As transmissões em 1080i não são limitadas a 30 quadros por segundo. (...)
Canais como Globo e Sportv, por exemplo, têm suas transmissões realizadas em 1080i e 60 quadros por segundo.
Negativo. Voce deve estar fazendo confusao com conceitos tecnicos diferentes... Se 1080i tivesse 60 quadros (ou frames) por segundo, entao nao seria 1080i e sim seria 1080p. E o sistema ISDB-Tb adotado no Brasil (portanto obrigatoriamente usado pela Globo aberta) sequer define 1080p, o limite do ISDB-Tb é 1080i. Nao tem como a Globo transmitir de uma forma que fere o padrao adotado pelo g*verno brasileiro.
Acredito que voce está confundindo os conceitos de
field e
frame... Fields (campos) sao 60, mas frames (quadros) sao 30. Na resolucao 1080i temos o field rate de 60 Hz (ou seja, 60 fields por segundo - isso na maior parte da America, porque na maior parte da Europa, Africa, Oriente Medio, China, India, Australia e outros sao 50 Hz ou 50 fields por segundo). E um frame rate de 30 fps (25 fps na Europa, etc.). Na notação EBU (European Broadcasting Union):
1080i60 ---> refere-se a 60 fields por segundo.
1080i/30 ---> refere-se a 30 frames por segundo.
Na transmissao 1080i, 1 field carrega metade de 1 frame, e assim cada 2 fields formam 1 frame.
Na transmissao 1080p, 1 field é um frame completo.
Apesar do entrelaçamento das linhas, existem (e sempre existiram) algoritmos eficazes que, a partir do frame anterior e do próximo, conseguem gerar as linhas que faltam em cada quadro do vídeo, tornando a diferença quase imperceptível.
Sim, mas esses algoritmos nao pertencem ao padrao de transmissao, eles sao algoritmos de deinterlace do televisor (ou do dispositvo que vai fazer o deinterlace, como o decoder). Esse deinterlace se tornou obrigatorio porque os paineis atuais sao progressivos (no inicio nao eram). De resto, voce está certo, a qualidade final da imagem vai depender muito da qualidade do deinterlace.
Uma transmissão típica em 1080i é quase tão boa quanto uma de 1080p, desde que o bitrate da primeira não seja muito inferior ao da segunda.
Nao. A transmissao 1080i chega a perder 60% de qualidade em relacao à transmissao 1080p. O que ocorre é que os algoritmos de deinterlace normalmente conseguem corrigir e recuperar parte dessa qualidade, do mesmissimo modo que algoritmos que simulam refresh rates maiores (como 120 Hz) tambem podem melhorar a imagem. Mas tudo isso sao correcoes feitas pós-transmissao, normalmente no televisor, ate porque os paineis (ex: LCD) ha muito tempo sao progressivos, entao essa conversao é necessaria.
Canais como Globo e Sportv, por exemplo, têm suas transmissões realizadas em 1080i e 60 quadros por segundo.
Nao. Impossivel. A Globo nao transmite em 1080 com 60 quadros/frames por segundo, porque o sistema ISDB-Tb nao comporta.
Limitacao semelhante tem o Sportv. Ele é canal de tv paga, e vai acabar sendo transmitido usando o sistema DVB europeu. Portanto, em teoria ate seria possivel ele ser 1080p, mas para isso o sistema adotado por todas as operadoras teria que ser o DVB de segunda geracao modificado para usar o h.265, incluindo os receptores/decoders. Nao sei de nenhuma que o adote. Entao na pratica o Sportv so pode ser
no maximo 1080i.
No caso específico, eu chutaria que a qualidade da transmissão 4k fique melhor mesmo numa TV FULL HD, devido à taxa de bits utilizada pelo canal 4k, que é bem maior que a do canal convencional, em FULL HD.
Sim, esse pode ser um dos motivos, eu ja tinha dito isso na minha mensagem... Para ter certeza, a gente precisaria saber das especificacoes que estao sendo usadas pelos canais.
.