Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Clube Claro-NET HD

Membro conhecido
Aug
831
590
Não temos esse canal devido a maldita lei das cotas nacionais, teriam que criar um sinal somente para o Brasil.

E pior, teriam que arrumar desenhos nacionais (onde? a que custo?) para exibir em horario nobre... É complicado...

Nao temos diversos canais bacanas no Brasil por causa dessa Lei. Um exemplo é o sinal internacional da BBC (a BBC ja estava com problemas de corte de verbas, quando deram essa facada final de Lei das Cotas, imitada na epoca por outros paises da LA, o que aumentaria ainda mais os custos da BBC, quando ela precisava corta-lo... Foi o empurrãozinho que faltava para decidirem eliminar o canal no continente.

.
 
Membro ativo
May
158
167
E pior, teriam que arrumar desenhos nacionais (onde? a que custo?) para exibir em horario nobre... É complicado...

Nao temos diversos canais bacanas no Brasil por causa dessa Lei. Um exemplo é o sinal internacional da BBC (a BBC ja estava com problemas de corte de verbas, quando deram essa facada final de Lei das Cotas, imitada na epoca por outros paises da LA, o que aumentaria ainda mais os custos da BBC, quando ela precisava corta-lo... Foi o empurrãozinho que faltava para decidirem eliminar o canal no continente.

.
Mais aí eu tenho que apontar um outro lado: a má vontade das programadoras que se aproveitaram dessa legislação para se acomodarem, pois tem países da Europa que possuem regras muito mais rígidas e você não vê as programadoras tirando os canais. Podem reclamar aqui ou ali, mas é bem diferente.
 
Membro
Aug
33
29
Entao, temos que a transmissao e captacao de 1080 linhas é entrelaçada (1080i, com exibicao de no maximo 30 fotos completas por segundo), porem os aparelhos televisores tem capacidade para exibir 1080p (1080 linhas progressivas, com exibicao de 60 fotos completas por segundo) , o que resultaria em uma imagem melhor definida, sem problemas como serrilhados em imagens "rápidas" e outros.

As transmissões em 1080i não são limitadas a 30 quadros por segundo. Apesar do entrelaçamento das linhas, existem (e sempre existiram) algoritmos eficazes que, a partir do frame anterior e do próximo, conseguem gerar as linhas que faltam em cada quadro do vídeo, tornando a diferença quase imperceptível.

Uma transmissão típica em 1080i é quase tão boa quanto uma de 1080p, desde que o bitrate da primeira não seja muito inferior ao da segunda. Canais como Globo e Sportv, por exemplo, têm suas transmissões realizadas em 1080i e 60 quadros por segundo.

Em geral, a opção pelas linhas entrelaçadas tem relação com a menor largura de banda requerida.

No caso específico, eu chutaria que a qualidade da transmissão 4k fique melhor mesmo numa TV FULL HD, devido à taxa de bits utilizada pelo canal 4k, que é bem maior que a do canal convencional, em FULL HD.
 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
831
590
As transmissões em 1080i não são limitadas a 30 quadros por segundo. (...)
Canais como Globo e Sportv, por exemplo, têm suas transmissões realizadas em 1080i e 60 quadros por segundo.

Negativo. Voce deve estar fazendo confusao com conceitos tecnicos diferentes... Se 1080i tivesse 60 quadros (ou frames) por segundo, entao nao seria 1080i e sim seria 1080p. E o sistema ISDB-Tb adotado no Brasil (portanto obrigatoriamente usado pela Globo aberta) sequer define 1080p, o limite do ISDB-Tb é 1080i. Nao tem como a Globo transmitir de uma forma que fere o padrao adotado pelo g*verno brasileiro.

