Clube da nova Parabólica TVRO em Banda Ku

Possui "Antena de Banda Ku" apontada para algum satélite para a recepção de canais abertos (FTA)?

• Sim, Star One C2/C4 (70° W)

• Sim, SES 10 (67° W)

• Sim, Eutelsat 65 West A (65° W)

• Sim, Amazonas 5/3/2 (61° W)

• Sim, Intelsat 21 (58° W)

• Sim, Hispasat 30W (30° W)

• Sim, outro satélite.

• Não.

Results are only viewable after voting.
Membro conhecido
Jun
317
531

LMC

Membro conhecido
Jul
1,230
1,132
Membro ativo
Sep
173
112
Pessoal, realmente o sinal do 70w ku é uma vergonha. Fiz um apontamento e ajuste fino aqui no RS e consegui estourando 12,8 db na Globo Rio, antena de 60 cm. Acho muito baixo para um satelite novo. No sat da argentina que fica do lado chega a 13.6 db. Se queriam tanto que o povo migrasse, que dessem um sinal descente.

Membro
Jul
28
33
Pessoal, realmente o sinal do 70w ku é uma vergonha. Fiz um apontamento e ajuste fino aqui no RS e consegui estourando 12,8 db na Globo Rio, antena de 60 cm. Acho muito baixo para um satelite novo. No sat da argentina que fica do lado chega a 13.6 db. Se queriam tanto que o povo migrasse, que dessem um sinal descente.
60 cm é pequena.

Membro conhecido
Feb
2,572
3,313
E creio que tenha que observar quanto a cobertura dos satélites. Um com cobertura voltada para o Brasil e o outro Argentina.
E obvio, observando a extensão territorial de cada país.
No caso do Brasil as empresas proprietárias de satélites priorizam a região sudeste, especialmente o eixo Rio / São Paulo.
Isso não é "achismo".
Fui informado por um engenheiro de uma daquelas empresas proprietárias de satélites.

Última edição:
Membro conhecido
Jun
317
531
Você tem duas opções: trocar pelo sat da Sky, que é bem mais parrudo em sinal, ou trocar a sua antena. Aqui em João Pessoa, a OiTV usava antenas de 75 cm e a Vivo usava 90 cm. O motivo? eu não sei, porque a Sky chegou a usar antenas de 45 cm por aqui.

Membro conhecido
Sep
689
708
Por isso muita gente ainda resiste em abandonar a Banda C, pois ela pega em qualquer lugar, e vai continuar pegando, pois os novos LNB's com filtro 5G já estão por aí.

Membro conhecido
Jun
317
531
Por isso muita gente ainda resiste em abandonar a Banda C, pois ela pega em qualquer lugar, e vai continuar pegando, pois os novos LNB's com filtro 5G já estão por aí.
Do ponto de vista econômico, teria sido de mais valia se tivéssemos adotado o filtro 5G para a Banda C e apenas trocado os receptores analógicos por digitais. Não lembro agora de valores, mas era uma fração do que foi gasto com a transição para a Banda Ku.

Sabe por que se optou pela transição para a Banda Ku? a regionalização das múltiplas afiliadas da Globo e a fabricação de novos equipamentos [receptor e antena] que ajudaria a movimentar o mercado. Simples assim.

Membro conhecido
Feb
2,572
3,313
Alguns amigos chegaram adquirir aqueles " tais filtros" para uso doméstico com preço máximo de 500 e na média + ou - por volta da metade. Os utilizados para uso profissional não fica por menos de 2 mil reais. Ou seja, o de uso doméstico + ou- uns 10% do valor do profissional.
O problema, segundo o que ouvi, o que li que lamentavelmente não funcionam. E a medida que o 5G aproxima-se as interferências vão surgindo. Esse foi um dos motivos que nem pensei em adquirir por aqui os " tais filtros " para uso doméstico.
E após analisarem os prós x contras, chegaram a conclusão, que o melhor custo benefício seria a migração para a banda KU. ( empresas de telecomunicações que adquiriram as tais licenças do 5G, entre outros )

Membro conhecido
Oct
351
781
Do ponto de vista econômico, teria sido de mais valia se tivéssemos adotado o filtro 5G para a Banda C e apenas trocado os receptores analógicos por digitais. Não lembro agora de valores, mas era uma fração do que foi gasto com a transição para a Banda Ku.

