela ficou surpresa e gostou bastante de poder assistir aos canais regionais pela parabólica.
Agora a pergunta, por que o instalador não explicou a ela a possibilidade de assistir aos canais regionais? Se fosse um pedido dela de ter todos os canais “nacionais”, eu entenderia, mas ele nem se preocupou em explicar.
Empatia, o que falta em boa parte dos prestadores.
Tempos atrás na instalação da Via Embratel (atual Claro DTH), o técnico foi lá em casa e instalou a antena e o decoder e já tava falando que tava tudo certo e tava saindo. Eu parei e falei: Não moço tá faltando os canais locais em UHF.
Ele disse que não tinha conhecimento que a parabólica pegava canais locais.
Respondi que no banco de trás do carro dele tinha uma antena UHF, e que ele deveria instalar uma parecida. Ele disse que não sabia disso, alegou que na minha cidade não tinha canais digitais em UHF e caiu fora.
Eu respondi que tem sim, e falei os canais número por número.
Liguei pra Via Embratel reclamando, e no dia seguinte enviariam um técnico pra finalizar a instalação colocando a UHF.
No dia seguinte veio o mesmo moço da visita anterior e com a cara feia, instalou a contragosto a mesma antena que estava na poltrona do carro da empresa.
Na época acho que era obrigatório instalar a parabólica + a UHF e no próprio receptor tinham as faixas de canais locais e os canais via satélite.
Eu fui esclarecido, pq meses atrás ocorreu uma instalação na casa da minha mãe, e o técnico colocou as duas antenas, a parabólica + UHF. E busquei o motivo pra entender melhor.
O rapaz porco, queria fazer metade do serviço e ainda provavelmente ficar com a antena e destinar a outro fim.
Eles fazem isso com esclarecidos, imagina com essa galera que não tem muito domínio de tecnologia.