Acredito que voce está confundindo os conceitos de field e frame... Fields (campos) sao 60, mas frames (quadros) sao 30. Na resolucao 1080i temos o field rate de 60 Hz (ou seja, 60 fields por segundo - isso na maior parte da America, porque na maior parte da Europa, Africa, Oriente Medio, China, India, Australia e outros sao 50 Hz ou 50 fields por segundo). E um frame rate de 30 fps (25 fps na Europa, etc.). Na notação EBU (European Broadcasting Union):

1080i60 ---> refere-se a 60 fields por segundo.
1080i/30 ---> refere-se a 30 frames por segundo.

Na transmissao 1080i, 1 field carrega metade de 1 frame, e assim cada 2 fields formam 1 frame.
Na transmissao 1080p, 1 field é um frame completo.


Apesar do entrelaçamento das linhas, existem (e sempre existiram) algoritmos eficazes que, a partir do frame anterior e do próximo, conseguem gerar as linhas que faltam em cada quadro do vídeo, tornando a diferença quase imperceptível.

Sim, mas esses algoritmos nao pertencem ao padrao de transmissao, eles sao algoritmos de deinterlace do televisor (ou do dispositvo que vai fazer o deinterlace, como o decoder). Esse deinterlace se tornou obrigatorio porque os paineis atuais sao progressivos (no inicio nao eram). De resto, voce está certo, a qualidade final da imagem vai depender muito da qualidade do deinterlace.


Uma transmissão típica em 1080i é quase tão boa quanto uma de 1080p, desde que o bitrate da primeira não seja muito inferior ao da segunda.

Nao. A transmissao 1080i chega a perder 60% de qualidade em relacao à transmissao 1080p. O que ocorre é que os algoritmos de deinterlace normalmente conseguem corrigir e recuperar parte dessa qualidade, do mesmissimo modo que algoritmos que simulam refresh rates maiores (como 120 Hz) tambem podem melhorar a imagem. Mas tudo isso sao correcoes feitas pós-transmissao, normalmente no televisor, ate porque os paineis (ex: LCD) ha muito tempo sao progressivos, entao essa conversao é necessaria.


Canais como Globo e Sportv, por exemplo, têm suas transmissões realizadas em 1080i e 60 quadros por segundo.

Nao. Impossivel. A Globo nao transmite em 1080 com 60 quadros/frames por segundo, porque o sistema ISDB-Tb nao comporta.
Limitacao semelhante tem o Sportv. Ele é canal de tv paga, e vai acabar sendo transmitido usando o sistema DVB europeu. Portanto, em teoria ate seria possivel ele ser 1080p, mas para isso o sistema adotado por todas as operadoras teria que ser o DVB de segunda geracao modificado para usar o h.265, incluindo os receptores/decoders. Nao sei de nenhuma que o adote. Entao na pratica o Sportv so pode ser no maximo 1080i.


No caso específico, eu chutaria que a qualidade da transmissão 4k fique melhor mesmo numa TV FULL HD, devido à taxa de bits utilizada pelo canal 4k, que é bem maior que a do canal convencional, em FULL HD.

Sim, esse pode ser um dos motivos, eu ja tinha dito isso na minha mensagem... Para ter certeza, a gente precisaria saber das especificacoes que estao sendo usadas pelos canais.


.
 
Última edição:
Membro
Aug
33
29
Negativo. Voce deve estar fazendo confusao com conceitos tecnicos diferentes... Se 1080i tivesse 60 quadros (ou frames) por segundo, entao nao seria 1080i e sim seria 1080p. E o sistema ISDB-Tb adotado no Brasil (portanto obrigatoriamente usado pela Globo aberta) sequer define 1080p, o limite do ISDB-Tb é 1080i. Nao tem como a Globo transmitir de uma forma que fere o padrao adotado pelo g*verno brasileiro.

