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Clube Claro-NET HD

Membro conhecido
Oct
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Lembrando que hoje Dolby e HDR já fazem parte do padrão da TV aberta após atualização das normas.

Sobre o AAC, eu acho ótimo a tentativa de não ter que pagar à Dolby, o problema é que: não dá pra fugir muito da Dolby da forma como as coisas são.

Mesmo as emissoras transmitindo em AAC, no final dependia do equipamento da casa do consumidor converter o sinal pra Dolby para que os receiver pudessem reconhecer o formato, de outra forma, o sinal era convertido pra pcm 2.0.

Até hoje, a não ser que a TV tenha EARC pra mandar o sinal em PCM 5.1, dependemos da Dolby na ponta final.

Até mesmo internamente, na globo ao menos, precisava usar Dolby. Eu lembro de ter mandado e-mail pra TV Gazeta, aqui de Alagoas, perguntando sobre a disponibilidade do áudio 5.1 e eles terminaram explicando mais do que o necessário, dizendo que internamente eles recebiam um sinal da rede em algum formato Dolby, que não lembro agora qual foi o nome específico.

Hoje, o único formato de áudio 3D obrigatório da TV 3.0 é o MPEG áudio, Dolby Atmos está como opcional. Da mesma forma que no passado, caso tenha algum receiver que decodifique esse formato, deve ser um ou outro perdido, provavelmente da Sony que usa a tecnologia MPEG pro formato 360 de música deles. No final das contas, imagino todas as vantagens do MPEG sendo perdida por ter que ser convertido pra PCM, ou até Dolby novamente.

No final é isso, mesmo que as emissoras não queiram ter que arcar com esses custos, ou que apareçam alternativas como a MPEG, que oferecem vantagens tecnológicas, os equipamentos domésticos normalmente não aceitam outra coisa que não seja Dolby, DTS ou PCM e o telespectador tem que ficar dependendo de "gambiarra" pra que o formato funcione "direito".
 
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Membro conhecido
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Lembrando que hoje Dolby e HDR já fazem parte do padrão da TV aberta após atualização das normas.

Sobre o AAC, eu acho ótimo a tentativa de não ter que pagar à Dolby, o problema é que: não dá pra fugir muito da Dolby da forma como as coisas são.

Mesmo as emissoras transmitindo em AAC, no final dependia do equipamento da casa do consumidor converter o sinal pra Dolby para que os receiver pudessem reconhecer o formato, de outra forma, o sinal era convertido pra pcm 2.0.

Até hoje, a não ser que a TV tenha EARC pra mandar o sinal em PCM 5.1, dependemos da Dolby na ponta final.

Até mesmo internamente, na globo ao menos, precisava usar Dolby. Eu lembro de ter mandado e-mail pra TV Gazeta, aqui de Alagoas, perguntando sobre a disponibilidade do áudio 5.1 e eles terminaram explicando mais do que o necessário, dizendo que internamente eles recebiam um sinal da rede em algum formato Dolby, que não lembro agora qual foi o nome específico.

Hoje, o único formato de áudio 3D obrigatório da TV 3.0 é o MPEG áudio, Dolby Atmos está como opcional. Da mesma forma que no passado, caso tenha algum receiver que decodifique esse formato, deve ser um ou outro perdido, provavelmente da Sony que usa a tecnologia MPEG pro formato 360 de música deles. No final das contas, imagino todas as vantagens do MPEG sendo perdida por ter que ser convertido pra PCM, ou até Dolby novamente.

No final é isso, mesmo que as emissoras não queiram ter que arcar com esses custos, ou que apareçam alternativas como a MPEG, que oferecem vantagens tecnológicas, os equipamentos domésticos normalmente não aceitam outra coisa que não seja Dolby, DTS ou PCM e o telespectador tem que ficar dependendo de "gambiarra" pra que o formato funcione "direito".
Geralmente a questão de resume pelo fato do Dolby ser VELHO muitos equipamentos inclusive no ambiente profissional acabam suportando só ele e/ou MPEG1. As transmissões via satélite acabam se resumindo so a isso.

