O que posso falar sobre isso é o seguinte.
Que eles (Globo) não estavam sabendo implementar é um ponto plausível. Concorda comigo que transmitir AO VIVO em HDR é bem diferente que um conteúdo altamente controlável como streaming no qual você pode fazer um color grading SDR e HDR separados, aí o perfil carrega de acordo com a televisão que você tem?
O que a Globo errou é ter transmitido com o padrão HDR Rec 2100 PQ. Neste o pico máximo de brilho é fixo (geralmente 1000 nits). Se a TV da pessoa em casa não alcançar esse pico, tudo vai ficar escuro nesta tv. Este padrão é usado em filmes e ambientes controlados.
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O que é usado lá fora para transmissões ao vivo é o padrão
Rec 2100 HLG, cujo brilho máximo depende do brilho máximo da sua TV. Pode não ser o melhor HDR, porém a sua vantagem é a retrocompatibilidade tanto para telas SDR quanto para telas HDR de entrada que não conseguem alcançar 1000 nits.
Agora o segundo ponto. Na época que transmitiam assim tive ambas as experiências em duas tvs.
TV 4K de entrada: Ficava exatamente como você mencionou acima
TV 4K Oled: Imagens HDR ficavam bem vibrantes e coloridas. Quando ia pro comercial ou voltava para o SDR, ficava escuro, até porque o pico de brilho em SDR é bem menor do que minha tv pode suportar.
O povo descobriu que a maioria das tvs de entrada vendido aqui não tem HDR decente. Nesta outra TV acontecia com streaming também. Volta e meia tem reclamação nas redes sociais que os filmes hoje em dia tá tudo escuro. Tinha uma série no Star+ que acompanhei na tv antiga de entrada que as cores ficavam tudo lavada e sombria. Quando acompanhei a mesma série na OLED, "magicamente tudo se resolveu".
O que recomendo pra quem tem tv de entrada é desabilitar o HDR caso seja possível porque elas não exibem boas imagens com essa tecnologia.
Lá fora a BBC utiliza esse padrão HLG que mencionei.
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A Fox dos Estados Unidos também (inclusive lá eles transmitem em 1080p com HDR no streaming do Fox Sports 4K). A Sky Sports que transmite a F1 lá fora adotou o HDR em 2022 utilizando esse mesmo padão HLG (Até porque o evento tem cameras 4K nativas com cameras 1080p misturadas).
A Globo transmitiu todos os eventos até 2022 assim com a tecnologia. Passaram cinco anos em testes. Nâo é possível que ninguém tenha notado. É a tecnologia que trás as cores vibrantes das imagens 4K. Sem ela, se a pessoa ficar mais do que 2m da televisão, ela vai pensar que a transmissão tá em HD. Por isso que vejo aqui no forum comentários ... "4k que parece full HD". Claro, o cara tá longe da tv, ele não vai conseguir notar os detalhes a mais.
Com o Atmos, toda semana dá pau, muito poucas pessoas possui a tecnologia mesmo porque é necessário um receiver dedicado ou uma soundbar e mesmo assim eles estão tentando transmitir. Só que agora foram inteligentes de criar um segundo canal de áudio porque uma faixa em atmos no auto falante integrado da TV, o som vai ficar muito baixo. Inclusive até no Globoplay tão fornecendo a tecnologia (foto abaixo).
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Entendo perfeitamente a frustração dessa galera, ou "carência" como disse a outra pessoa acima. Claro, a pessoa pagou mais de
5 salários mínimos no receiver (seja 5.1.2 ou 9.1.4) e ela não consegue usufruir. Pra pessoa usufruir em filmes, precisa aprender inglês porque só no som original possui o Atmos na maioria dos conteúdos no streaming.