Acredito que voce está confundindo os conceitos de field e frame... Fields (campos) sao 60, mas frames (quadros) sao 30. Na resolucao 1080i temos o field rate de 60 Hz (ou seja, 60 fields por segundo - isso na maior parte da America, porque na maior parte da Europa, Africa, Oriente Medio, China, India, Australia e outros sao 50 Hz ou 50 fields por segundo). E um frame rate de 30 fps (25 fps na Europa, etc.). Na notação EBU (European Broadcasting Union):

1080i60 ---> refere-se a 60 fields por segundo.
1080i/30 ---> refere-se a 30 frames por segundo.

Na transmissao 1080i, 1 field carrega metade de 1 frame, e assim cada 2 fields formam 1 frame.
Na transmissao 1080p, 1 field é um frame completo.




Sim, mas esses algoritmos nao pertencem ao padrao de transmissao, eles sao algoritmos de deinterlace do televisor (ou do dispositvo que vai fazer o deinterlace, como o decoder). Esse deinterlace se tornou obrigatorio porque os paineis atuais sao progressivos (no inicio nao eram). De resto, voce está certo, a qualidade final da imagem vai depender muito da qualidade do deinterlace.




Nao. A transmissao 1080i chega a perder 60% de qualidade em relacao à transmissao 1080p. O que ocorre é que os algoritmos de deinterlace normalmente conseguem corrigir e recuperar parte dessa qualidade, do mesmissimo modo que algoritmos que simulam refresh rates maiores (como 120 Hz) tambem podem melhorar a imagem. Mas tudo isso sao correcoes feitas pós-transmissao, normalmente no televisor, ate porque os paineis (ex: LCD) ha muito tempo sao progressivos, entao essa conversao é necessaria.




Nao. Impossivel. A Globo nao transmite em 1080 com 60 quadros/frames por segundo, porque o sistema ISDB-Tb nao comporta.
Limitacao semelhante tem o Sportv. Ele é canal de tv paga, e vai acabar sendo transmitido usando o sistema DVB europeu. Portanto, em teoria ate seria possivel ele ser 1080p, mas para isso o sistema adotado por todas as operadoras teria que ser o DVB de segunda geracao modificado para usar o h.265, incluindo os receptores/decoders. Nao sei de nenhuma que o adote. Entao na pratica o Sportv so pode ser no maximo 1080i.




Sim, esse pode ser um dos motivos, eu ja tinha dito isso na minha mensagem... Para ter certeza, a gente precisaria saber das especificacoes que estao sendo usadas pelos canais.
Eu conheço as definições de frame e field, mas não estava utilizando essa terminologia. Ao mencionar a palavra frame, me referia a cada uma das imagens da sequência que vemos na TV, seja ela resultado de um desentrelaçamento ou não.

Esse é o significado que geralmente é dado ao termo frame e, me pareceu, inclusive, que foi aquele que você deu no seu comentário anterior, já que disse que "cada foto (ou frame) montada dessa forma vai ser o resultado de 2 fotos tomadas em 2 momentos ligeiramente diferentes um do outro".

No final das contas, ao assistir uma transmissão de um jogo de futebol na Globo (sinal digital terrestre), você verá uma sequência de 60 imagens (ou fotos) por segundo, que são resultantes do processo de desentrelaçamento. O mesmo acontece com canais transmitidos pela Claro como Sportv, Premiere, etc.

Não sei qual seria o critério para expressar em termos percentuais a redução de qualidade, mas se você gerar dois vídeos através de um editor qualquer, um com resolução de 1080i e outro com resolução de 1080, os dois com bitrates iguais, a qualidade de ambos será praticamente igual.

Outro teste possível, é sintonizar o Sportv4k na Claro e configurar o decodificador para gerar uma saída de 1080i e depois 1080p. Novamente, a qualidade será praticamente a mesma nos dois casos e certamente a primeira não será 60% pior que a segunda.
 
Membro conhecido
Aug
831
590
Não sei qual seria o critério para expressar em termos percentuais a redução de qualidade, mas se você gerar dois vídeos através de um editor qualquer, um com resolução de 1080i e outro com resolução de 1080, os dois com bitrates iguais, a qualidade de ambos será praticamente igual.