Agora pro sistema terrestre como tudo tá embutido na televisão AAC é uma opção bem melhor, ainda mais com a expansão das smartvs que mostram conteúdo online onde também o AAC domina pesadamente.
 
Membro conhecido
Oct
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Geralmente a questão de resume pelo fato do Dolby ser VELHO muitos equipamentos inclusive no ambiente profissional acabam suportando só ele e/ou MPEG1. As transmissões via satélite acabam se resumindo so a isso.

Agora pro sistema terrestre como tudo tá embutido na televisão AAC é uma opção bem melhor, ainda mais com a expansão das smartvs que mostram conteúdo online onde também o AAC domina pesadamente.
Não só ser velho, mas um grandiosíssimo trabalho de lobby, praticamente monopólio.

Termina que a marca em si é sinônimo de "som de cinema", não dá pra eliminá-la tão facilmente da equação. Até a DTS, que avançou bastante com blurays, terminou ficou mais nichado do que já era nos últimos anos.
 
Membro conhecido
Mar
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A mensagem original citava Atmos. Atmos é Dolby.
AAC do ISDB-T nao tem nada comparavel ao Atmos.

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Entendi o que você comentou, e aí que está a coisa (aí é dúvida porque entrei em loop nessa haha): como funciona o caso da Cultura e a algumas praças das Globo (só SP e RJ, se não me engano), de terem o canal em Dolby Atmos? Tem até um vídeo mostrando como é a mixagem na Cultura:


Inclusive ambos canais têm a opção no receptor 4K da Claro
 
Membro conhecido
Oct
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Entendi o que você comentou, e aí que está a coisa (aí é dúvida porque entrei em loop nessa haha): como funciona o caso da Cultura e a algumas praças das Globo (só SP e RJ, se não me engano), de terem o canal em Dolby Atmos? Tem até um vídeo mostrando como é a mixagem na Cultura:


Inclusive ambos canais têm a opção no receptor 4K da Claro
Originalmente o áudio 5.1 da TV aberta era apenas AAC e as tvs convertiam para Dolby pra mandar pro receiver.

Recentemente, acho que 2019/2020, atualizaram e incluíram Dolby Atmos, MPEG-H áudio e HDR.

A partir disso a Cultura, Globo e a Rede Amazônica começaram a usar e testar essas tecnologias. Aí sim, o áudio vem originalmente Dolby Atmos da fonte.
 
Membro conhecido
Sep
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Entendi o que você comentou, e aí que está a coisa (aí é dúvida porque entrei em loop nessa haha): como funciona o caso da Cultura e a algumas praças das Globo (só SP e RJ, se não me engano), de terem o canal em Dolby Atmos?
Na TV aberta quando colocam é lá na última opção de áudio. Não pode ser a primeira senão alguém que tem uma TV normal vai ficar com o som mudo e vai achar que algo aconteceu, ou dependendo o quão (mal) feito seja o software dela até mesmo travar tudo.

Mas incluir um formato desse dentro do padrão significaria que todos os aparelhos precisariam obrigatoriamente suportar ele, onerando mais até mesmo os aparelhos mais simples com o custo de licenciamento dele
 
Membro conhecido
Oct
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Mas incluir um formato desse dentro do padrão significaria que todos os aparelhos precisariam obrigatoriamente suportar ele,
Não necessariamente. Como falei acima, Dolby Atmos na TV aberta é opcional, então usa o fabricante e a emissora que quiser e puder, só não pode ser utilizado como o formato do áudio principal. Como vc mesmo falou, fica sendo a última opção.
 
Membro conhecido
Sep
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Não necessariamente. Como falei acima, Dolby Atmos na TV aberta é opcional, então usa o fabricante e a emissora que quiser e puder, só não pode ser utilizado como o formato do áudio principal. Como vc mesmo falou, fica sendo a última opção.
Se o formato brasileiro incluísse esse codec (ignorando o anacronismo disso) todas as TVs teriam que suportar ele necessariamente, aí tanto faz onde colocassem esse canal de áudio dentro do possível. Como não está aí, é mesmo, outro samba.
 
