Membro conhecido
- Sep
- 971
- 801
Essa é a coisa que acho mais absurda: clientes tem que colocar num fórum - de terceiros - quais os problemas e citar o que poderia ser a causa de tais ocorrências, pra quiçá alguém envolvido com a empresa veja isso. Eles tem setor de reclamações e suporte pra quê? Ontem mesmo passei por uma situação com o suporte da Vivo em que, mesmo mastigando tudo, a atendente parecia não saber exatamente o que eu estava relatando como problema.
Hmmm... não é bem por aí. Uma loja do estilo MagaLu, Americanas, Casas Bahia, etc, vendem diversos produtos de diversos segmentos.O problema é vender um produto e não conhecer nem 1% sobre ele. Isso acontece com qualquer coisa. Infelizmente é assim em todo lugar, um exemplo claro é ir em alguma loja q vende celular e perguntar alguma coisa específica, ou talvez, sobre um notebook.
A pessoa vai te olhar com aquela cara de navio e pensando "o q esse louco tá falando?"
Hmmm... não é bem por aí. Uma loja do estilo MagaLu, Americanas, Casas Bahia, etc, vendem diversos produtos de diversos segmentos.
O pessoal das operadoras vendem apenas 3 serviços em geral: internet, TV e fone (móvel ou fixo). Três meses numa empresa deveria fazer qualquer pessoa saber de tudo - desde que ela tenha interesse. Se eu, como consumidor do serviço, consigo vir aqui e descrever onde encontrar, procurar, e resolver certas coisas, eles que trabalham lá também deveriam saber fazer o mesmo e ainda melhor. Saber que certos problemas existem e como consertá-los é obrigação deles, principalmente quando o cliente está apontando onde está exatamente o problema. Não pedimos pra eles como configurar nossa TV, ou como baixar os apps nelas... pedimos que eles deixem a plataforma deles entregando o que é devido.
O contraponto que eu fiz é que um vendedor/a desses grandes magazines atuam com uma gama enorme de produtos, portanto é compreensível eles não saberem de todos os detalhes.Pode testar, em qualquer loja dessas q vc citou. Já fui comprar coisas assim e a pessoa não sabia nem o q tava falando. É o mesmo nas operadoras.
Infelizmente as pessoas não se interessam nem pelo mínimo do q tão fazendo
problema que pra resolver qualquer situação mais técnica nessas empresas grandes é a estrutura interna... Team de App, team de box, autorização pra liberar alguma coisa, etc. O baile segue...Isso que eles divulgam/divulgavam um email pra problemas tecnicos nos changelogs e em minha experiência nunca, jamais deram retorno nenhum do que enviei por ali.
Já aprendi que o lance é ou você de fato conhece alguém que lida diretamente com o produto e contata ele ou não perca mais seu tempo com isso.
NormalPalmeiras x Internacional com impressionantes 1 minuto e 1 segundo (ou 61 segundos) de diferença entre a Globo TV digital terrestre e o PFC na Claro APP.
Dúvida: Isso é delay ou podemos dizer que o Claro APP está passando o jogo em VT?
Normal
Primeiro tem o delay causado pelo encoding lá no ION da Globo pra subir o Premiere pro satelite, depois tem a latência do satélite, desce no headend em SP (aparentemente os streams do ex-Now são feitos lá porque fora as Globos locais todos carregam SPO no ID), tem o encode em multiplas qualidades que adiciona mais isso (parece que o intevalo de quadros chave sao de 2 segundos, então não é nada menor que isso), criptografia que deve comer mais alguns nanosegundos e aí vem a publicação no servidor. Aí entram as variadas latências no caminho até o cliente pela internet pública que é extremamente variável.Palmeiras x Internacional com impressionantes 1 minuto e 1 segundo (ou 61 segundos) de diferença entre a Globo TV digital terrestre e o PFC na Claro APP.
Dúvida: Isso é delay ou podemos dizer que o Claro APP está passando o jogo em VT?
Acho engraçado quando quem entende dessas coisas tenta explicar pra um leigo como as coisas funcionam e acaba complicando mais ainda (isso não é uma crítica).Primeiro tem o delay causado pelo encoding lá no ION da Globo pra subir o Premiere pro satelite, depois tem a latência do satélite, desce no headend em SP (aparentemente os streams do ex-Now são feitos lá porque fora as Globos locais todos carregam SPO no ID), tem o encode em multiplas qualidades que adiciona mais isso (parece que o intevalo de quadros chave sao de 2 segundos, então não é nada menor que isso), criptografia que deve comer mais alguns nanosegundos e aí vem a publicação no servidor. Aí entram as variadas latências no caminho até o cliente pela internet pública que é extremamente variável.
Chegando finalmente no player do cliente tem acima de tudo o buffer (em DASH vai ser no minimo 2 segundos, segundo o manifesto na imagem abaixo especifica. provalmente em aparelhos Apple que usam HLS/Fairplay vai ser um pouco mais que isso), aí ele vai ter que receber o cabeçalho moov com o PSSH e enviar pro servidor de DRM da Claro pra ele responder com a autorização. Só que como a Claro tá fazendo isso errado o moov nao tem o PSSH correto e vai obrigar o player a carregar um segmento tambem com PSSH e refazer esse processo perdendo tempo inutilmente. Agora ele receber a resposta correta e começa a descriptografar e exibir o vídeo, que pode adicionar alguns outros segundos no delay dependendo das características do aparelho e quantos quadros-chave ele precisa pra iniciar o trabalho
View attachment 7782
Normal
Primeiro tem o delay causado pelo encoding lá no ION da Globo pra subir o Premiere pro satelite, depois tem a latência do satélite, desce no headend em SP (aparentemente os streams do ex-Now são feitos lá porque fora as Globos locais todos carregam SPO no ID), tem o encode em multiplas qualidades que adiciona mais isso (parece que o intevalo de quadros chave sao de 2 segundos, então não é nada menor que isso), criptografia que deve comer mais alguns nanosegundos e aí vem a publicação no servidor. Aí entram as variadas latências no caminho até o cliente pela internet pública que é extremamente variável.
