@feestapareveu agora o segundo audio por aqui, agora o curioso é que mesmo aparecendo Dolby no decoder da claro, não chega sinal nenhum no receiver.
Assim como foi no Lollapalooza no meu antigo decoder 4K redondo (que devolvi pra Claro no inicio do mês), pra esse canal 4K no aplicativo da Claro TV+ também não tá abrindo aqui, sendo que 1 - Assino o pacote 4K e 2 - No ponto de TV na sala que é 4K já tá liberado o canal
View attachment 12160
Isso só site parece ser geral, aqui tbm tá assim, provavelmente vai liberar amanhã
Não entendo essa má vontade da Globo com 5.1 ou Atmos. Se eles já tem equipamento capaz de fazer isso e ainda mais em caso de jogo, que já vão ter microfones espalhados pra pegar o som do público mesmo que seja stereo, não é uma mixagem tão complexa quando música por exemplo.
RBS TV aqui no digital aberto tem opção Dolby 5.1 mt bom por sinalProvavelmente pelo mesmo motivo pelo qual eles influenciaram o g*verno brasileiro a nao incluir o Dolby nas especificacoes do sistema de televisao adotado no Brasil: para nao ter que pagar royalties aos Laboratorios Dolby. O Brasil deve ser um dos poucos países do mundo, ao lado da China, onde o padrao do sistema de televisao nao inclui o Dolby.
.
É que cara da postagem anterior não entende que 5.1 é uma configuração de canais que não é exclusiva do formato Dolby, outros codecs incluindo AAC trabalham com eleRBS TV aqui no digital aberto tem opção Dolby 5.1 mt bom por sinal
RBS TV aqui no digital aberto tem opção Dolby 5.1 mt bom por sinal
A "má vontade", provavelmente, pode ser pelo mesmo motivo pelo qual eles influenciaram o g*verno brasileiro a nao incluir o Dolby nas especificacoes do sistema de televisao adotado no Brasil: para nao ter que pagar royalties aos Laboratorios Dolby. O Brasil deve ser um dos poucos países do mundo, ao lado da China, onde o padrao do sistema de televisao nao inclui o Dolby.
.
Pelo que li a respeito, a lei não é clara o suficiente pra esse benefício para a RBTV ser sustentável, pois o benefício é apenas para o DTH.
Provavelmente a Claro recorreu e derrubou a decisão.
RBS TV aqui no digital aberto tem opção Dolby 5.1 mt bom por sinal
É que cara da postagem anterior não entende que 5.1 é uma configuração de canais que não é exclusiva do formato Dolby, outros codecs incluindo AAC trabalham com ele
Geralmente a questão de resume pelo fato do Dolby ser VELHO muitos equipamentos inclusive no ambiente profissional acabam suportando só ele e/ou MPEG1. As transmissões via satélite acabam se resumindo so a isso.Lembrando que hoje Dolby e HDR já fazem parte do padrão da TV aberta após atualização das normas.
Sobre o AAC, eu acho ótimo a tentativa de não ter que pagar à Dolby, o problema é que: não dá pra fugir muito da Dolby da forma como as coisas são.
Mesmo as emissoras transmitindo em AAC, no final dependia do equipamento da casa do consumidor converter o sinal pra Dolby para que os receiver pudessem reconhecer o formato, de outra forma, o sinal era convertido pra pcm 2.0.
Até hoje, a não ser que a TV tenha EARC pra mandar o sinal em PCM 5.1, dependemos da Dolby na ponta final.
Até mesmo internamente, na globo ao menos, precisava usar Dolby. Eu lembro de ter mandado e-mail pra TV Gazeta, aqui de Alagoas, perguntando sobre a disponibilidade do áudio 5.1 e eles terminaram explicando mais do que o necessário, dizendo que internamente eles recebiam um sinal da rede em algum formato Dolby, que não lembro agora qual foi o nome específico.
Hoje, o único formato de áudio 3D obrigatório da TV 3.0 é o MPEG áudio, Dolby Atmos está como opcional. Da mesma forma que no passado, caso tenha algum receiver que decodifique esse formato, deve ser um ou outro perdido, provavelmente da Sony que usa a tecnologia MPEG pro formato 360 de música deles. No final das contas, imagino todas as vantagens do MPEG sendo perdida por ter que ser convertido pra PCM, ou até Dolby novamente.
No final é isso, mesmo que as emissoras não queiram ter que arcar com esses custos, ou que apareçam alternativas como a MPEG, que oferecem vantagens tecnológicas, os equipamentos domésticos normalmente não aceitam outra coisa que não seja Dolby, DTS ou PCM e o telespectador tem que ficar dependendo de "gambiarra" pra que o formato funcione "direito".
Não só ser velho, mas um grandiosíssimo trabalho de lobby, praticamente monopólio.Geralmente a questão de resume pelo fato do Dolby ser VELHO muitos equipamentos inclusive no ambiente profissional acabam suportando só ele e/ou MPEG1. As transmissões via satélite acabam se resumindo so a isso.
Agora pro sistema terrestre como tudo tá embutido na televisão AAC é uma opção bem melhor, ainda mais com a expansão das smartvs que mostram conteúdo online onde também o AAC domina pesadamente.
A mensagem original citava Atmos. Atmos é Dolby.
AAC do ISDB-T nao tem nada comparavel ao Atmos.
.
Originalmente o áudio 5.1 da TV aberta era apenas AAC e as tvs convertiam para Dolby pra mandar pro receiver.Entendi o que você comentou, e aí que está a coisa (aí é dúvida porque entrei em loop nessa haha): como funciona o caso da Cultura e a algumas praças das Globo (só SP e RJ, se não me engano), de terem o canal em Dolby Atmos? Tem até um vídeo mostrando como é a mixagem na Cultura:
Inclusive ambos canais têm a opção no receptor 4K da Claro
Na TV aberta quando colocam é lá na última opção de áudio. Não pode ser a primeira senão alguém que tem uma TV normal vai ficar com o som mudo e vai achar que algo aconteceu, ou dependendo o quão (mal) feito seja o software dela até mesmo travar tudo.Entendi o que você comentou, e aí que está a coisa (aí é dúvida porque entrei em loop nessa haha): como funciona o caso da Cultura e a algumas praças das Globo (só SP e RJ, se não me engano), de terem o canal em Dolby Atmos?
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?