Rádio AM e FM Na Bahia

Membro conhecido
Aug
329
719
@PedroPedra, segundo o site lineup.tv.br, a Rádio Cultura AM 690 de Ilhéus/Bahia pretende migrar para 100,3 FM. Até agora, não há nenhuma informação sobre a migração desta para Frequência Modulada na terra da Gabriela. Apenas peguei está informação porque consta no site lineup.tv.br e também no sistema mosaico da ANATEL (Não sei explicar).
Screenshot_20250213_194422_Chrome.jpg
 
Membro conhecido
Sep
3,939
3,731
Mcom Autoriza 7 Novas Rádios Comunitárias Em 5 Estados Do País

O Ministério das Comunicações autorizou nesta quarta-feira (12 de fevereiro) a operação de sete novas rádios comunitárias localizadas em cinco estados brasileiros.

Foram concedidas outorgas, publicadas no Diário Oficial da União (DOU), em Currais Novos-RN e São Fernando-RN; em Bom Jesus-PI e São Raimundo Nonato-PI; em Campos Novos-SC, Cícero Dantas-BA e Doutor Camargo-PR.

As rádios comunitárias desempenham um papel fundamental na promoção da cultura local, na disseminação de informações relevantes e no estímulo ao diálogo entre os diversos segmentos da comunidade.

Em locais onde outros meios de comunicação possuem alcance limitado, as rádios comunitárias são frequentemente a única forma de conexão com o restante do país. Além disso, essas estações têm a capacidade de se adaptar rapidamente a emergências, fornecendo informações durante desastres naturais, crises de saúde pública e outras circunstâncias imprevistas.

Vale ressaltar que as emissoras não estão imediatamente autorizadas a operar apenas com a outorga emitida pelo Ministério das Comunicações. Ainda é necessário que o processo passe pela Casa Civil, da Presidência da República, e pelo Congresso.

Você sabe o que é uma rádio comunitária?

É uma estação de rádio de baixa potência operada por fundações e associações comunitárias sem fins lucrativos. Tem como finalidade proporcionar informação e integração social à localidade em que estão inseridas, estimulando a difusão de ideias, cultura e tradições. Assim, fortalecem o convívio social e proporcionam o desenvolvimento geral da comunidade.

Informações: MCom
 
Membro conhecido
Aug
329
719
Ilhéus/Bahia, 15 de fevereiro de 2025, 11h35

Situação das rádios na região de Ilhéus.

AM:

Rádio Sociedade da Bahia - NORMAL
Rádio Santa Cruz de Ilhéus - NORMAL
Rádio Bahiana de Ilhéus - NORMAL
Rádio Cultura de Ilhéus - NORMAL

FM:

Rede Aleluia Ilhéus - NORMAL
Boa FM Itabuna - NORMAL
Gabriela FM - NORMAL
Bahia FM Sul - NORMAL

Ondas Curtas:

Rádio Nacional de Brasília - NORMAL

Estas são as informações sobre a situação das rádios na região de Ilhéus/Bahia.

No mais, que Deus abençoe a todos do fórum.

Tenham um bom dia.




@Roberval de Jesus Silva @Davidson Silva @Bruno Leonard @1053dbr
 
Membro conhecido
Sep
3,939
3,731
Rádio Estação FM entra no ar em caráter experimental em Santaluz
A Rádio Estação FM (101.9 MHz) deu início, neste sábado (15 de fevereiro), às suas transmissões experimentais, marcando não apenas o começo de sua trajetória, mas também um marco importante para a cidade de Santaluz: a Estação FM é a primeira rádio comercial da cidade. A emissora, instalada no Empresarial Joélcio Martins da Silva, em Santaluz, ocupa o andar superior da agência do Banco do Brasil e já pode ser sintonizada em várias partes da região sisaleira.

O parque de operação da Estação FM, que abriga a torre e o transmissor, está localizado no bairro Morro dos Lopes, um dos pontos mais altos da cidade, garantindo uma cobertura eficiente. Durante essa fase experimental, o objetivo da rádio é testar a qualidade de transmissão, ajustar os equipamentos e verificar o funcionamento do sistema antes de iniciar sua programação comercial, prevista para o início de março, que contará com um ato de inauguração.