DEPENDE do video... Se for uma novela ou um apresentador apresentando um telejornal, por exemplo, que sao imagens bem paradas, com pouca movimentacao, acaba ficando praticamente igual sim... Mas se a imagem for muito movimentada, com objetos se movendo muito rapidamente na tela, como em um jogo de futebol, haverao diferenças significativas sim, por conta da diferença que vai existir entre os frames.


Outro teste possível, é sintonizar o Sportv4k na Claro e configurar o decodificador para gerar uma saída de 1080i e depois 1080p. Novamente, a qualidade será praticamente a mesma nos dois casos e certamente a primeira não será 60% pior que a segunda.

Pior que será (pior)... E digo mais, a qualidade é pior ainda na transmissao de um filme cujo original seja 24 fps...

Mas um dos motivos para voce nao perceber taaaanto assim a diferença (tanto que voce sempre assistiu filmes na televisao, desde a epoca do analogico), é que o seu cerebro é enganado o tempo todo e consegue "montar" as imagens de forma satisfatoria... Alem disso, claro, os proprios televisores fazem correcoes antes de exibir as imagens... Mas se voce analisar as imagens cuidadosamente no video em si, vê claramente os defeitos em imagens rapidas, como um carro se deslocando rapidamente, ou uma bola...

.
 
Membro conhecido
Aug
831
590
Não sei qual seria o critério para expressar em termos percentuais a redução de qualidade,


Essa é facil: na transmissao interpolada (entrelaçada), voce perde resolucao, ja que nem todas as linhas de um mesmo frame sao transmitidos... Lembre-se, sao 60 fields por segundo, mas apenas 30 frames. A cada 1/60 de segundo, entao, a tela so estará mostrando metade de um frame, a outra metade levará mais 1/60 de segundo para aparecer... O resultado final é uma perda de cerca de 50% da resolucao da imagem.

.
 
Membro ativo
Dec
101
52
Na verdade atualmente o sinal é o mesmo da Europa, com faixas de áudio em vários idiomas (mas quando a Viacom recebe o sinal via fibra óptica em Miami, antes de subir pro satélite, deixam somente espanhol e inglês pra Latam) não exibem texto algum nas chamas, não tem publicidade (igual os seus antecessores Nick HD e Nick 2) os encerramentos são cortados e o logotipo do canal fica na parte de cima da tela (padrão europeu da Viacom):


Não temos esse canal devido a maldita lei das cotas nacionais, teriam que criar um sinal somente para o Brasil.
Além disso, já tive a oportunidade de assistir esse canal e percebi que os créditos de dublagem que usam no final da programação são os NOSSOS. Mesmo não tendo nada dublado em português brasileiro ali.
 
Novo membro
Sep
8
4
Boa tarde! uma consulta: Comprei uma TV a alguns dias e só agora percebi a película protetora, ela é imperceptível, deveria retirá-la? É uma Samsung BU 8000. ( Desculpe por perguntar num espaço não específico, mas não achei outro )
 
Membro conhecido
Sep
1,276
797
Boa tarde! uma consulta: Comprei uma TV a alguns dias e só agora percebi a película protetora, ela é imperceptível, deveria retirá-la? É uma Samsung BU 8000. ( Desculpe por perguntar num espaço não específico, mas não achei outro )

Liga no SAC Samsung 4004-0000

Unboxing no YouTube pode ajudar, mas sobre o modelo comprado.

Mas a minha TU8000 não tinha.
 
Membro conhecido
Mar
1,142
1,180
Boa tarde! uma consulta: Comprei uma TV a alguns dias e só agora percebi a película protetora, ela é imperceptível, deveria retirá-la? É uma Samsung BU 8000. ( Desculpe por perguntar num espaço não específico, mas não achei outro )

Veja no manual se há algo específico. Caso não tenha, pode retirar
 
Novo membro
Sep
8
4
Veja no manual se há algo específico. Caso não tenha, pode retirar
Eu li que se trata de uma película polarizada, e que não devo retirá-la. Por sorte pensei e busquei informações antes de fazer bobagem. Obrigado pela dica
 
Novo membro
Sep
8
4
Liga no SAC Samsung 4004-0000

Unboxing no YouTube pode ajudar, mas sobre o modelo comprado.

