Estranho. Aqui na minha praça sempre foi comercializado como TV, sem necessariamente discriminarem como "a cabo", e a única coisa que mudava, mesmo depois do lançamento do Box, eram os planos tipo Mix HD, Top HD, etc, então diziam: "temos o MIX HD e no combo sai por tanto, e blah blah blah". Nunca vi discriminado como TV Claro fibra. Talvez eles usavam essa nomenclatura pelo televendas? Pois mesmo que cada região fosse diferente, o site mudaria a linguagem e descrição apresentada dependendo do CEP? Acho improvável.
Acho estranho também que até onde sei Claro Box TV é IPTV (assim como a Vivo TV também sempre foi) e as pessoas estão usando, principalmente aqui nesse fórum, os termos FTTH e IPTV de forma intercambiável como se fossem sinônimos. O que eu entendo, segundo tudo que já li, é que FTTH é a fibra que entra na sua casa, tipo a conexão de internet da Vivo, que vem lá da central e entra no meu modem. A Claro tem vendido, como já relatei aqui anteriormente, um papo de internet conexão fibra, só que a fibra para no poste, como o próprio telemarketing explica, e daí entra um cabo coaxial DSL na residência do assinante. Tal fato é comprovado pelas velocidades de upload que nunca chega nem perto da velocidade de download, que é uma característica própria da internet a cabo (DSL).
A Vivo não comercializa só um box, então tudo leva a crer que sua TV é dependente da tecnologia FTTH, mas isso não faz de sua TV uma FTTH, tanto que em lugares onde não tem fibra, eles continuam vendendo TV a cabo com equipamento semelhante. Talvez tenha também a ver com alguma legislação sobre venda de TV paga? Pois sei que a Oi e a Claro conseguiram autorização do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), que permitiu a entrada delas no mercado de TV a cabo com IPTV sem necessidade de cabeamento. Talvez em breve a Vivo faça o mesmo.
Mas a Claro é "mestra" em ludibriar clientes. Olha essa palhaçada retirada de seu site:
Qual é a melhor banda larga do país?
A melhor banda larga do Brasil é aquela que melhor atende às necessidades de uso de uma conexão de internet (velocidade e estabilidade), além de ter soluções completas de conectividade, alcance e conteúdo para você! A escolha do pacote de internet contratada depende de como a internet será utilizada, mas os pacotes menores já dão conta de navegação simples.
Para aulas, jogos online e streaming de vídeos de alta qualidade, pacotes de velocidades maiores são os mais recomendados. Escolha aqui o plano ideal de banda larga para sua casa.
Assumir que fibra é a melhor, mas dizer que não pode entregar tal tecnologia ela em todo local que opera, não fala, né?
Amigo, não precisa também me apresentar à fibra, né? Eu tenho essa tecnologia em minha casa. Nem ao Claro Box, que eu tive por 6 meses.
Sobre o que ela está fazendo nessas praças cabeadas, nada mais é do que uma mistura do que eu disse na resposta acima para Arthur BH. Ela não precisa cabear pra vender IPTV. Como ela tem autorização do SeAC, ela pode disponibilizar só o Box. A forma como conectá-lo fica por conta do contratante. O problema é que o Claro Box, que eu já tive, perde em questões de hardware e provavelmente da própria central da Claro que distribui o sinal de TV pra ele. Como falado aqui mesmo nesse fórum, por outro ex-assinante, aparentemente a Claro nem se preocupa em entregar o HD com sinal mínimo de 1080i, e se acomoda no 720p mesmo.
O que muitos não parecem se atentar é que o sinal da Vivo TV também vem via internet, e não é inferior, em regra geral, a imagem de TV a cabo tradicional.
A minha pergunta, sobre Claro Fibra, era em relação a discriminarem aqui nesse fórum o serviço com tal nome que eu nunca nem mesmo vi no site da Claro ou descrito como tal pelo telemarketing da empresa.
Quando tive Claro Box foram poucas às vezes que a imagem ficou ruim, embora, como também já falei algumas vezes (hahaha), algumas vezes a transmissão saiu do ar, e a imagem nunca chegou a ser potencializada como a TV via fibra da Vivo.
Minha birra com o Box foi composta por delay, replay TV inconstante e falho, gravação que "comia" parte do início ou fim do filme, falta de canais prometidos, etc...