Atualmente, a emissora opera com 1 quilowatt de potência, mas a direção da Estação FM tem planos de solicitar à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) um aumento para 3 quilowatts, o que permitirá uma cobertura mais abrangente na região sisaleira e também em cidades da Bacia do Jacuípe.

Ao Vem Ver Cidade, o diretor executivo da Estação FM, Joélcio Martins da Silva Filho, o Joelcinho, compartilhou a emoção desse momento histórico para Santaluz. "O processo de solicitação da outorga junto à Anatel, que se refere à concessão de licença para operar, teve início em 2000, há 25 anos. E, finalmente, estamos realizando o sonho de trazer a primeira rádio comercial para a cidade de Santaluz", comentou.

Joelcinho destacou a missão da rádio de oferecer uma programação diversificada, com informações e entretenimento de qualidade, e criar um espaço aberto para a comunidade. "Nossa meta é que a Estação FM 101.9 seja a voz de Santaluz. Queremos fortalecer os laços com as pessoas, valorizando nossa cultura local e oferecendo conteúdo relevante para todos", afirmou.

Informações: Rádio Estação FM
 
Membro conhecido
May
1,071
1,348
Nas duas últimas estréias de afiliadas da Rede Clube Brasil (Natal e São Domingos SC), eles anunciaram que em breve estariam chegando no estado da Bahia, porém, não falaram em qual cidade seria.
Eu também não sei em qual cidade baiana seria a chegada da Rede Clube Brasil, que aliás, deveria ter DUAS programações: uma, voltada para Brasília, o Distrito Federal e o Entorno, em 105,5 FM, e outra, voltada para todo o Brasil, em suas emissoras afiliadas e na emissora própria de Belo Horizonte.
 
Membro conhecido
May
1,071
1,348
Nas duas últimas estréias de afiliadas da Rede Clube Brasil (Natal e São Domingos SC), eles anunciaram que em breve estariam chegando no estado da Bahia, porém, não falaram em qual cidade seria.
E a Clube FM Recife poderia transmitir no mínimo um programa da Rede Clube Brasil

E os Diários Associados bem que poderia usar a antiga AM 1280 para migrar para o FM e torná-la uma emissora própria da Rede Clube Brasil, e aí, haveria uma terceira programação da Rede Clube Brasil, voltada ao Rio de Janeiro.
 
Membro conhecido
Sep
3,939
3,731
Última edição:
Membro conhecido
Sep
3,939
3,731
Galpão da Rádio Muniz FM sofre vandalismo e tentativa de furto
O galpão da Rádio Muniz FM, que abriga equipamentos e transmissores da torre de transmissão, foi alvo de vandalismo e tentativa de furto em Muniz Ferreira. A informação foi divulgada pela emissora durante um programa jornalístico transmitido ao vivo na manhã desta segunda-feira (17 de fevereiro).

Segundo o comunicado enviado ao Blog do Valente, indivíduos invadiram o terreno onde está localizada a torre e tentaram arrombar e quebrar o cadeado. No local, há um galpão onde ficam armazenados transmissores e cabos essenciais para a operação da emissora. A torre também serve de base para equipamentos da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.

Diante do ocorrido, uma queixa foi registrada na Delegacia de Polícia, e a área foi isolada para investigação da Polícia Técnica. Nenhum equipamento foi levado pelos indivíduos. Após a tentativa de furto, a direção da emissora decidiu iniciar a instalação de câmeras de segurança no local para reforçar a proteção dos equipamentos.

Fundada em 29 de março de 2015, a Muniz FM é uma rádio comunitária que atua há 10 anos com essa estrutura de transmissão. Essa foi a primeira vez que a emissora enfrentou uma tentativa de vandalismo em suas instalações.

Veja a nota

No dia de hoje foi constatado que tentaram arrombar o galpão onde fica os Equipamentos da nossa Rádio Muniz FM, quebraram o cadeado, nosso Diretor já adotando as medidas legais, registrando uma queixa na Delegacia de Polícia, que já isolamos a área para que a Polícia Técnica possa realizar a perícia na busca de impressões digitais. Já adotamos providências de colocação de câmaras de seguranças no local. Pedimos a colaboração de moradores vizinhos da torre da Rádio, caso observe pessoas suspeita no local que nos avise, já temos alguns suspeitos, mais isso vai ser identificados pela Polícia Civil. – Por Vavá Almeida

Informações: Kaylan Aníbal/Blog do Valente
 
Top