Bem, os políticos não são donos de TV abertas mas os donos de TV abertas têm todos seu viés político muito explícito - as maiores, a ABC da Disney e a CBS da Paramount são nitidamente liberais, enquanto a Fox da News Corporation tenta ser, digamos, a opção mais standardizada do público conservador depois que ele migrou em massa para os canais "caseiros" de jornalismo de extrema-direita que abocanharam muitas figuras clássicas da Fox News. Aliás, Murdoch e o Partido Republicano sempre foram eternos aliados - haja vista o apoio total e irrestrito a Bush filho. Murdoch de certa forma caiu em desgraça ao ter de vender boa parte de seu conglomerado de mídia para a Disney, levando os rednecks a fazerem a alegria de NewsMax, One America News entre outras.
A verdade é que mídia e política sempre estiveram de braços dados porque uma não sobrevive sem a outra. Por que até mesmo a China que não permite empresas não estatais em seu território tem seus 4 canais abertos e uma série de canais internacionais em várias línguas? Assim tb é a TRT de Erdoğan, que inclusive transmite até em língua curda - os curdos sempre foram um problema étnico e sempre foram muito perseguidos, até grupos como o Estado Islâmico fazerem as autoridades turcas terem mais respeito por essa importante minoria étnica.
Aliás, eu poderia falar infinitos exemplos de conglomerados de mídia diretamente atrelados a líderes políticos - da Rotana e al-'Arabiya da família real saudita ao Pervy Kanal, Sputnik e Russia Today de Putin.