Sobre os casos dos canais internacionais, seria legal ter uma CBS, ABC? Sim, mas aí infelizmente sabemos que envolvem questões contratuais, direitos etc. Dessas o que talvez, e mesmo assim não seria garantido, poderia vir seriam os de notícias como por exemplo a CNBC e MSNBC (esta última se não me engano já esteve no passado da NET). No entanto, esses casos temos opção de ver por apps como a NBC News, ABC News, CBS News (com afiliadas de várias cidades nos EUA, ao contrário do Pluto que é só o principal).
Dos internacionais que temos hoje, também há apps destes:
- TVE: pelo app da RTVE é possível ver o 'Canal 24 Horas', e La Una + La Dos nas transmissões com direitos internacionais
- Deutsche Welle: além do Youtube, há também o app deles com sinal em 1080p
- NHK: não é o mesmo sinal que temos na Claro, porém está em FHD
- France 24: igualmente, e há outros idiomas como em francês, inglês e árabe
O que realmente causa estranheza é não termos o sinal HD na Claro da CNN International, BBC Worldnews e RAI Italia, sendo que essas duas últimas possuem esta resolução em algumas operadoras no Brasil
Sinal HD da BBC tem até na Kiko TV (GuigoTV) hehe.
Sinal HD da RAI tem na Multi+ (serviço que é subido pela Watch BR).
Ou seja se até as plataformas de streaming que ''terceirizam'' headend, que tem pouco apito nos canais e bala na aguia, meteram ambos os canais na grade, se a Claro quisesse já teria feito. Falta de vontade!!
Agora os demais canais internacionais pelo menos os de notícias eu meio que cansei de esperar meterem na grade, então vejo pelo YT (muitos dele tem sinal aberto) ou pelo site deles.
Al Jazeera por exemplo eu assisto pelo YouTube, assim como a SKY News do Reino Unido, ADN 40 (canal de notícias mexicano da TV Azteca), ForoTV (Televisa), Canal 26 (canal argentino) idem.
Aqui no Brasil AINDA persiste naquele pensamento que o país é uma ''ilha'', cultura essa que foi por muito tempo conservada pela Globo que era dona da SKY/NET, não querendo concorrência, foram vetando canais. Lembrem-se que foi através da influência da Globo que tinha participação na SIC, que tiraram a RTP das grades das operadoras!! Poder econômico sendo marretado na mesa.
Resultado, menos variedade, menos canais e nossos vizinhos da América Latina tem muito mais canais na grade que nós e isso até hoje ficou, e nós nessa parte ficamos parados. Um exemplo foi o que fizeram em 2006 com a grade da DirecTV, caparam ela, tentaram sufocar canais como Film&Arts, Eurochannel por tempos...
Mas graças a internet, streaming etc isso hoje mudou e a Globo hoje é mais um player entre tantas opções de streaming que temos.