A pesquisa do IBOPE é de amostragem e usa os dados da Anatel , só considera os assinantes da TV paga tradicional , não leva em conta o publico que assiste ela pelos aplicativos que incluem a assinatura da TV paga tradicional como Canais Globo , Claro TV Mais , não considera também as pessoas que fazem divisão de pontos , não considera também serviços com Zapping e outros de canais da TV por assinatura que compram pela internet , também não contam Claro TV Box , serviços pré pago , pirataria , eu assino um serviço pós pago , o OI TV Livre que também não conta .
Informação do
@Leonardo Rocha no tópico canais esportivos da TV paga , a ESPN Extra vai substituída pela ESPN 4 na AL , será que ocorrer o mesmo no Brasil .
A amostragem é divida em dois grupos: um grupo de telespectadores com Tv aberta e outro com grupo de quem tem Tv aberta e Tv por assinatura. E mesmo nesse grupo a queda é grande. As pessoas perderam o interesse.
Pirataria e divisão de pontos o IBOPE não tem controle sobre isso. O que ela registra é o que a pessoa está assistindo, independente da fonte. No entanto, a depender de quem paga o acesso ao real time, o Ibope já disponibiliza a audiência em tempo real dos canais por assinatura. A única segmentação que parece ter sido vendida e já é divulgado são o grupo de canais de notícias.
Disseram aqui sobre o PNT, sim, há essa diferença. Mas o realtime tradicional sempre mediu a audiência da OCN (outros canais) onde tá o balaio de canais que não pagam realtime e os canais por assinatura. A queda desses canais é vertiginosa, ao passo que a do streaming cresce muito mais.
Muitos fãs de Tv acham que a Globo não perdeu audiência porque as pessoas estão vendo no Globoplay, Tv box, dgo e etc, mas a audiência tá sendo medida do mesmo jeito. O que registra é o que tá passando na tela.
Tv aberta e canais pagos transmitidos em streamings não estão fora da medição tradicional. Só muda se vc assistir ao conteúdo desses canais on demand, não linear. A diferença é Tv linear via Tv aberta, tv por assinatura ou OTT. O canal em si, onde o ibope capta o som é o mesmo.
A pedra no sapato das TVs tem dois nomes: YouTube e Netflix, os demais streamings ainda são residuais. Exceto em grandes eventos esportivos,
BBB e séries muito populares da HBO no horário de estreia.