Sabe por que se optou pela transição para a Banda Ku? a regionalização das múltiplas afiliadas da Globo e a fabricação de novos equipamentos [receptor e antena] que ajudaria a movimentar o mercado. Simples assim.

Acho que o tamanho das antenas foi um fator determinante para a transição. Muitas casas não tem espaço no quintal e os donos eram obrigados a instalar antenas enormes em lugar de difícil acesso. Imagine por exemplo o sofrimento dos técnicos pra fazer a instalação e o ajuste fino de uma Santa Rita no alto de um sobrado. Sem falar que a qualidade das antenas teladas caiu demais nos últimos anos. Qualquer chuva de granizo detonava as telas. São inconvenientes que acabaram favorecendo a mudança pra banda KU.

Última edição:
Membro conhecido
Sep
423
732
Alguns amigos chegaram adquirir aqueles " tais filtros" para uso doméstico com preço máximo de 500 e na média + ou - por volta da metade. Os utilizados para uso profissional não fica por menos de 2 mil reais. Ou seja, o de uso doméstico + ou- uns 10% do valor do profissional.
O problema, segundo o que ouvi, o que li que lamentavelmente não funcionam. E a medida que o 5G aproxima-se as interferências vão surgindo. Esse foi um dos motivos que nem pensei em adquirir por aqui os " tais filtros " para uso doméstico.
E após analisarem os prós x contras, chegaram a conclusão, que o melhor custo benefício seria a migração para a banda KU. ( empresas de telecomunicações que adquiriram as tais licenças do 5G, entre outros )
Estou a uns 150 ou 200 metros de uma torre e o 5G aqui é tão forte que os canais de todos os satélites ficaram sem sinal.Então resolvi testar o LNBF com filtro 5G satmaximum,comprei da China por R$ 119,00 e até o momento está funcionando perfeito no C3.

Membro conhecido
Feb
2,572
3,313
No meio do ano passado, numa conversa informal com um engenheiro de uma importante empresa, ligada diretamente a migração C e Ku, comentei sobre os " tais filtros" e afirmou que desconhecia essas soluções mais acessíveis. Inclusive passei alguns links e vídeos sobre o assunto.
E confesso que depois passei foi vergonha.
Enfim .

Membro conhecido
Sep
689
708
Estou a uns 150 ou 200 metros de uma torre e o 5G aqui é tão forte que os canais de todos os satélites ficaram sem sinal.Então resolvi testar o LNBF com filtro 5G satmaximum,comprei da China por R$ 119,00 e até o momento está funcionando perfeito no C3.
O Gilson diz que não funciona, já o José Gomes diz que funciona. Afinal, funciona ou não os filtros 5G?

Membro conhecido
Feb
2,572
3,313
E segundo alguns amigos que fizeram testes afirmam que não foram bem sucedidos.
E torço, sinceramente, para que até exista uma solução de baixo custo.
Afinal, também possuo antenas na banda C e que encontram-se, momentaneamente, sem uso por aqui por causa das interferências.
( e que brevemente pretendo desmonta-las )

Última edição:
Membro conhecido
Feb
2,572
3,313
A TV Cultura codificou o seu sinal, foi? Era só o que faltava... 🤦🏻‍♂️
E não verifiquei por aqui.
Mas segundo informações postadas numa outra comunidade a emissora parece que está disponível apenas nos receptores aptos ao H 265.
Portanto, nos receptores mais antigos, sem o H 265, desde ontem, 01/11 sem acesso aquele canal.

Membro ativo
Sep
119
128
E não verifiquei por aqui.
Mas segundo informações postadas numa outra comunidade a emissora parece que está disponível apenas nos receptores aptos ao H 265.
Portanto, nos receptores mais antigos, sem o H 265, desde ontem, 01/11 sem acesso aquele canal.
Por isso trocaram os sinais recentemente como eu falei aqui, o 2 era H264 e o 302 H265, inverteram os sinais e agora excluíram o 302.