Membro conhecido
Oct
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Se o formato brasileiro incluísse esse codec (ignorando o anacronismo disso) todas as TVs teriam que suportar ele necessariamente, aí tanto faz onde colocassem esse canal de áudio dentro do possível. Como não está aí, é mesmo, outro samba.
Abaixo algumas matérias falando sobre a adoção desses novos formatos. São formatos possíveis, adicionais, mas que não necessariamente são suportados por todos equipamentos.

Como no próprio início da TV digital que o áudio principal sempre era stereo e o 5.1 sempre era algum alternativo. Eu mesmo tive conversor no passado que ficava mudo nas opções 5.1 justamente por não suportá-lo, mesmo fazendo parte da regra.

"A TV 2.5 tem a característica de adotar novas tecnologias viabilizando a atualização do atual sistema de TV Digital. Desta forma, é possível entregar aos telespectadores novas experiências, antes de evoluirmos para um novo padrão, no caso a TV 3.0. A TV 2.5 já é uma realidade desde a atualização e publicação da Norma que ocorreu em 2020, onde a grande oportunidade reside no fato de alguns recursos já estarem presentes na casa dos telespectadores, como é o caso da decodificação do sinal em DolbyDigital+, padrão embarcado na grande maioria dos receptores SmarTVs. Esse é um exemplo de um recurso que antes atendia exclusivamente os conteúdos broadband e que agora também estão à serviço da radiodifusão, com a atualização Normativa do SBTVD."



 
Membro conhecido
Sep
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Hj em dia é raro uma fabricante não suportar o formato Dolby, por isso não teriamos grandes problemas de fosse o padrão

Agora se viesse colocar o DTS, aí sim. As TVs Samsung mesmo, não tem mais suporte ao DTS já tem um tempinho. A minha de 2019 aqui fica mudo quando coloco algum arquivo em DTS, já a minha de 2011 suporta normalmente
 
Membro conhecido
Mar
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Originalmente o áudio 5.1 da TV aberta era apenas AAC e as tvs convertiam para Dolby pra mandar pro receiver.

Recentemente, acho que 2019/2020, atualizaram e incluíram Dolby Atmos, MPEG-H áudio e HDR.

A partir disso a Cultura, Globo e a Rede Amazônica começaram a usar e testar essas tecnologias. Aí sim, o áudio vem originalmente Dolby Atmos da fonte.
Na TV aberta quando colocam é lá na última opção de áudio. Não pode ser a primeira senão alguém que tem uma TV normal vai ficar com o som mudo e vai achar que algo aconteceu, ou dependendo o quão (mal) feito seja o software dela até mesmo travar tudo.

Mas incluir um formato desse dentro do padrão significaria que todos os aparelhos precisariam obrigatoriamente suportar ele, onerando mais até mesmo os aparelhos mais simples com o custo de licenciamento dele

Entendi
 
Membro conhecido
Jul
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Espero que continuem e expandam para outras transmissões
Não me surpreenderia se transmitissem jogos da Copa do Brasil em 4K, além da Copa do Mundo feminina. Difícil acreditar na criação de um canal linear 4K para a transmissão de apenas um evento por semana.
 
Membro conhecido
Oct
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Não me surpreenderia se transmitissem jogos da Copa do Brasil em 4K, além da Copa do Mundo feminina. Difícil acreditar na criação de um canal linear 4K para a transmissão de apenas um evento por semana.
Não acho dificil pq esse canal não foi criado só pra isso, é o mesmo que foi usado há pouco tempo pro Lollapalooza, anteriormente copa do mundo e um pouco antes rock in rio. Mesmo canal, só mudando o nome e formato de áudio a depender da transmissão.

Maaaas, sim, eu acredito que essa transmissão é um indicativo de que agora deve engatar transmissões 4k mais corriqueiras. Ainda mais vendo esse comentario:

 
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