Agência Brasil amplia oferta de conteúdos em inglês e espanhol
Audiência de conteúdos em inglês e espanhol teve aumento significativo
Busca por conteúdos de línguas estrangeiras aumentou 81% em relação ao período anterior nos acessos de conteúdos em inglês e 162% nos acessos de conteúdos em espanhol.
agenciabrasil.ebc.com.br
© Marcello Casal JrAgência Brasil
Publicado em 08/12/2021 - 21:44 Por EBC - Brasília
A
Agência Brasil aprimorou o Serviço de Língua Estrangeira com o objetivo de oferecer cada vez mais conteúdos aos leitores. Desde o dia 26 de novembro, a agência de notícias da
Empresa Brasil de Comunicação (
EBC) ampliou a oferta de reportagens em inglês e espanhol por meio da contratação da ferramenta Google Neural Machine Translation.
Todas as matérias produzidas diariamente pela equipe da
Agência Brasil passaram a ser traduzidas automaticamente para os dois idiomas. Desde então, a busca por esses conteúdos aumentou 81% em relação à semana anterior nos acessos em conteúdo em inglês e 162% nos acessos em conteúdo em espanhol.
“Notamos que desde o início das traduções o acesso a esses conteúdos aumentou significativamente, o que revela o interesse dos leitores estrangeiros pelas nossas notícias”, destaca a diretora de Jornalismo da
EBC, Sirlei Batista
Para o diretor presidente, Glen Valente, a ideia é que todos os veículos da
Empresa Brasil de Comunicação sejam cada vez mais relevantes e atuais. “Temos de nos aperfeiçoar e caminhar para a inovação, relevância e prestação de serviços com credibilidade, seja em português ou em outras línguas”.
A
Agência Brasil conta com uma equipe de cinco profissionais que atuam na tradução e edição de conteúdos em língua estrangeira. “A ideia é aliar o uso da ferramenta à
expertise dos tradutores e aprimorar cada vez mais o Serviço de Língua Estrangeira”, explica a gerente executiva da
Agência Brasil, Juliana Andrade.
Atualmente, a
Agência Brasil publica, por mês, mais de 1.500 matérias em português. De acordo com a gerente de Redação, Bruna Saniele, “a tradução automatizada de conteúdos confere maior alcance e relevância à
Agência Brasil“.
Segundo o gerente executivo de Tecnologia da Informação da
EBC, Gilvani Moletta, o sistema de inteligência artificial utilizado permite adaptações e aprimoramentos para que o conteúdo traduzido esteja cada vez mais próximo da matéria original. Com isso, eventuais ajustes poderão ser feitos. "Com o decorrer da utilização uma das características fundamentais da IA (inteligência artificial) é o aprendizado a partir das revisões utilizadas no ciberespaço, além da possibilidade de permitir correções manuais. Essa é uma diferença fundamental da tecnologia que estamos utilizando face às ferramentas dos sites de tradução automatizada."
O objetivo é expandir o serviço de tradução para outros idiomas, como francês, italiano e alemão, como ressalta a diretora de Jornalismo. “A ideia é passar a credibilidade que já existe nos conteúdos em português para as publicações em outros idiomas”, afirma Sirlei Batista.
A
Agência Brasil produz diariamente amplo material jornalístico entre matérias, reportagens, fotografias e vídeos. Os conteúdos ficam disponíveis para serem republicados gratuitamente, desde que citada a fonte. Atualmente, as notícias da
Agência Brasil são reproduzidas por milhares de sites e veículos impressos, fazendo com que suas informações cheguem a milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Em 2021, a
Agência Brasil completou 31 anos de história.
EBC Agência Brasil línguas estrangeiras