Chegando finalmente no player do cliente tem acima de tudo o buffer (em DASH vai ser no minimo 2 segundos, segundo o manifesto na imagem abaixo especifica. provalmente em aparelhos Apple que usam HLS/Fairplay vai ser um pouco mais que isso), aí ele vai ter que receber o cabeçalho moov com o PSSH e enviar pro servidor de DRM da Claro pra ele responder com a autorização. Só que como a Claro tá fazendo isso errado o moov nao tem o PSSH correto e vai obrigar o player a carregar um segmento tambem com PSSH e refazer esse processo perdendo tempo inutilmente. Agora ele receber a resposta correta e começa a descriptografar e exibir o vídeo, que pode adicionar alguns outros segundos no delay dependendo das características do aparelho e quantos quadros-chave ele precisa pra iniciar o trabalho
View attachment 7782
Acho engraçado quando quem entende dessas coisas tenta explicar pra um leigo como as coisas funcionam e acaba complicando mais ainda (isso não é uma crítica).
No caso em parte é o efeito cômico da quantidade de encrenca envolvida, algumas nem tão necessáriasAcho engraçado quando quem entende dessas coisas tenta explicar pra um leigo como as coisas funcionam e acaba complicando mais ainda (isso não é uma crítica).
A solução para isso seria a Tv aberta ou canal por assinatura via cabo aplicar um delay para se aproximar da transmissão via internet, mas até existir uma quantidade de pessoas que deixam de assinar o streaming por esse motivo, os canais não farão isso.Normal? Normal porque é característica de transmissão pela internet que as operadoras estão nos enfiando garganta abaixo e estamos aceitando passivamente. Eu vou espernear até a morte contra TV via internet.
A solução para isso seria a Tv aberta ou canal por assinatura via cabo aplicar um delay para se aproximar da transmissão via internet, mas até existir uma quantidade de pessoas que deixam de assinar o streaming por esse motivo, os canais não farão isso.
Jamais não. O futuro do que resta de Tv é via internet. Se a demanda for maior e isso for um incômodo para muitos, eles não vão priorizar o que estiver em desuso.Jamais as TVs abertas fariam isso. Até porque se fizessem, estariam abrindo mão de um dos seus principais trunfos na batalha contra o streaming.
É ruim hein? Com a TV 3.0 eventualmente chegando, e num país onde internet de alta velocidade é ficção em algumas regiões, você acha mesmo que o futuro é tudo apenas pela internet? Mesmo nos EUA, tem muitas zonas rurais onde não chega internet que não seja a discada. Olha o drama. E o sinal de TVs lá dos EUA que chegam aqui no Brasil para TV a cabo vem por satélite... então vão arrancar as antenas daqui que captam esses sinais e deixar tudo por servidores online que tem latência horrível? Então nunca mais veremos um evento internacional ao vivo em tempo real?Jamais não. O futuro do que resta de Tv é via internet. Se a demanda for maior e isso for um incômodo para muitos, eles não vão priorizar o que estiver em desuso.
É claro que a Tv aberta tradicional, via uhf, durará muitos anos no Brasil, principalmente pela desigualdade financeira alarmante, consequentemente, a desigualdade de acesso. No entanto, eu creio que em algum momento a internet prevalecerá, mesmo nessas condições. Vamos demorar muito mais que boa parte do mundo, mas vai acontecer.
Não disse que a Tv aberta vai acabar, disse que em algum momento ela prevalecerá, predominar. Ou seja, continuará existindo ainda que a internet seja maioria ou pelo menos tenha uma participação significante.É ruim hein? Com a TV 3.0 eventualmente chegando, e num país onde internet de alta velocidade é ficção em algumas regiões, você acha mesmo que o futuro é tudo apenas pela internet? Mesmo nos EUA, tem muitas zonas rurais onde não chega internet que não seja a discada. Olha o drama. E o sinal de TVs lá dos EUA que chegam aqui no Brasil para TV a cabo vem por satélite... então vão arrancar as antenas daqui que captam esses sinais e deixar tudo por servidores online que tem latência horrível? Então nunca mais veremos um evento internacional ao vivo em tempo real?
Obviamente o que realmente dita uma tendência no mercado mais do que qualquer empresa é a massa composta pelo público. Se a massa adotar tal coisa, aí sim ela pega. Se a Claro apenas decidir que nunca mais oferecerá nada além do Box, fique tranquilo que a concorrência virá à tona pra dizer: opa, olha temos aqui algo melhor. O vácuo no mercado sempre é detectado pela concorrênica.
E brasileiro adora viver a ilusão do "premium", a ilusão do VIP. Tem gente que nem entende essa coisa de definição mas vai seguir contratando serviços a cabo só pra "gargantear" que tem acesso à melhor qualidade, assim como tem gente comprando OLED 4K e nem biblioteca disponível com conteúdo no formato tem pra assistir, e chega a cometer o "crime" de plugar um DVD nessas TVs. E temos as pessoas que sabem que economizar 20 reais em algo inferior não vale a pena.
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?