Mas a minha TU8000 não tinha.
Minhas anteriores também não, vinha somente um plástico fácil de retirar.
 
Jan
31
27
Fui conferir a fatura aqui no Minha Claro Residencial, e apesar de não estar com nenhum problema de sinal de fato, constatei o seguinte aviso...

Falha em alguns canais

Devido a um problema técnico na sua região, seu serviço de TV pode ser afetado. Desconecte seu equipamento da energia elétrica, aguarde 10 segundos e conecte-o novamente e coloca no canal 270 para envio do reforço do sinal.


Realizei o procedimento, e ao ligar novamente o aparelho constatei uma melhora considerável nos canais 4K. Fica a dica aí para vocês.
 
Membro conhecido
Sep
2,396
2,073
Fui conferir a fatura aqui no Minha Claro Residencial, e apesar de não estar com nenhum problema de sinal de fato, constatei o seguinte aviso...

Falha em alguns canais

Devido a um problema técnico na sua região, seu serviço de TV pode ser afetado. Desconecte seu equipamento da energia elétrica, aguarde 10 segundos e conecte-o novamente e coloca no canal 270 para envio do reforço do sinal.

Realizei o procedimento, e ao ligar novamente o aparelho constatei uma melhora considerável nos canais 4K. Fica a dica aí para vocês.
Canais 4k? Só tem um provisório que é o SPORTV.
 
Novo membro
Nov
5
3
Boa noite!
Instalei hoje o 4k aqui em casa e o canal 444 nao funciona. Aparece que nao está no meu pacote. Mais alguém está com esse problema?
Falei com o técnico que fez a instalação e ele disse que o canal não existe rsrs
E, depois de muita espera, consegui falar com um atendente que me disse que é um problema normal e que está caindo muito o sinal.
Fiquei sem entender
 
Membro conhecido
Mar
268
263
Boa noite!
Instalei hoje o 4k aqui em casa e o canal 444 nao funciona. Aparece que nao está no meu pacote. Mais alguém está com esse problema?
Falei com o técnico que fez a instalação e ele disse que o canal não existe rsrs
E, depois de muita espera, consegui falar com um atendente que me disse que é um problema normal e que está caindo muito o sinal.
Fiquei sem entender
E é porque na hora que liga o receptor mostra um slide bem grande na tela com os jogos que irão passar no dia nesse canal.
Aqui em Fortaleza os 2 canais estão com sinal normal desde antes da Copa. Nenhum dos 2 ficou sem sinal em momento algum.
Se aparece a mensagem que não está no seu pacote, é sinal que habilitaram o seu plano no Top HD, e não no Top 4K.
Outra possibilidade é enviar um "reforço de sinal" pelo app Minha Claro Residencial pra ver se o canal abre.
 
Membro conhecido
Sep
1,033
1,396
Boa noite!
Instalei hoje o 4k aqui em casa e o canal 444 nao funciona. Aparece que nao está no meu pacote. Mais alguém está com esse problema?
Falei com o técnico que fez a instalação e ele disse que o canal não existe rsrs
E, depois de muita espera, consegui falar com um atendente que me disse que é um problema normal e que está caindo muito o sinal.
Fiquei sem entender
Se você está no HFC e se ele estiver no seu pacote deixe ligado nesse canal por pelo menos uns 15 minutos pra ver se ele recebe do sistema o EMM pra habilitar esse canal no cartão. Se não funcionar tente o “reforço de sinal” no site que faz o envio manual desses códigos pro receptor.
 
Top